Análise do sangue e sorojchi: preparo do Palmeiras para correr na altitude

25/4/2024 19:08

Análise do sangue e sorojchi: preparo do Palmeiras para correr na altitude

Análise do sangue e sorojchi: preparo do Palmeiras para correr na altitude

Na última quarta-feira (25), o Palmeiras conseguiu uma vitória heróica de virada por 3 a 2 sobre o Independiente del Valle , após sair perdendo por 2 a 0 da equipe equatoriana, pela CONMEBOL Libertadores . Além de um rival qualificado, o Verdão enfrentou outro "adversário": a altitude de 2.850m da grande Quito, que é sempre um fator complicador em jogos pela competição sul-americana.

Para minimizar os efeitos do ar rarefeito, o Alviverde começou a se planejar para a partida com grande antecedência, realizando uma preparação especial através do NSP (Núcleo de Saúde e Performance) do clube. Uma das medidas foi fazer um monitoramento bioquímico e hematológico do sangue dos atletas, para checar se eles estavam com as medidas adequadas para um jogo na altitude ou se precisavam de correções, principalmente no sistema de transporte de oxigênio.

"Fizemos essa análise anterior, porque essa é uma questão que, através de hemácias e ferro, a gente consegue fazer os ajustes necessários nessa questão", explica Daniel Gonçalves , coordenador no NSP. Em seguida, a equipe realizou a identificação dos jogadores que estavam mais fadigados do empate com o Flamengo , no último final de semana, pelo Campeonato Brasileiro , de forma a ajudar a comissão de Abel Ferreira na hora de planejar o time.

Na sequência, o time se planejou para viajar ao Equador dois dias antes da partida, o que permitiu a realização de dois treinos em Quito, na estrutura da LDU . Para Gonçalves, isso foi essencial para a adaptação dos atletas tanto às condições de privação de oxigênio quanto no trato com a bola.

Já na capital equatoriana, o NSP seguiu monitorando os atletas que mais sofrem com o Sorojchi , o famoso "mal de altura", que causa incômodos como dor de cabeça e náusea em locais de altitude elevada. "Foram feitas correções à base de medicamentos, além da identificação daqueles que mais se adaptam negativamente através da oximetria. Na hora do jogo, ainda usamos o recurso dos vasodilatadores", salientou.

Com isso, atletas veteranos do elenco, como o lateral Marcos Rocha e o zagueiro Gustavo Gómez , conseguiram permanecer em campo durante os 90 minutos. Além deles, os volantes Richard Ríos e Aníbal Moreno , que foram dois dos atletas que mais correram em campo, terminaram a partida "inteiros", sem sentir tanto os efeitos da altura. Isso, combinado ao "batalhão" de jovens que Abel lançou na parte final ( Luís Guilherme , Estêvão , Vanderlan , Lázaro e Flaco López ) foram vistos no clube como fatores preponderantes para permitir a busca da virada até os acréscimos do 2º tempo.

Próximos jogos do Palmeiras: São Paulo (F) - 29/04, 20h (de Brasília) - Brasileirão Botafogo-SP (C) - 05/05, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil Cuiabá (F) - 05/05, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão



VEJA TAMBÉM
- Palmeiras finaliza preparação e define escalação para enfrentar o Cuiabá no Brasileirão.
- Palmeiras Recebe Reforço de Poupados em Treino Pós Vitória na Copa do Brasil
- Abel Ferreira tem nove jogos para realizar sonho da torcida palmeirense





762 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras