Estrangeiros da Série A: maioria argentina e paraguaios campeões

16/12/2017 10:01

Estrangeiros da Série A: maioria argentina e paraguaios campeões

Número chega a 68 no Brasileirão, um recorde: colombianos e equatorianos aparecem com destaque e há também um alemão, Baumjohann, do Coritiba

Estrangeiros da Série A: maioria argentina e paraguaios campeões

O número de estrangeiros que entrou em campo no Brasileirão bateu recorde mais uma vez. Dos 66 em 2016, pulou para 68 em 2017, marca jamais alcançada. E os argentinos, mais uma vez, são maioria na turma com larga vantagem: ao todo são 23 atletas, com destaque para Lucas Pratto, do São Paulo, Joel Carli, do Botafogo e Kannemann, do Grêmio, que disputa neste sábado a final do Mundial de Clubes contra o Real Madrid.







A maioria absoluta desses argentinos são meias: dos 23 jogadores nascidos por lá, 12 jogam na posição, incluindo nomes como Lucho González, Conca e Montillo. Cinco são atacantes, três são zagueiros, dois volantes (ambos no Cruzeiro, Lucas Romero e Ariel Cabral) e um lateral, o são-paulino Buffarini.



Em relação à origem desses jogadores, a grande maioria vem de clubes da primeira divisão. Entre os argentinos, o Vélez Sarsfield é quem mais forma jogadores para a Série A, com quatro no total: Allione, do Bahia, Canteros, da Chapecoense, Ariel Cabral e Lucas Romero, do Cruzeiro. Dois meias e dois volantes, respectivamente.



Em segundo lugar, novamente vem a Colômbia, com 13 nomes e alguns jogadores de destaque, como Mina, do Palmeiras, Cuéllar e Berrío, do Flamengo, Copete, do Santos, Stiven Mendoza, do Bahia, e Santiago Tréllez, do Vitória. Há também um perfil padrão entre os colombianos: sete deles atuam pelos lados do campo como atacantes e se destacam por uma combinação de força e velocidade.



O Equador é a grande novidade dos últimos anos no futebol brasileiro, e superou países mais tradicionais, como Uruguai, Paraguai e Chile, com nove representantes, em posições variadas: três zagueiros (Erazo, Arboleda e Luis Caicedo), cinco meio-campistas (dois volantes e três meias) e um atacante.



Chile, Paraguai e Peru são representados por quatro jogadores, cada um. Entre os paraguaios, estão Balbuena e Romeros, titulares do campeão brasileiro Corinthians e presenças constantes na seleção paraguaia. Entre os peruanos, dois são candidatos a disputar a Copa do Mundo: Trauco, do Flamengo, e Cueva, do São Paulo. O também rubro-negro Guerrero, capitão da seleção nacional, foi suspenso recentemente pela Fifa por um ano e está, no momento, fora do Mundial.



Uruguai e Venezuela têm três representantes, sendo que nos venezuelanos é possível encontrar um certo padrão: meia, de baixa estatura e com ótima batida na bola. Nessa descrição simples, se encaixam Guerra, do Palmeiras, Otero, do Atlético-MG, e Seijas, da Chapecoense. Há também um camaronês (Joel, que jogou pelo Avaí), um boliviano (Luis Ali, da Ponte Preta) e um alemão, Baumjohann, do Coritiba. Junto com Kazim, inglês/turco do Corinthians, ele forma a dupla de europeus natos do Brasileirão, "reforçada" pelo croata Eduardo da Silva, que nasceu no Brasil e se naturalizou.



POR PEDRO VENANCIO



VEJA TAMBÉM
- BRILHANDO NA ITÁLIA! Nova contratado do Palmeiras, Felipe Anderson faz partidaça no italiano
- Dono do Botafogo questiona incoerência de Leila do Palmeiras sobre manipulação
- Indefinição sobre Joia do Palmeiras gera sondagens e possíveis mudanças no destino





4017 visitas - Fonte: Na Base da Bola/Globo

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras