Mais lesões no sintético? O que a ciência diz sobre a nova grama do Allianz

14/2/2020 08:06

Mais lesões no sintético? O que a ciência diz sobre a nova grama do Allianz

Mais lesões no sintético? O que a ciência diz sobre a nova grama do Allianz

O gramado sintético do Allianz Parque vai provocar mais lesões do que antes? O solo fica mais quente do que a grama natural? O atrito com a "borrachinha" [termoplásticos, no caso da arena] queima a pele? O UOL Esporte se debruçou sobre estudos científicos para esclarecer alguns mitos e boatos sobre o campo artificial do estádio do Palmeiras, que será inaugurado em jogo contra o Mirassol, no domingo (16), e vai receber mais um treino na manhã de hoje (13). Não há evidências científicas de que a grama sintética aprovada pela Fifa provoque mais lesões do que a natural. A maioria dos estudos publicados sobre o assunto conclui que a incidência de contusões é praticamente idêntica sobre.







LEIA TAMBÉM: O dia que Luxemburgo tirou Zidane de campo e pagou caro por isso



O Allianz Parque diz ter a melhor tecnologia disponível no mercado, segundo a empresa responsável pelo novo campo, portanto tende a não ter impacto na frequência de contusões. A promessa é de que o terreno de jogo se mantenha com a mesma qualidade "do primeiro minuto aos 49 do segundo tempo". O primeiro ponto importante é que não há um único tipo de grama sintética, mas vários e de diferentes qualidades. Os campos artificiais de alto padrão são totalmente diferentes das quadras de society comuns, por exemplo, o que é essencial no esporte profissional.



Um estudo publicado no Jornal de Medicina Esportiva, na Inglaterra (Jay H. Williams, 2013), encontrou sinais de "menor risco de lesão na grama sintética do que na grama natural". Foram compiladas quase 10 mil lesões ocorridas em 1,5 milhão de horas de treinos ou jogos, incluindo categorias de base e futebol profissional de diversos países. A incidência proporcional de lesões é praticamente idêntica entre o campo artificial e o natural, de modo que os dois terrenos se equivaleriam neste sentido.



O artigo citado acima tomava o cuidado de evitar conclusões definitivas "até que se saiba mais sobre como cada estilo de jogo afeta a incidência de lesões", mas desde 2013 a grama sintética evoluiu. O modelo usado no Allianz Parque já foi homologado pela Fifa em 25 campos europeus. "O fabricante [da grama do Allianz] tem um laboratório de estudos constantes, é o mesmo laboratório usado pela Fifa. Não existe opção melhor no mundo hoje; isso aqui é um trabalho primoroso de tecnologia", diz Edson Gomes, gerente comercial da Soccer Grass, a empresa que instalou a nova grama.













Palmeiras, verdão, alviverde, Alianz Parque, CT da barra funda, paulista, libertadores, mundial, brasileiro, copa do brasil, Vanderlei Luxemburgo, técnico,





VEJA TAMBÉM
- CONTRATAÇÕES PARA O MUNDIAL! Palmeiras planeja se reforçar para campeonato intercontinental
- A estratégia de Abel para rodar elenco e garantir semana perfeita no Palmeiras
- Sorteio da Copa do Brasil ao vivo: definição dos jogos da terceira fase.





10494 visitas - Fonte: UOL

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nilson Severino     

João Paulo babaca FDP, safado, enganador, vai dar deslike na PQP

Nilson Severino     

Até que enfim uma publicação importante e de qualidade, com artigos científicos

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras