Derby coincide com aniversário de goleada palestrina sobre Corinthians

5/11/2017 11:42

Derby coincide com aniversário de goleada palestrina sobre Corinthians

Derby coincide com aniversário de goleada palestrina sobre Corinthians

Gabardo, Pellicciari e Lara disputaram Derby. No detalhe, capa do jornal A Gazeta. (Foto: Acervo/Gazeta Press)



Com ares de decisão, Palmeiras e Corinthians duelam na arena de Itaquera a partir das 17 horas (de Brasília) deste domingo, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Coincidentemente, há exatos 84 anos, o Palestra Itália aplicou a maior goleada da história do Derby ao ganhar do arquirrival por 8 a 0.







Os efeitos do resultado atestam a dimensão da partida disputada no dia 5 de novembro de 1933. Ainda que os clubes fossem jovens, a rivalidade já era acirrada, a ponto de a derrota pelo Campeonato Paulista ter provocado a renúncia de Alfredo Schurig, então presidente alvinegro.



Romeu Pellicciari, um dos grandes ídolos palestrinos, comandou o triunfo de maneira impiedosa ao anotar metade dos gols do time da casa no Parque Antárctica, enquanto Imparato contribuiu com três tentos e Gabardo anotou mais um. A derrota é, até hoje, a maior da história corintiana.



“Uma grande tarde de Romeu”, estampou o suplemento esportivo do jornal A Gazeta em sua edição de 6 de novembro de 1933. “Toda a classe e superioridade do alviverde traduziram-se em tentos frente a um Corinthians frágil e tímido, o que constituiu uma contagem recorde para o clássico encontro”, noticiou o periódico.





Pellicciari disputou Copa do Mundo 1938 pela Seleção Brasileira (Foto: Acervo/Gazeta Press)



De acordo com o jornal, o placar poderia ter sido ainda mais dilatado. “Todos foram a campo certos da victoria do Palestra, prevendo mesmo uma contagem grave. Contudo, a decepção corinthiana foi muito além. O quadro bancou a ovelha… E os oito tentos podiam ser mais… É esta a dolorosa verdade”, opinou o periódico, na grafia da época.



Apesar da goleada, o clássico apitado por Haroldo Dias da Mota transcorreu de maneira cavalheiresca. “Uma partida rica de disciplina”, precisou A Gazeta. O jornal falou em uma “exhibição academica” do Palestra Itália e descreveu Romeu Pelliciari como “o cérebro da turma, um realizador excepcional”.



Para os corintianos, o dia seguinte foi marcado por intensos protestos. Houve a distribuição de um “manifesto, com dizeres extremistas, concitando os associados a irem à noite na sede para depor a directoria”, o que levou o clube a chamar a polícia. Pressionado, Alfredo Schurig, nome que batiza a Fazendinha, anunciou o “pedido de demissão colectiva” de sua chapa.



“Com o seu mais infeliz fracasso technico numa partida de futebol, o Corinthians foi abalado pelo maior choque interno de toda a sua carreira. Jamais se registrou em clube nosso uma agitação tão intensa, a ponto de os descontentes tentarem assaltar e empastelar a sede social”, noticiou A Gazeta no dia 8 de novembro.



Antes de deixar o comando do clube de maneira oficial, os dirigentes, cobrados pela torcida, publicaram um longo comunicado no periódico com o seguinte título: “A directoria do Sport Club Corinthians Paulista aos seus sócios e ao público esportivo de S. Paulo”.



“Deixando na data de hoje os destinos do Corinthians em outras mãos, formulamos os nossos mais ardentes votos para que consigam levar avante a tarefa gigantesca na sua administração. Recolhemo-nos hoje à tranquilidade dos nossos lares”, anunciaram os diretores, “tranquilos e de consciências satisfeitas”.



Alheio ao drama rival, o Palestra Itália bateu o São Paulo no jogo seguinte e ganhou o Campeonato Paulista 1933, o primeiro da era profissional. De quebra, ainda foi campeão do Torneio Rio-São Paulo. Oitenta e quatro anos depois, o Palmeiras tem a chance de, diante do arquirrival, entrar na briga pelo título brasileiro.



*Texto originalmente publicado no dia 05/11/2013 (com adaptações)







11259 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

que nada...vamos golear novamente

Caros amigos torcedores do Campeão Brasileiro de 2016.
Hoje não precisa golear.
Basta vencer.
Avanti Palmeiras !!!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 11:00 - Heriberto Hülse -
X
Criciuma
Palmeiras

Libertadores

Qua - 21:30 - Allianz Parque
2 X 1
Palmeiras
Independiente Del Valle