CBF incluirá no regulamento de 2018 biometria para setor de organizadas

27/10/2017 13:17

CBF incluirá no regulamento de 2018 biometria para setor de organizadas

Dispositivo será implantado para coibir violência nos estádios e facilitar punição

CBF incluirá no regulamento de 2018 biometria para setor de organizadas

O Regulamento Geral de Competições de 2018 terá um novo artigo que tem como propósito coibir ações de violência nos estádio e facilitar a identificação de quem eventualmente "fugir da linha" durante as partidas. O dispositivo determinará que os clubes determinem um local fixo para o posicionamento das torcidas organizadas e que esse espaço tenha controle biométrico no acesso.







A formatação desse artigo teve envolvimento de integrantes do STJD e também chegou à mesa da CBF a partir da demanda de órgãos públicos. O regulamento costumeiramente é publicado em dezembro.



- Customizamos um artigo para o regulamento geral do ano que vem que é justamente a identificação biométrica das áreas em que a organizada vai ser localizada. Conseguimos chegar a esse artigo para que todos os mandantes determinem a área reservada para a organizada, como Corinthians e Palmeiras já fazem, por exemplo. Esse local específico vai ser controlado - disse o procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua, que acrescentou:



- Para a Justiça Desportiva, reconhecer o infrator não tem tanta efetividade no ponto de vista desportivo, mas o poder público entende que vai trazer um benefício enorme para a segurança pública. Vai ser muito mais fácil a identificação de eventuais infratores. Reconhecer todos os participantes não é o objetivo maior, o objetivo é atacar o núcleo do problema, as torcidas organizadas.



Mas por que não estender a biometria para todo o estádio?



- Seria, em princípio, algo muito complexo, poderia trazer mais problema do que solução - explicou Bevilacqua, indicando a precaução em relação a obstáculos técnicos para o primeiro momento de aplicação da norma.



Mesmo com a brecha para que "brigões" entrem em outros setores do estádio, o entendimento é que a chance de confusão com esse "isolamento" é muito menor.



- Se você estiver em um setor fora do aglomerado da organizada, é muito mais fácil que eventual confusão seja identificada - emendou o procurador-geral do STJD, que participa nesta sexta-feira de um seminário sobre violência.



Atualmente, há biometria na Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR, e também um projeto em andamento na Arena do Grêmio.



VEJA TAMBÉM
- GABRIEL JESUS PARA O MUNDIAL? Diretoria Alviverde de olho em provável saída do atacante do Arsenal
- Chelsea prepara oferta milionária por Estêvão, promessa do Palmeiras.
- Palmeiras busca penta na Copa do Brasil de olho em mais de R$ 90 milhões





2802 visitas - Fonte: LANCE!

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras