Santos x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

19/7/2018 08:00

Santos x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Santos x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Imagem do primeiro Clássico da Saudade na história, em 1942, no Pacaembu. (Acervo Histórico SE Palmeiras/Divulgação)



Santos x Palmeiras

Competição: Campeonato Brasileiro – 13ª rodada

Data e horário:19/07/2018 – 20h

Estádio: Pacaembu

Transmissão: Premiere

Suspensos: Jailson, Luan, Dudu (expulsos contra o Flamengo) e Moisés (terceiro cartão amarelo);

Pendurados: Dudu, Lucas Lima e Willian







O Palmeiras encerrou na tarde desta quarta-feira (18), na Academia de Futebol, a preparação para o duelo com o Santos, na quinta (19), às 20h, no estádio do Pacaembu, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.



O técnico Roger Machado comandou uma atividade tática. Na sequência, foi colocada em prática uma movimentação recreativa. Por fim, alguns atletas aprimoraram cobranças de faltas e pênaltis.







O Verdão é o atual sexto colocado do torneio nacional, com 19 pontos.



Embalado após três vitórias em partidas amistosas durante o período de intertemporada – 2 a 0 sobre Árabe Unido, do Panamá, e Independiente Medellín, da Colômbia, e 6 a 0 diante da Liga Alajuelense, da Costa Rica –, o Alviverde encara o Santos em busca de sua sexta vitória na edição 2018 do Campeonato Brasileiro.



Uma das novidades da equipe pode ser o meio-campista Gustavo Scarpa. O atleta retornou ao clube, participou dos três amistosos disputados na América Central e, se atuar, voltará a disputar uma partida válida por um campeonato oficial após mais de quatro meses – o último embate foi ante o Ituano, pelo Campeonato Paulista, dia 11 de março, quando marcou dois gols.



Com a suspensão do goleiro Jailson, outro que pode ganhar chance é Weverton. Contratado no início do ano pelo Maior Campeão do Brasil, o arqueiro de 30 anos pode fazer seu sexto jogo com o manto alviverde e, até aqui, não foi vazado. Portanto, caso jogue contra o Santos e não sofra nenhum gol, o camisa 21 irá alcançar um feito inédito na história do Verdão, pois, até hoje, nenhum arqueiro palmeirense permaneceu por tantos jogos seguidos sem ser vazado a considerar da estreia. Até hoje, além de Weverton, apenas Picasso (em 1963) e Ivã (entre 1979 e 1980) passaram em branco no quesito "gols sofridos" nos primeiros cinco jogos a partir de seus respectivos debutes.



Recém-contratado, Nico Freire, zagueiro argentino que estava atuando no Zwolle, da Holanda, tem chance de aparecer entre os relacionados de Roger Machado para encarar o Santos. O jovem Vitinho, oriundo das categorias de base e que estava emprestado para o Barcelona, retornou e também pode ser utilizado normalmente pelo comandante alviverde. Ele soma nove partidas e um gol.



Já o meio-campista Jean, campeão brasileiro em 2016 pelo clube, pode alcançar a marca de 100 confrontos com o manto alviverde nesta quinta-feira (19), contra o Santos. Ele já entrou em campo 99 vezes, sendo 53 em 2016, 41 em 2017 e cinco nesta temporada. Do atual elenco, apenas Fernando Prass, Dudu e Thiago Santos já ultrapassaram a barreira dos 100 confrontos pelo Verdão.



VISITANTE INDIGESTO



Cenário atual: as três vitórias do Palmeiras nos amistosos disputados no Panamá e Costa Rica fizeram com que o time alviverde melhorasse ainda mais seu ótimo retrospecto jogando fora de seus domínios na temporada de 2018: foram 22 jogos disputados até agora, com 16 vitórias, três empates e apenas três derrotas, com 41 gols marcados contra dez sofridos. Ao todo são, portanto, 77% de aproveitamento fora de casa.



Ponto alto na temporada: vale lembrar que, ainda neste ano, o Verdão chegou a ter incríveis 84,4% de aproveitamento dos pontos conquistados como visitante na temporada, superando fronteiras e figurando, desta forma, na 3ª colocação dentre as 18 principais ligas profissionais de futebol do mundo – à época, atrás apenas do Bayern de Munique-ALE (que tinha 86,1%) e Juventus-ITA (com 88,9% no período).



Principais feitos fora de casa em 2018: o Palmeiras venceu todos os jogos da Libertadores que disputou como visitante, dentre eles, o Boca Juniors, em plena La Bombonera, pelo placar de 2 a 0. Além disso, já havia vencido o rival Corinthians por 1 a 0 na arena do adversário, pelo Paulista, e, mais tarde, ainda iria superar o Grêmio na casa do time gaúcho, onde o clube tricolor estava invicto havia 15 jogos, em um total de quatro meses.



3º MELHOR ATAQUE DO BRASILEIRO



O Maior Campeão do Brasil inicia a 13ª rodada com o terceiro melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 18 gols, ao lado do São Paulo. Ambos só ficam atrás de Flamengo (21) e Atlético-MG (24). Vale lembrar que o time de Roger Machado figura na 5ª posição dentre os times que mais finalizam no Campeonato Brasileiro, com 59 chutes a gol (atrás apenas de Sport e Flamengo, ambos com 65, Bahia, com 71, e Atlético-MG, com 87).



2º MELHOR SALDO DE GOLS DO BRASILEIRO



O Palmeiras marcou 18 gols e sofreu 11 até o início da 13ª rodada e, portanto, possui sete gols de saldo. Este número faz do Alviverde o vice-líder no quesito, ao lado de Atlético-MG, São Paulo e Internacional. A frente de todos estes, está apenas o Flamengo, com 14.



TOP 5 EM DESARMES NO BRASILEIRO



O time de Roger Machado interceptou seus adversários por 212 vezes, número que coloca a equipe palestrina na 4ª posição da lista de times que mais desarmaram no Brasileiro. São Paulo (220), Internacional (226) e Flamengo (239) são os únicos clubes que estão à frente do Verdão neste quesito. Os dados são do Footstats.



WILLIAN: MAIS JOGOS NO ANO



Após a intertemporada devido a pausa da Copa do Mundo, o atacante Willian chegou a 38 jogos no ano – atuou em todos os três amistosos disputados no Panamá e na Costa Rica. Com isso, o camisa 29 segue como o atleta que mais entrou em campo com a camisa do Palmeiras em 2018.



WILLIAN: 3º COLOCADO EM FINALIZAÇÕES NO BRASILEIRO



O atacante Willian é o terceiro atleta que mais chuta em direção ao gol no campeonato, ao lado de Ricardo Oliveira, do Atlético-MG: são 18 finalizações. Ambos só ficam atrás de Yago Pikachu, do Vasco, com 20, e de Róger Guedes, ex-Atlético-MG, com 21.



HYORAN: 2º GARÇOM DO BRASILEIRO



Com quatro assistências no torneio nacional, Hyoran ocupa a vice-liderança do ranking de maiores garçons do Brasileiro. O dono da camisa 28, neste quesito, só fica atrás de Ricardo Oliveira, do Atlético-MG, com cinco, e divide a 2ª colocação com Éverton, do São Paulo, e com Gustavo Blanco, do Atlético-MG.



LUCAS LIMA: GARÇOM DO TIME NO ANO



No último duelo do Verdão, contra a Liga Alajuelense-CRC, na Costa Rica, o meia Lucas Lima concedeu passe para o gol de Gustavo Scarpa (o terceiro do time na goleada por 6 a 0) e chegou a nove assistências na temporada, sendo o principal garçom do time, seguido de Dudu, com sete.



MARCOS ROCHA: VICE-LÍDER DE INTERCEPTAÇÕES NO BRASILEIRO



Se coletivamente o Palmeiras é um dos times que mais desarma no Brasileirão (quarto colocado), seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. Após atuar contra o Flamengo, pela 12ª rodada, o lateral Marcos Rocha engordou seu número de desarmes e segue no top 3 dentre os jogadores que mais acumulam interceptações, atualmente na 2ª posição: foram 42 botes certos ao todo. Neste quesito, o jogador palmeirense só está atrás de Gustavo Blanco, do Atlético-MG, com apenas um desarme a mais (43).



MARCOS ROCHA: HOMEM PASSE DO PALMEIRAS NO BRASILEIRO



Além de ser o segundo jogador de todo o Campeonato Brasileiro com mais desarmes, o lateral Marcos Rocha possui outra característica que o diferencia: é o atleta do Verdão com mais passes certos concedidos no torneio nacional, com 544 no total. Vale lembrar que, contra a Liga Alajualense-CR – último dos três amistosos realizados pelo Alviverde na intertemporada –, o dono da camisa 2 concedeu uma assistência para o gol de Hyoran (o segundo do time na goleada por 6 a 0).



PRASS: MAIS JOGOS CONTRA O SANTOS



Fernando Prass é o jogador do atual elenco que mais atuações acumula diante do Santos. No Palmeiras desde 2013, o camisa 1 do Verdão já disputou 15 duelos diante do rival alvinegro. E foi dele o gol, na disputa de pênaltis, que deu o título da Copa do Brasil de 2015 para o Palmeiras contra o Santos. Foi o primeiro troféu conquistado pelo Alviverde no Allianz Parque.



DRACENA: 9º ZAGUEIRO QUE MAIS JOGOU NO SÉCULO



O zagueiro pode alcançar nesta quinta-feira (19) a marca de 92 jogos com o manto palestrino. Atualmente, o camisa 3 já ocupa, de forma isolada, a 9ª posição da lista de zagueiros que mais atuaram neste século. O próximo alvo é o zagueiro Alexandre, com 96 partidas. O líder deste ranking é o Maurício Ramos, que atuou 191 vezes com a camisa palmeirense considerando duelos a partir de 2001.



DADOS DO ELENCO



>Artilheiro do time na temporada: Borja (15 gols)

> Líder de assistências para gols na temporada: Lucas Lima (nove passes a gol)

> Jogador com mais atuações na temporada: Willian (38 partidas)



HISTÓRICO DO CONFRONTO



O clássico entre Palmeiras e Santos é um dos mais antigos do Brasil, pois teve início no ano de 1915 (portanto, no primeiro ano de existência do Palmeiras, fundado em 1914 com o nome de Palestra Italia). Ao longo da história, as equipes duelaram 331 vezes, com 139 vitórias do Palmeiras, 106 do Santos, 86 empates, 555 gols alviverdes e 470 gols alvinegros.



CLÁSSICO NO PACAEMBU: BOAS RECORDAÇÕES



O Pacaembu, anfitrião do clássico desta quinta-feira (19), já foi palco de um título palmeirense frente o Santos de Pelé: o fato ocorreu em 10 de janeiro de 1960, em jogo de desempate válida pela final do Campeonato Paulista de 1959, e o Verdão saiu campeão com gols de Julinho Botelho e Romeiro, ganhando de virada por 2 a 1. Além disso, no último encontro entre as equipes no local, o Palmeiras comemorou classificação diante da equipe santista para a final do Estadual deste ano.



GLÓRIAS HISTÓRICAS SOBRE O SANTOS



O Maior Campeão do Brasil acumula feitos memoráveis em jogos contra o Santos, como os 8 a 0 aplicados em 1932 (a maior goleada estabelecida no confronto em todos os tempos), além do título da Copa do Brasil de 2015, conquistado em disputa por penalidades, com gol de Fernando Prass, e dos Paulistas de 1927, 1947, 1959 (por 2 a 1 de virada, com Pelé em campo) e 1996 (por 2 a 0, sendo que nesta mesma campanha vitoriosa havia goleado o rival anteriormente por 6 a 0 em plena Vila Belmiro).



PALMEIRAS NO PACAEMBU



Em 1940 – época em que ainda se chamava Palestra Italia –, o Verdão fez a partida de inauguração do estádio, que, naquele período, era considerado o mais moderno do país: o fato ocorreu em 28/04/1940, e o Alviverde goleou o Coritiba por 6 a 2. Ao todo, o Palmeiras atuou no Pacaembu por 1121 vezes. Foram 570 vitórias, 301 empates e 250 derrotas (com 2044 gols marcados e 1312 sofridos). É também o time que mais levantou taças no estádio municipal, com 27 títulos: dentre os principais triunfos, estão os Paulistas de 1940, 1942, 1944, 1950, 1959, 1963, 1972 e os Brasileiros de 1960, 1967 e 1994. A conquista mais recente foi em 2014, o Troféu Julinho Botelho, obtido após vitória sobre a Fiorentina-ITA por 2 a 1, com gols de Victor Luis e Leandro.



CONTRA O SANTOS NO PACAEMBU



Apenas contra o Santos, foram 83 jogos no local, com retrospecto equilibradíssimo: 29 vitórias para o Verdão, 24 empates e 30 triunfos para o Alvinegro. E considerando a capital paulista, foram 219 jogos, com 94 resultados favoráveis, 66 igualdades e 59 triunfos santistas (374 gols marcados e 293 sofridos).





VEJA TAMBÉM
- BRILHANDO NA ITÁLIA! Nova contratado do Palmeiras, Felipe Anderson faz partidaça no italiano
- Dono do Botafogo questiona incoerência de Leila do Palmeiras sobre manipulação
- Indefinição sobre Joia do Palmeiras gera sondagens e possíveis mudanças no destino





6516 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras