Palmeiras x Atlético-MG: informações, curiosidades e histórico do confronto

21/7/2018 13:58

Palmeiras x Atlético-MG: informações, curiosidades e histórico do confronto

Palmeiras x Atlético-MG: informações, curiosidades e histórico do confronto

Foto: Cesar Greco



O Verdão encerrou na manhã deste sábado (21), no Allianz Parque, a preparação para o duelo com o Atlético-MG, no domingo (22), às 16h, na arena alviverde, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Roger Machado realizou alguns ajustes táticas e na sequência comandou uma atividade recreativa.



[bn1





Apenas três dias após empatar com o Santos, fora de casa, em 1 a 1, o Palmeiras se prepara para encarar o rival mineiro, em partida que marcará o reencontro da torcida palestrina com a equipe, já que o clássico diante do time do litoral paulista foi disputado com torcida única, no estádio do Pacaembu, depois de mais de um mês de pausa da competição devido à disputa da Copa do Mundo.



As principais novidades da equipe são os retornos do goleiro Jailson, do zagueiro Luan, do meio-campista Moisés e do atacante Dudu, que cumpriram suspensão na última rodada e estão novamente à disposição do técnico Roger Machado.







O atacante Dudu, inclusive, está cada vez mais próximo de alcançar a histórica marca de 200 jogos com o manto palestrino – ele soma atualmente 198. Apenas o goleiro Fernando Prass, com 260 embates, possui mais de duas centenas de partidas defendendo o Verdão no atual elenco.



O confronto fará do estádio Palestra Italia (considerando todas as suas formas físicas anteriores, inclusive a arena atual) o maior palco de jogos entre Palmeiras e Atlético-MG na história, igualando as 23 partidas disputadas no Mineirão. Na casa alviverde, o saldo dos 22 encontros favorece o Verdão, com 14 vitórias, quatro empates e quatro derrotas.



O dia 22 de julho, data do duelo com o Atlético-MG, costuma trazer boas recordações ao torcedor palmeirense. Foi neste dia, em 1951, que o Alviverde conquistou o Mundial de Clubes, ao empatar com a Juventus de Turim-ITA por 2 a 2 no Maracanã (resultado que, somado ao triunfo por 1 a 0 no jogo de ida, garantiu o troféu ao Palmeiras). Além disso, o retrospecto palestrino em dias 22 de julho é amplamente favorável: 19 jogos, 10 vitórias, seis empates e apenas três derrotas.



3º MELHOR ATAQUE DO CAMPEONATO BRASILEIRO

O Maior Campeão do Brasil possui o terceiro melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 19 gols, ao lado do São Paulo. Ambos só ficam atrás de Flamengo (21) e Atlético-MG (24).



5º TIME QUE MAIS FINALIZA NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Outra estatística ajuda a explicar o fato de o Verdão possuir um dos melhores ataques da competição: o time de Roger Machado figura na 5ª posição dentre as equipes que mais finalizam no Campeonato Brasileiro, com 59 chutes a gol (atrás apenas de Sport e Flamengo, ambos com 65, Bahia, com 71, e Atlético-MG, com 87).



TOP 5 EM DESARMES NO CAMPEONATO BRASILEIRO

O time de Roger Machado interceptou seus adversários por 233 vezes, número que coloca a equipe palestrina na 4ª posição da lista de times que mais desarmaram no Brasileiro. Internacional (235), São Paulo (239) e Flamengo (255) são os únicos clubes que estão à frente do Verdão neste quesito. Os dados são do Footstats.



VICE-LÍDER EM ASSISTÊNCIAS PARA GOLS NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Dos 19 gols que o Palmeiras possui no Campeonato Brasileiro até o encerramento de sua participação na 13ª rodada, diante do Santos, 16 contaram com assistências diretas. Neste quesito, o Verdão só fica atrás do Atlético-MG (com 20).



JEAN: 100 JOGOS

meio-campista Jean, campeão brasileiro em 2016 pelo clube, alcançou contra o Santos a marca de 100 confrontos com o manto alviverde nesta quinta-feira (19). Foram 53 partidas em 2016, 41 em 2017 e seis nesta temporada. Do atual elenco, apenas Fernando Prass, Dudu e Thiago Santos já ultrapassaram a barreira dos 100 confrontos pelo Verdão.



WILLIAN: VICE-ARTILHEIRO DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Com sete gols na edição de 2018 do Brasileirão, Willian Bigode figura na vice-artilharia do torneio nacional, ao lado de Pedro, do Fluminense. Ou seja: apenas dois gols separam o palmeirense do posto de goleador máximo da competição, pois, Róger Guedes (ex-Atlético-MG, que se transferiu recentemente ao futebol árabe), acumula nove bolas na rede. Willian também é o jogador do Palmeiras que mais atuou nesta temporada – foram 39 jogos.



WILLIAN: 3º COLOCADO EM FINALIZAÇÕES NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Se coletivamente o Alviverde é um dos times que mais finaliza no Brasileirão (quinto colocado), seus jogadores, individualmente, não ficam para trás. O atacante Willian é o terceiro jogador do Nacional que mais chuta em direção ao gol, ao lado de Ricardo Oliveira, do Atlético-MG: são 18 finalizações. Ambos só ficam atrás de Yago Pikachu, do Vasco, com 20, e de Róger Guedes, ex-Atlético-MG, com 21.



BRUNO HENRIQUE: CAPITÃO

O meio-campista palmeirense iniciou a partida como capitão e, com isso, se tornou o jogador que por mais vezes vestiu a braçadeira de autoridade máxima no time desde que o técnico Roger Machado passou a promover o rodízio da faixa, há 14 partidas. Além de Bruno Henrique, Victor Luis, Willian, Edu Dracena, Fernando Prass, Marcos Rocha e Felipe Melo, por duas vezes, e Moisés, por três vezes, também já capitanearam o Verdão na temporada. Antes do rodízio da faixa de capitão, o camisa 7 Dudu havia liderado o time por 27 vezes.



HYORAN: 2º GARÇOM DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Com quatro assistências no torneio nacional, Hyoran ocupa a vice-liderança do ranking de maiores garçons do Brasileiro. O dono da camisa 28, neste quesito, só fica atrás de Ricardo Oliveira, do Atlético-MG, com cinco, e divide a 2ª colocação com Éverton, do São Paulo, com Gustavo Blanco, do Atlético-MG, e com De Arrascaeta, do Cruzeiro.



MARCOS ROCHA: LÍDER DE INTERCEPTAÇÕES NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Após atuar contra o Santos, pela 13ª rodada, o lateral Marcos Rocha engordou seu número de desarmes e assumiu a liderança dentre os jogadores que mais acumulam interceptações: foram 50 botes certos ao todo – sete a mais do que Gustavo Blanco, do Atlético-MG, 2º colocado da lista, com 43. Além disso, ele é o atleta com mais passes certos concedidos no torneio nacional, com 591 no total.



EDU DRACENA SE APROXIMA DE SUBIR EM RANKING

O experiente zagueiro Edu Dracena, campeão brasileiro de 2016 pelo Verdão, pode alcançar a marca de 93 jogos com o manto palestrino neste domingo (22), contra o Atlético-MG. Vale lembrar que, com essa quantidade de jogos que possui atualmente (92), o camisa 3 já ocupa, de forma isolada, a 9ª posição da lista de zagueiros que mais atuaram neste século.



O próximo alvo de Dracena a ser alcançado em número de jogos é o zagueiro Alexandre, com 96 partidas. O líder deste ranking é o defensor Maurício Ramos, que atuou 191 vezes com a camisa palmeirense considerando duelos a partir de 2001.



DUDU: UM DOS MAIS CAÇADOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Mesmo não tendo atuado diante do Santos, Dudu continua sendo um dos jogadores mais caçados da competição, com 36 faltas sofridas – número que o coloca como o 4º maior alvo do torneio. Apenas Róger Guedes, ex-Galo, 37 vezes, Luan, do Grêmio, também com 37, e Zé Rafael, do Bahia, com 40, foram parados mais vezes do que o camisa 7 palestrino.



DUDU: ARTILHEIRO DOS PONTOS CORRIDOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Dudu é o maior artilheiro palmeirense do Brasileirão desde que o torneio é disputado no sistema de pontos corridos (a partir de 2003). Foram, ao todo, 28 gols marcados no Nacional entre os anos de 2015 e 2018.



DUDU: CRAQUE DO ALLIANZ PARQUE

O camisa 7 é o atleta número um em partidas no Allianz Parque (86), o jogador que mais venceu na arena (61 triunfos), o maior artilheiro (com 24 gols) e também o maior garçom (21 assistências). Em todas as vezes em que o atacante fez gols no estádio, o Palmeiras jamais saiu de campo derrotado.



DADOS DO ELENCO

>>> Artilheiro do time na temporada: Borja (15 gols)

>>> Líder de assistências para gols na temporada: Lucas Lima (nove passes a gol)

>>> Jogador com mais atuações na temporada: Willian (39 partidas)



PALMEIRAS x ATLÉTICO-MG: HISTÓRICO DO CONFRONTO

Se computados os duelos entre Palmeiras e Atlético-MG no retrospecto geral, ou seja, por qualquer competição e em qualquer estádio, são 78 partidas, com nova vantagem palestrina: foram 36 resultados positivos a favor do Maior Campeão do Brasil, 14 empates e 28 vitórias do Galo. O time do Palestra Italia balançou as redes adversárias por 107 vezes e foi vazado em 92 ocasiões.



PALMEIRAS x ATLÉTICO-MG: HISTÓRICO EM SÃO PAULO

O Palmeiras volta a receber o Atlético-MG em solo paulista neste domingo (22), às 16h (de Brasília), pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro: o Allianz Parque será o anfitrião do embate. O rival mineiro já foi superado pelo Alviverde 20 vezes na cidade de São Paulo nos 34 jogos já disputados entre as equipes ao longo da história no local. Ainda aconteceram quatro empates e 10 reveses.



PALMEIRAS x ATLÉTICO-MG: NO PALESTRA ITALIA / ALLIANZ PARQUE

Considerando apenas partidas disputadas no Palestra Italia / Allianz Parque, palco da partida deste final de semana, a vantagem segue absoluta a favor do Verdão: 14 triunfos em 22 partidas, com outras três igualdades e apenas quatro derrotas. O primeiro encontro na casa palmeirense aconteceu em abril 1938, com vitória palestrina por 2 a 0 – duelo que também marcou o primeiro encontro dos times no retrospecto geral –, enquanto o mais recente foi em junho de 2017, que terminou com empate sem gols.



PALMEIRAS x ATLÉTICO-MG: ÚLTIMO JOGO

O último encontro entre o Alviverde Paulista e o Alvinegro Mineiro na contagem geral aconteceu em setembro de 2017, pelo Campeonato Brasileiro, no Independência, em Belo Horizonte (MG). Naquele embate, Deyverson abriu o placar aos 33 minutos do primeiro tempo, colocando o Verdão na frente. Ainda na etapa inicial, entretanto, Fábio Santos, de pênalti, deixou tudo igual. Placar final da partida: 1 a 1.



PALMEIRAS x ATLÉTICO-MG: MAIOR GOLEADA

A maior goleada da história do confronto, que também pertence ao Alviverde, aconteceu em abril de 1996. À época comandado por Vanderlei Luxemburgo, o time palmeirense aplicou sonoros 5 a 0 no clube atleticano, em partida válida pela Copa do Brasil daquele ano. Os gols foram marcados por Rivaldo (2), Cléber, Müller e Cafu.



VEJA TAMBÉM
- Palmeiras desembarca em Quito com elenco quase completo para partida decisiva.
- Luan elogia desempenho no Palmeiras e ignora "reformulação" no clube
- Romulo busca espaço no Palmeiras durante período de adaptação no clube.





8688 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras