Palmeiras pode ser rebaixado por causa de Del Nero, diz Fifa

21/2/2019 09:26

Palmeiras pode ser rebaixado por causa de Del Nero, diz Fifa

Mesmo depois de a entidade determinar banimento do dirigente, clube mantém cartola no Conselho Deliberativo

Palmeiras pode ser rebaixado por causa de Del Nero, diz Fifa

A o manter o ex-presidente da CBF Marco Polo Del Nero como integrante do seu Conselho Deliberativo mesmo depois de a Fifa determinar o banimento do ex-cartola de forma definitiva de qualquer atividade relacionada ao futebol, o Palmeiras corre risco de ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. A queda à Segunda Divisão está entre as penas previstas pela entidade máxima do futebol a quem não cumprir as suas punições.







Del Nero está impedido até o fim da vida de exercer qualquer função no futebol desde 27 de abril do ano passado por decisão do Comitê de Ética da Fifa. O ex-cartola foi considerado culpado das acusações de suborno e corrupção, conflito de interesse e desvio de conduta e ainda levou uma multa em 1 milhão de francos suíços (R$ 3,5 milhões na cotação atual). Ele alega ser inocente e recorreu à segunda instância jurídica da Fifa na tentativa de derrubar sua punição.





No mesmo dia em que a Fifa anunciou a punição ao brasileiro, a CBF acatou a decisão e emitiu um comunicado no qual confirmou o então vice-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima como presidente da entidade, em substituição a Del Nero. O Palmeiras, no entanto, não tomou nenhuma atitude em relação ao ex-cartola e, por isso, pode ser punido pela Fifa.







Questionada pelo "Estado" sobre a permanência de Del Nero no Conselho Deliberativo do Palmeiras, a Fifa informou por meio de porta-voz que o clube está sujeito às sanções previstas no artigo 64 do seu Código Disciplinar, atualizado em 2017 após o escândalo de corrupção que desencadeou na prisão de vários dirigentes, entre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF e aliado de Del Nero.



De acordo com o regulamento da Fifa, o clube que não respeitar decisão aprovada por seus órgãos internos "será avisado e notificado que, no caso de inadimplência ou não cumprimento de uma decisão dentro do prazo estipulado, pontos serão deduzidos ou será ordenado o rebaixamento para uma divisão inferior". O clube também pode ser proibido de fazer transferências de jogadores.



O presidente do Conselho Deliberativo do Palmeiras, Seraphim Del Grande, disse que, depois da punição aplicada pela Fifa, Del Nero se afastou do clube. "Ele nos entregou um pedido de licença. Enquanto o caso com a Fifa ainda estiver com a possibilidade de recursos, iremos aguardar", afirmou.



Del Nero não frequenta os encontros do Conselho Deliberativo do clube e não participou até mesmo da reunião do último mês, quando Marco Polo Del Nero Filho se elegeu conselheiro vitalício do Palmeiras. Nas duas tentativas anteriores ele não havia conseguido a quantidade necessária de votos.



Em abril do ano passado, logo depois do banimento imposto pela Fifa, um grupo de 18 conselheiros protocolou no Conselho Deliberativo um pedido para Del Nero ser expulso do órgão. Apesar dessa movimentação, a postura da cúpula alviverde é de cautela e paciência com o caso. O Palmeiras avaliou a situação e considera estar seguro contra qualquer punição.



O advogado de Del Nero, Marcos Motta, foi procurado pela reportagem, mas disse que não poderia comentar o assunto.



Advogados consultados pelo "Estado" têm opiniões divergentes sobre a permanência do ex-cartola no Conselho Deliberativo do Palmeiras. Luiz Fernando Pereira, por exemplo, não acredita que a licença seja suficiente e Del Nero tem de ser banido do clube. "A licença só seria válida se a punição da Fifa fosse uma suspensão provisória, o que não é o caso. A Fifa determinou aplicação imediata e o banimento está em vigor", comentou.



Para Rafael Lewandowski Libertuci, a licença é suficiente "enquanto ele tiver o direito ao contraditório, ou seja, enquanto Del Nero estiver recorrendo da decisão da Fifa, que ainda é passível de revisão."



DEBATE: Palmeiras deve expulsar Del Nero do seu Conselho?

Luiz Fernando A. Marcondes*



A Fifa, apesar de sua força, é uma associação civil suíça e, portanto, suas decisões finais podem ser revistas pela Justiça da Suíça, ou ainda pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS-CAS). Deste modo, havendo recurso ainda pendente ao ex-presidente da CBF Marco Polo del Nero, não houve o trânsito em julgado. Ou seja, ainda resta uma decisão definitiva e irrecorrível sobre o caso.



O Palmeiras é uma associação civil brasileira estabelecida com base no ordenamento jurídico brasileiro, que não impediria a continuação de Del Nero no cargo de conselheiro por decisão da Fifa. Como o clube precisa respeitar as normas e ordem do sistema da Fifa por sua filiação à CBF, o impedimento seria de ordem associativa e não legal.



Assim, entendo que o Palmeiras tomou a decisão adequada de esperar a decisão final e irrecorrível. Basta, por hora, o licenciamento de Del Nero do cargo porque na prática ele não está exercendo seus direitos e deveres dentro do Conselho Deliberativo.



*PRESIDENTE DO INSTITUTO IBEROAMERICANO DE DIREITO DESPORTIVO



Régis Villas Boas*



Se eu sou o clube, não deixo quem está punido pela Fifa nem pisar lá dentro. Pois se você permitir, pode se sujeitar a uma interpretação da Fifa que corre o risco de não ter defesa e de se criar um problema. O ideal é não se criar uma margem para qualquer argumentação ou suspeita sobre um assunto tão delicado.



O Palmeiras pode alegar que ele não atua como um dirigente com cargo executivo no clube, já que Del Nero é membro de um conselho deliberativo junto com outras pessoas. Mas ainda assim, de certa forma, ele tem participação. Um conselheiro tem participação indireta na vida da administração, ao participar de votações importantes e apreciar o orçamento de cada ano.



O fato de o Del Nero estar licenciado do clube ameniza o risco de uma punição, mas ainda assim a Fifa veta a participação dele em qualquer atividade ligada ao futebol, seja qual for ela. Mesmo que o Palmeiras tenha outras áreas, como social e esportes amadores, não se tem como separar a atuação de um conselheiro ou dirigente e dizer que não há vínculo com o futebol.



*SÓCIO DO ESCRITÓRIO VBS ADVOGADOS E ESPECIALISTA EM DIREITO DESPORTIVO







Palmeiras, verdão, DelNero, FIFA



VEJA TAMBÉM
- DIA DE JOGO DO VERDÃO! Palmeiras vai ao Uruguai para enfrentar o Independiente del Valle pela terceira rodada da Libertadores
- Estevão completa 17 anos e passa por processo que auxiliou Flaco no Palmeiras.
- Rony destaca experiência na altitude e foca oportunidade contra Del Valle.





30663 visitas - Fonte: Estadão

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Daniel GB     

Porque os outros caras foram presos e esse Del Nero não se ele pagou a fiança a estituição FIFA tinha mais que baixar a bola porque ladrão se prende não se deixa solto isso tá parecendo Brasília DF só se cria ladrão.

José Candido     

O PALMEIRAS dentro de campo ta uma lástima e fora com Del Nero ta pior

Ed Santos     

Estou vendo que ninguém gosta do Palmeiras. Não sei o que essas desgraças tem contra o Palmeiras. Tudo agora é desculpa para prejudicarem o Palmeiras. Eu preferia que o Palmeiras acabasse. Melhor do que ficar aguentando esses fi da desgraça só perseguindo o Palmeiras. Iria ser melhor assim do que ficar aguentando isso. Agora querem rebaixarem o Palmeiras! Isso é uma desgraça! Eu prefiro que o Palmeiras feche as portase não jogue mais desgraça de nada.

Ninguém esta querendo prejudicar o palmeiras, lei é lei l, não se deve acatar bandido, se acontecer algima coisa a culpa é toda e exclusiva do palmeiras por deixar meliante fazer parte do clube.

Jesse Rodrigues     

Tem cada ratazana escondido nos porões que ta na hora de uma detetizacao urgente!!!

Mais uma vez estão arrumando um jeito de prejudicar o Palmeiras, que merda.

Os dirigentes estão alimentando esse situações não tem que da licencia pra este dirigente que não se preocupa com o Palmeiras tem espusar do clube urgente.

Tales Costa     

Se der merda eu nem vou me preocupar, ja lavei as mãos para essa diretoria, fazem merda e quem fica preocupado é o torcedor

Gentil Messagi     

Porque o clube fica esperando o fumo entrar pra depois expulsar esse verme? Nao da pra entender o porque de proteger esse meliante? Depois que vem a puniçao vao ficar alegando oque, perseguiçao? Palmeiras ta muito esquisito. Proteger bandido!

Guido Soares     

Esse bandido devia estar preso

Expulsa essa desgraça.

Um verme destes atolado em corrupcao, fez parte dos piores anos do clube que só era sugado pelos dirigentes na cbf assistiu passivamente os juizes prejudicarem o Palmeiras e ainda o mantém no conselho? Esse verme era para estar longue do clube a tempo.

Esse delnero quando presidente da CBF palmeiras só como no cu !!!!! E AGORA depois de expulso da CBF vai continuar nos fodendo ainda ? PEDE PARA SAIR SER BANDIDO E DEIXA O PALMEIRAS E PAZ

Maurinho Silva     

Porque o Estadão no foi primeiro no Palmeiras ao invés de ir s FIFA primeiro. E gambá da imprensa querendo tumultuar o Palmeiras. Se o cara recorreu, te que aguardar s decisão definitiva. Parem de querer tumultuar. Deixem o Palmeiras em paz.

Sonia Luz     

Acho que agora nós estamos ferrado,esse bandido presidente da FIFA com certeza vai fazer tudo pra nos prejudicar!

Manda esta fifa tomar no cu, so tem.ladrao.

Um cidadao que faz as coisas em beneficio proprio e nao aos clubes ou associacoes , nao se da licensa , tem e que expulsar ou banir para nao nem os pes nas dependencias do clube no caso o PALMEIRAS .

Roque Amaral     

Manda este cara sumi dai agora q temos um time competitivo o Palmeiras vai fazer esta burrada

NOSSA COMO ESSE PQLMEIRAS É BURRO

Edielson Rebelo     

Ja tao querendo arrumar um novo jeito de prejudicar o palmeiras

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras