Não faz mais sentido o marcado gol fora de casa ser usado para o desempate

2/6/2017 17:52

Não faz mais sentido o marcado gol fora de casa ser usado para o desempate

Não faz mais sentido o marcado gol fora de casa ser usado para o desempate

"O gol fora de casa vale dobrado." Nos anos 1970 e 80 essa frase era muito usada pelos jornalistas brasileiros para explicar como funcionava o critério em que o número de gols marcados como visitante define o time classificado, em confrontos de “mata-mata”, depois de acontecer o empate no número de pontos e no saldo de gols. Depois da criação da Copa do Brasil, no final da década de 1980, o critério se tornou familiar por aqui.



O problema é que, como disse no título, esse critério não faz mais sentido. Quando ele foi criado, em 1965, o futebol era bem diferente. Há mais de 50 anos jogar fora era uma epopeia e vitórias longe de casa eram consideradas façanhas, principalmente em competições internacionais. Os deslocamentos e viagens eram muito mais desgastantes, principalmente em uma época em que o preparação física dos atletas não era tão intensa como a de hoje em dia. A equipe visitante já entrava em campo em desvantagem física.



Também não havia o intercambio que existe hoje, inclusive de jogadores. Atualmente, todos os adversários se conhecem bem e as dificuldades que aconteciam no passado diminuíram muito. Por exemplo, os campos e os gramados nos principais torneios são padronizados. As viagens não desgastam tanto, pois não um número grande de escalas nos voos e existe todo tipo de cuidados especiais durante a viagem da delegação. A pressão da torcida adversária continua, mas jogar como visitante está longe de ser considerada uma batalha impossível de ser vencida. Hoje, há clubes que preferem atuar esperando o adversário tanto jogando em casa ou como visitante.





Também é preciso lembrar que a preocupação de não tomar um gol em casa, muda totalmente o andamento dos jogos, principalmente a primeira partida de um confronto. Mesmo jogando em casa, o time mandante fica muito cauteloso e arrisca muito pouco. Com o chamado “gol qualificado” é muito melhor segurar o placar de 1 a 0 do que procurar ampliar o placar e correr o risco de sofrer um gol.



O critério do gol fora também transforma vários segundos jogos de um “mata-mata” em amistosos, depois de apenas um gol do visitante. Por exemplo, se uma equipe perdeu o primeiro jogo por 3 a 0, se ela tomar apenas um gol terá que fazer cinco para se classificar. Se ela abre 2 a 0 no início do jogo – ficando perto do sonho da classificação - e toma um, toda a vantagem que ela construiu termina e ainda serão mais três tentos para eliminar o adversário.



Também como é possível determinar qual time é melhor quando há uma série que em temos um empate por 0 a 0 e outro por 1 a 1? O fato de um time fazer um gol fora de casa a torna melhor do que seu rival?



Se é preciso um critério desempate, até para que não a maioria dos confrontos não terminem em decisões por pênaltis, faço uma sugestão.



Caso cada equipe vença um jogo pela mesma diferença de gols, o classificado seria a equipe que marcou mais tentos para conseguir sua vitória. Ou seja, em caso da primeira partida terminar 1 a 0 para o time A e o placar do segundo jogo mostrar 2 a 1 para a equipe B, ficaria com a vaga o clube B por ter marcado dois gols para vencer. Em caso de dois empates, aí não haveria jeito, a classificação seria decidida dos pênaltis.



No futebol, um gol não vale mais por ter sido bonito e não há na regra uma situação em que tento possa valer mais do que um ponto no placar. Por tudo isso, não há sentido um gol fora de casa valer mais em jogos eliminatórios – principalmente nos dias de hoje.



VEJA TAMBÉM
- Endrick fala sobre transferência para o Real Madrid e metas pessoais definidas.
- Abel transforma carreira de Endrick no Palmeiras com conselho decisivo: "Inesquecível e motivador
- Palmeiras retorna ao palco da última conquista da Libertadores para enfrentar Liverpool-URU.





10230 visitas - Fonte: GloboEsporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Matéria de típico gambá morrendo de dor de cotovelo!

matéria de gambá só pq o palmeiras se classificou com gol qualificado .
chupa gambá continua secando que tá dando certo kkkk

acho muito certo o gol fora valer mais.porque o visitante vai pro jogo e cd minuto è sofrido

Artigo sem pé nem cabeça. A única vantagem se não fosse da forma que é, as melhores equipes como é o Palmeiras, pegaria um time de segunda divisão como é o internavional, tetonaria logo em jogando em casa e jamais teriamos a expectativa que paira neste modelo que hoje vigora na copa do Brasil. Então seu retardado, vai catar coquinho... assim, um comentario desse jeito, por um cstador de coquinho, poderia ser levado mais a sério.

palmeiras e horivel todos os jogadores sao bons so nao jogam no palmeiras se sairem pra outros time jogam muito

isso ja foi feito pro visitante sair pro jogo.
quando o time é. bom ganha as duas.

Gol fora obriga o time visitante atacar e deixa o jogo muito mais emocionante

foi so o palmeira ser beneficiado q ja tao xiando .de um juis fílha da puta q quaze eliminou opalmeiras ninguem fala . vao toma nocu .

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTE DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAP 11949348549

estão bravo por que meu verdão se classificou né seus recalculado

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTE DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Libertadores

Qui - 19:00 - Centenario -
X
Liverpool Montevideo
Palmeiras

Brasileiro

Dom - 18:30 - Arena Pantanal
0 X 2
Cuiaba
Palmeiras