"O que fizeram com o Palmeiras foi um crime" - Leila Pereira emite nota oficial sobre os erros do VAR durante a eliminação na Copa do Brasil

20/7/2022 07:55

"O que fizeram com o Palmeiras foi um crime" - Leila Pereira emite nota oficial sobre os erros do VAR durante a eliminação na Copa do Brasil

Presidente do Verdão pede punição exemplar aos envolvidos no jogo, lamenta prejuízos, fala em "erro de fato", mas entende que não há mais nada a fazer juridicamente

O Palmeiras divulgou no início da noite desta terça-feira uma nota assinada por Leila Pereira, em que a presidente do clube diz sentir "total indignação" com a arbitragem do clássico contra o São Paulo, quinta-feira passada, que culminou na eliminação da equipe na Copa do Brasil.



Ao ge, a dirigente reforçou sua revolta com os acontecimentos no Choque-Rei, especialmente o lance que gerou o pênalti em cima de Calleri, no qual houve um erro no protocolo do VAR, que não avaliou se o jogador estava impedido no início da jogada.

– No futebol não tem bobo. O futebol existem os honestos e desonestos. O que fizeram com o Palmeiras foi um crime. Eu espero que os culpados sejam exemplarmente punidos. É o que esperamos e o que nos resta. Aguardar – afirmou.

– Todos os artifícios que poderíamos usar, usamos legalmente. Não podemos mais fazer nada. O Palmeiras espera uma punição exemplar... e para mim, o que seria? A exclusão dos responsáveis deste erro grotesco do quadro da arbitragem. A impunidade é semente do próximo crime. Enquanto tiver esta sensação, vão continuar estes erros que acontecem com todos os clubes – continuou.

A diretoria enviou dois ofícios à CBF, contestando a arbitragem de Leandro Vuaden e a atuação do VAR no confronto.

A entidade admitiu ao clube o erro no protocolo do árbitro de vídeo, que não analisou se a posição de Calleri era irregular no início da jogada que culminou no pênalti para o São Paulo.

Após esse comunicado, o Palmeiras pediu que a CBF de qualquer forma fizesse a linha de impedimento, para não ter dúvidas no lance.

Nesta tarde de terça-feira, porém, Wilson Luiz Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem, resumiu ao ge que não seria possível, pois a máquina foi resetada.

– O clube até o momento respeitou os ritos convencionais, protestamos por ofícios na CBF e afastaram os dois árbitros do VAR. Mandamos um segundo ofício pedindo para a CBF que se trace a linha do impedimento e aí esgotamos todos os trâmites que poderíamos. Agora vem a resposta do responsável pela arbitragem no Brasil, o senhor Seneme, com a alegação de que não tem mais as imagens. É um tapa no rosto de todos nós, não só palmeirenses, mas de todos no futebol brasileiro – criticou Leila.

– Não pode passar impune este episódio, de forma nenhuma. O responsável da arbitragem não pode falar que apagou as imagens, sabendo tudo que aconteceu no jogo. Repito, o que aconteceu com o Palmeiras foi um crime. Como se prejudica um clube e depois diz que não pode traçar a linha porque apagou as imagens? As TVs não têm a imagem? É uma irresponsabilidade – reforçou.

A presidente disse que não teme uma possível retaliação da arbitragem depois desse discurso duro, cobrando atitudes.

– Todos têm muito receio do corporativismo em todas as instâncias e em todas as áreas. Quando eu me deparo em uma situação dessa, não vou ficar com receio de falar, com medo de corporativismo dos árbitros. Mais do que fomos prejudicados, impossível – afirmou.

– Estou muito revoltada. Nos tiraram o direito de competir. Como sempre, quem vai arcar com o prejuízo é o próprio clube.

Apesar da revolta, o Palmeiras entende que não há nada que possa fazer juridicamente. Leila espera que este seja um divisor de águas, embora tenha dúvidas de que algo acontecerá de fato.

– A grande perda já ocorreu, o Palmeiras está fora da competição. Vamos lutar por uma punição exemplar, mas pelo que estou vendo, vai se passar em branco e não acontecerá nada. E o futebol brasileiro vai continuar nesta situação deplorável. Fico triste com isso. Um trabalho muito sério que fazemos e que não dão o devido valor. Mas vamos em frente. Temos mais dois campeonatos e vamos lutar honestamente, esperando que isto não volte a acontecer pelo bem do futebol brasileiro.

Veja a nota completa da presidente do Palmeiras:

"Venho a público demonstrar a minha total indignação com o fatídico evento que culminou na desclassificação do Palmeiras da Copa do Brasil. Não é de hoje que o futebol brasileiro vem sofrendo com as mazelas da arbitragem, mas o Palmeiras entende que chegamos ao fim da linha.

Não resta mais qualquer dúvida de que houve erro de protocolo na arbitragem do jogo contra o São Paulo. Assim como não há qualquer dúvida de que o atleta da equipe adversária estava em posição de impedimento, algo que a tecnologia detecta com extrema facilidade.


Em razão desses fatos inequívocos, podemos afirmar que o Palmeiras sofreu prejuízos esportivos e financeiros irreparáveis e de gravidade extrema.

Aquilo que podia ser feito, o clube fez. Enviou um ofício à CBF ressaltando a gravidade dos fatos e um novo ofício ao tomar conhecimento do áudio do VAR.

Hoje, contudo, fomos surpreendidos com uma desastrada declaração do presidente da Comissão de Arbitragem, sr. Wilson Seneme, de que não seria possível checar o impedimento do atleta do São Paulo, conforme solicitamos, por ter sido a máquina “resetada”.

Não há mais medidas jurídicas que o Palmeiras possa tomar. Não houve erro de direito; houve, porém, irreparável e gravíssimo erro de fato.

A partir deste ponto, o Palmeiras deseja que este lamentável episódio tenha sido um divisor de águas na história da arbitragem no Brasil e pede que todos os envolvidos neste triste acontecimento sejam punidos de forma exemplar pela CBF, que tem também o dever de trabalhar pela profissionalização dos árbitros do país.

Desta vez, o prejudicado foi o Palmeiras. Se não houver uma drástica mudança, cada vez mais times serão lesados, com perdas inestimáveis. E com isso se esvai a credibilidade do nosso futebol, que já vem sendo questionada há muito tempo.

Imbuídos do sentimento coletivo que vem crescendo nos clubes, vamos buscar todos juntos a mudança. Somente assim, engrandeceremos e geraremos mais valor para o futebol brasileiro.

Leila Pereira"




Palmeiras, 2022, Copa do Brasil, Leila Pereira


3951 visitas - Fonte: globoesporte.globo.com

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

imaim     

TEM QUE PROIBIR ESTE ARBITRO DE APITAR...JOGOS DO PALMEIRAS...JA APRONTOU DEMAIS ESTE GAMBÁ LIXO.....

Parabéns pelas palavras,falou tudo não somos trouxa

O diálogo do pilantra do var, com o pilantra do apito ficou claro e evidente que era armação, pilantragem a mando de alguem, o sujeito repetia toda hora que era pénalti.

Parabéns Leila, lutar contra este corporativismo que está inserido dentro de órgãos que determinam alguma coisa neste pais, é muito difícil, está assim em todas as instâncias onde alguém tem o poder decidir por muitos, infelizmente

Não é só há classificação e sim mais de 20 milhões deixaram de ser faturados ..e o Palmeiras pegaria o America Mineiro.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade