Mudança de rota no futebol brasileiro? L! debate sobre aposta em técnicos mais jovens

8/11/2017 16:06

Mudança de rota no futebol brasileiro? L! debate sobre aposta em técnicos mais jovens

Especialista e treinadores trazem seus pontos de vista sobre a valorização de interinos ou ex-interinos em detrimento de nomes de ponta como comandantes de clubes na Série A

Mudança de rota no futebol brasileiro? L! debate sobre aposta em técnicos mais jovens

Fábio Carille, Alberto Valentim, Elano e Jair Ventura: lista de interinos que foram efetivados chama atenção no futebol nacional

(Foto: Lance!)




O Campeonato Brasileiro ainda aguarda por suas últimas emoções. Porém, esta edição já traz uma curiosa marca para o mercado dos treinadores: sete dos 20 clubes são comandados por interinos ou antigos interinos.



A começar pelo atual líder Corinthians, que depositou suas fichas em Fábio Carille desde o início de temporada, foi campeão paulista e pode terminar a temporada com o Brasileirão nas mãos. Já outros clubes do estado recorreram à "solução caseira" após duas demissões no ano.



O ex-jogador Elano comandará o Santos, que viu os medalhões Dorival Júnior e Levir Culpi decepcionarem na Vila Belmiro. Já no Palmeiras, caberá a Alberto Valentim aprumar o Palmeiras da forma que Eduardo Baptista e Cuca não conseguiram.



A zona de classificação para a Copa Libertadores ainda traz outro nome: Jair Ventura, que tornou-se técnico do Botafogo após a saída de Ricardo Gomes, está no clube desde agosto de 2016. O Sport promoveu a técnico Daniel Paulista, após as passagens frustrantes de Ney Franco e do badalado Vanderlei Luxemburgo. Enquanto isto, o Atlético-GO tenta com João Paulo Sanches fazer uma reta final redentora, depois das passagens mal-sucedidas no Brasileiro com Marcelo Cabo e Doriva.



FALTA DE CONVICÇÃO, MUDANÇA NATURAL...: OPINIÕES DIVERGEM



Este cenário trouxe vários pontos de vista entre especialistas e treinadores. Blogueiro do LANCE!, Fabio Chiorino apontou que a "aposta", muitas vezes, surge por acaso:



- Nem sempre os clubes recorrem aos interinos por convicção. O caso mais emblemático talvez seja o do próprio Fábio Carille, que acabou sendo efetivado após as tentativas do Corinthians por um novo técnico não surtirem efeito. Jair Ventura e um bom exemplo de como um treinador que está começando o trabalho pode se sair bem tendo o respaldo absoluto da diretoria. É o que acontece há dois anos no Botafogo, que consegue resultados bem satisfatórios, tendo em vista suas limitações de elenco e dificuldades financeiras.



Chiorino vê alguns técnicos ficando para trás no momento:



- Os medalhões estão ficando para trás por culpa deles próprios, já que a maioria simplesmente se recusa a buscar novos aprendizados na profissão e simplesmente repetem fórmulas que já não surtem o mesmo efeito no futebol de hoje. Além disso, ainda tem a questão técnica. Poucos clubes são capazes de formarem times realmente competitivos para a temporada, então não justifica mais salários absurdos para técnicos que naturalmente terão seu trabalho limitado pela falta de evolução tática ou pela limitação natural do futebol que se disputa por aqui. E ai os jovens treinadores e os interinos passaram a ocupar este espaço diante do novo contexto.



Zico vê com bons olhos esta "nova geração":



- Tudo é válido, principalmente quanto os resultados aparecem. Tivemos uma supervalorização de técnicos, e isto agora deve estar pesando para os clubes. Deu margem para o surgimento de uma nova geração de treinadores - afirmou, ao L!.



Aos olhos de Evaristo de Macedo, a renovação é "natural", e os próprios medalhões deveriam ficar atentos ao novo panorama do futebol nacional:



- Isto é normal, no futebol existe uma renovação sempre. Os treinadores mais antigos já tiveram seus momentos, e creio que poderiam ter outra ocupação em vez de ainda ficar à beira do campo. Em especial, porque estamos em um momento em que o futebol brasileiro não investe nos treinadores na mesma forma do que os clubes europeus - afirmou, ao LANCE!.



Porém, Evaristo deixa um alerta aos interinos e ex-interinos que começaram a ficar em voga no mercado:



- Mesmo com uma renovação maior, que dá espaço a técnicos que foram lá para fora, não acredito em uma evolução no futebol brasileiro. Os técnicos vão entrar no mercado onde o que vale é ganhar. Você não é julgado pelo que seu trabalho vale, e sim pelos resultados.



VEJA TAMBÉM
- Rony marca gol após jejum de 11 jogos pelo Palmeiras contra Botafogo-SP.
- Abel solicita permanência de Estêvão no clube até 2027: impressões surpreendentes.
- CbF divulga áudio do VAR em decisão de gol anulado do Palmeiras.





3225 visitas - Fonte: LanceNet

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

parabéns Evaristo lúcido como sempre nosso futebol perdei as caracteristicas.Hoje o importante é não perder taticas de empate ou ganhar de meio a zero o q imoorta é ganhar inflizmente de a muito o futebol ficou chato sem empolgação.

os dois melhores técnico hoje no Brasil são. JAIR VENTURA, E JOSE RICARDO...veja os times que eles comandam, que craques tem, onde estão na tabela!!! na mão destes medalhões por aí, estes times estariam no Z4...com uma curiosidade. os dois tem estilos completamente diferente!!! Quem é do meio vê!!!

É a renovação, mas no final os cartolas sempre preferem os técnicos mais experientes. Um dia a mentalidade vai mudar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras