Jô comemora gol do Corinthians no clássico contra o Palmeiras em 2004 (Foto: Diário de São Paulo)
Palmeiras e Corinthians duelam neste sábado, às 16h20 (de Brasília) e, enquanto os alviverdem comemoram seu centenário, os alvinegros tentam voltar à Taça Libertadores. Em 2004, quando o clube do Palestra Itália fez festa para seus 90 anos. No entanto, no clássico contra o maior rival, três dias mais tarde, acabou derrotado.
O duelo aconteceu no dia 29 de agosto de 2004 e valia pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Mais de 35 mil pessoas foram ao Morumbi, com equilíbrio entre os dois lados. A divisão nas arquibancadas se refletiu na partida. E o único gol da partida saiu aos 42 minutos do primeiro tempo, em uma falha individual.
Após cobrança de escanteio, a defesa alviverde não afastou e o goleiro Sérgio, que tinha 34 anos na época, errou o soco. O atacante Jô, hoje no Atlético-MG e com apenas 17 naquele ano, foi mais esperto e cabeceou para o gol vazio. O clássico acabou com vitória do Corinthians por 1 a 0.
Mesmo com a derrota, o Palmeiras acabou "rindo por último" naquele ano. O Alviverde terminou o Brasileirão em quarto lugar, classificado para a Libertadores de 2005. O Corinthians ficou em quinto, fora da competição continental.

Palmeiras: Sérgio, Baiano (Pedrinho), Nen, Gabriel Santos e Lúcio (Diego Souza); Élson Falcão, Marcinho Guerreiro, Magrão e Correa; Thiago Gentil e Osmar. Técnico: Estevam Soares.
Corinthians: Fábio Costa, Fábio Baiano (Rosinei), Anderson, Betão e Marcelo Oliveira; Bruno Octávio, Fabinho (Filipe Alvim), Edson Sitta e Renato; Gil e Jô (Marcelo Ramos). Técnico: Tite.
7068 visitas - Fonte: Ge