Dorival orienta a equipe durante treinamento no CT (Foto: Marcelo Hazan/GloboEsporte.com)
O jogo só acaba quando termina. A frase óbvia usada no futebol não parece ter sido bem assimilada pelo Palmeiras. Brigando contra a zona de rebaixamento, o time perdeu nove pontos por sofrer gols no fim de cinco jogos no Brasileirão, sendo dois deles nas últimas rodadas contra Corinthians e Cruzeiro. Essa é justamente a pontuação que separa o Verdão, 14º colocado, com 36 pontos, do "número mágico" para eliminar o risco de queda: 45, segundo projeção do matemático Tristão Garcia.
Os quatro pontos perdidos contra o líder Cruzeiro e no Dérbi com o Corinthians foram os mais sentidos. Contra a Raposa, levou o empate aos 47 do segundo tempo; no Dérbi, aos 45.
Panorama parecido ocorreu nos confrontos com São Paulo, no dia 17 de agosto, e Atlético-MG, no dia 10 de agosto. Nas duas derrotas por 2 a 1, o Palmeiras empatava a partida até os 43 e 42 minutos do segundo tempo, respectivamente, mas saiu de campo derrotado, desperdiçando outros dois pontos.
Entre todos os jogos, a pane mais surpreendente do Palmeiras ocorreu no dia 28 de setembro, quando perdeu por 3 a 1 para o Figueirense. O Verdão dominava o jogo com tranquilidade, mas em um intervalo de quatro minutos (31 aos 35 do segundo tempo) sofreu três gols e deixou de levar outros três pontos. A virada se tornou mais traumática por conta de uma chance clara de gol perdida por Valdivia, em lance que gerou críticas ao chileno.
- Fórmula não tem. O jogo só acaba quando o juiz apitar. Esses dois jogos foram azar mesmo. Tem de entrar ligado e contar com a sorte mesmo - disse Mazinho, quando questionado o que o time precisaria fazer para evitar novos vacilos nos minutos finais.
Agora, o Palmeiras luta nas sete rodadas finais para afastar o risco de queda. O próximo compromisso é contra o Bahia, domingo, às 20h, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O jogo é um confronto direto, pois o Tricolor baiano está na 19ª posição, com 31 pontos. Depois, o Verdão tem Atlético-MG (casa), São Paulo (fora), Sport (casa), Coritiba (fora), Internacional (fora) e Atlético-PR (casa).
Relembre as panes do Palmeiras no Brasileirão:
10/8 - Atlético-MG 2x1 Palmeiras - gol de Dátolo, aos 42 minutos do 2º tempo, determinou a vitória do Galo
17/8 - Palmeiras 1x2 São Paulo - gol de Alan Kardec, aos 43 minutos do segundo tempo, fechou a vitória são-paulina
28/9 - Figueirense 3x1 Palmeiras - gols de Clayton, duas vezes, e Marcão, aos 31, 32 e 35 do segundo tempo, selaram a virada do Figueira
22/10 - Cruzeiro 1x1 Palmeiras - gol de Dagoberto, aos 47 minutos do segundo tempo, deu o empate para a Raposa
25/10 - Palmeiras 1x1 Corinthians - gol de Danilo, aos 45 minutos do segundo tempo, frustrou os palmeirenses no clássico
3246 visitas - Fonte: GloboEsporte