Santos e Palmeiras foram surpreendidos pela aplicação tática dos adversários na Libertadores

18/3/2017 17:26

Santos e Palmeiras foram surpreendidos pela aplicação tática dos adversários na Libertadores

Santos e Palmeiras foram surpreendidos pela aplicação tática dos adversários na Libertadores

Santos e Palmeiras, os dois representantes paulistas na disputa da Taça Libertadores da América de 2017, venceram os confrontos da segunda rodada jogando, respectivamente, contra os times bolivianos The Strongest e o Jorge Wilstermann. Mas, tiveram dificuldades para construir o placar, pois foram surpreendidos pela aplicação tática destas equipes.



Historicamente, em termos de qualidade técnica de futebol, os times dos menores centros da América do Sul, não representavam grandes problemas para os times brasileiros. Por isso, acredito que tanto a equipe técnica santista como a palmeirense não esperavam enfrentar times tão organizados e aplicados taticamente.



Os dois times bolivianos entraram em campo com o firme proposito de colocar o adversário em dificuldades, apesar de terem adotado práticas diferentes. O The Strongest contra o Santos apresentou esquema mais ofensivo, enquanto o Jorge Wilstermann ficou na defensiva para jogar no erro do Palmeiras.



Essa postura não é novidade, porque os times bolivianos tinham que diminuir de alguma forma a diferença de qualidade técnica. Mas, o mais preocupante é que os times brasileiros aceitaram passivamente a estratégia dos adversários e tiveram muitas dificuldades para alterar o ritmo de jogo.



A meu ver, houve um falso domínio das equipes brasileiras, pois apesar de terem volume de jogo, não conseguiram traduzi-lo em chances reais de gol. Faltou a capacidade de improvisação, como por exemplo, chutes de longa distância para testar o goleiro adversário ou dribles mais ousados para quebrar a marcação.



Desta vez, o aspecto coletivo foi mais utilizado do que a individualidade técnica. Tanto Lucas Lima quanto Dudu ficaram encaixotados na marcação adversária e não tiveram o brilho esperado.



Como Santos e Palmeiras ainda não conseguiram atingir o equilíbrio entre coletivo e utilização de qualidade técnica individual, não houve a efetivação das chances criadas, deixando o placar magro e perigoso. Faltou objetividade para as equipes paulistas.



As vitórias sem dúvida são importantes em termos de classificação, mas fica também o aprendizado de que as equipes bolivianas estão evoluindo taticamente e que é necessário manter a malemolência que caracteriza o futebol brasileiro.



Faltou tentar surpreender o adversário com jogadas rápidas e inteligentes. Na maior parte do tempo, as atuações de Santos e Palmeiras ficaram engessadas, com o marasmo mantido pela dificuldade de criação.



O que mais preocupa é que esta burocracia dentro de campo está se tornando crônica em nossos times, tanto em jogos internos como em competições internacionais. Diferentemente do futebol europeu, os times brasileiros parecem focar somente na conquista dos resultados, deixando para segundo plano a qualidade do futebol apresentado.



A supervalorização da tática e do aspecto físico do jogador parece estar tirando o espaço para a improvisação, que é necessária em alguns casos. Este equilíbrio é vital para que o jogo se torne um espetáculo interessante e dinâmico. Sem ele, o jogo perde seu potencial de ser atrativo e emocionante para o torcedor.



VEJA TAMBÉM
- Rony marca gol após jejum de 11 jogos pelo Palmeiras contra Botafogo-SP.
- Abel solicita permanência de Estêvão no clube até 2027: impressões surpreendentes.
- CbF divulga áudio do VAR em decisão de gol anulado do Palmeiras.





10836 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras