O Palmeiras não largou bem no confronto com o Athletico-PR pela semifinal da Libertadores. Sem Danilo e Gustavo Scarpa, suspensos, o Verdão acabou derrotado por 1 a 0 na Arena da Baixada em confronto no qual demonstrou uma rara insegurança na defesa, além da baixa produção ofensiva.
Para substituir os suspensos, Abel Ferreira optou por Gabriel Menino como primeiro volante, e José López como a referência do ataque, tendo Dudu e Rony nas pontas. Ambos não tiveram atuação de destaque à altura dos titulares. Contudo, a irregularidade mais sentida, principalmente no primeiro tempo, foi no sistema defensivo.
O Palmeiras até iniciou o jogo com bom controle das ações e teve uma oportunidade claríssima desperdiçada por López, que poderia ter mudado o roteiro do jogo. O Athletico-PR chegou com perigo logo depois com bicicleta de Alex Santana, que mandou por cima.
O primeiro momento de desatenção da defesa palmeirense aconteceu aos 13 minutos, quando Hugo Moura venceu Marcos Rocha com facilidade e cruzou rasteiro. Gómez se atrapalhou ao fazer o corte e só não marcou contra porque Weverton fez grande defesa.
Fortaleza da equipe na maior parte da temporada o sistema defensivo concedeu espaço para o time da casa chegar com ataques velozes, principalmente pelo lado de Piquerez. Em uma dessas jogadas, o Athletico-PR abriu o placar aos 22 minutos, aproveitando o vacilo palmeirense. Khellven chegou com facilidade na linha de fundo e cruzou para a área. Murilo afastou mal, deixou o jovem Vitor Roque, de apenas 17 anos, dominar dentro da área e cruzar para Alex Santana, que foi pouco incomodado antes de finalizar abrir o placar.
Depois do gol adversário, o Palmeiras voltou a ter mais a posse, mas não conseguiu transformar volume ofensivo em gols. Com Raphael Veiga apagado e o trio de ataque com funções táticas diferentes, a equipe sentiu a ausência de Gustavo Scarpa, principal garçom da equipe na temporada.
Além da capacidade de criação e dos bons passes do meia-atacante, o Palmeiras poderia levar mais perigo nas bolas paradas com o camisa 14 em campo. Arma importante da equipe na temporada, este fundamento também não foi bem explorado na Arena da Baixada.
No segundo tempo, Abel Ferreira ainda foi forçado a sacar Raphael Veiga do jogo, depois de o meia sentir o tornozelo e pedir para ser substituído. Nem mesmo a expulsão de Hugo Moura, aos 24 minutos, permitiu que o Palmeiras chegasse ao gol de empate. O cenário se repetiu, com a equipe apresentando bom volume na intermediária adversária, mas sem conseguir transformar em chances claras.
Sem Danilo, que terá que cumprir o seu segundo jogo de suspensão, a tendência é que Gabriel Menino siga como primeiro volante no jogo de volta, já que não comprometeu. Já no setor ofensivo, Veiga pode preocupar, já que precisou deixou a Arena da Baixada com uma bota imobilizadora. A boa notícia é o retorno de Scarpa, mas Abel terá que definir qual peça irá substituir o camisa 23. López pode ser acionado novamente, para tentar se redimir, mas Bruno Tabata e Wesley também são opções para o treinador.
Para reagir e reverter o placar do jogo de ida, o Palmeiras vai precisar elevar o nível de atuação no Allianz Parque, com o apoio de seu torcedor. A solidez defensiva precisa voltar, como foi o padrão durante a temporada. Além disso, o volume ofensivo terá que ser convertido em gols, já que só a vitória interessa para buscar a vaga na grande final, em busca do terceiro título consecutivo.
Palmeiras, 2022, Scarpa, Libertadores
1773 visitas - Fonte: gazetaesportiva.com
Tomou um gol bobo! Ontem a nossa defesa não se entendeu. Deixou um garoto de 17 anos dominar a bola no lance que deu origem ao gol atleticano...
Ainda dá pra reverter o resultado mas precisa jogar muito melhor no jogo de volta pra ganhar de no mínimo 2 ou 3 gols de diferença eu espero que não vá para os pênaltis
Se cada partida que não ticer um jogador considerado "titular " o Palmeiras jogar esta bolinha, simplesmente estamos ferrado. Ridícula a atuação.
Como disse o Oliveira que transmitiu o jogo pela Conmebol..." O Flaco é muiti flaco "...que falta faz o Veron né titia...vendeu ele e com o dinheiro comprou o Lopes...que negocio da China heim...até quando vamos esperar que esse jogador apareça ? Quando perdermos todos esses campeonatos ?.. que saudades di Paulo Nobre, bons tempos....e coitado do Abel deu para ver seu desânimo no jogo de ontem...agachado, cabeça baixa procurando solução com esse banco.medíocre......sei não acordem Leila e Barros a continuar assim vocês estão abreviando a estada do Abel no comando, é só aparecer uma oferta da Europa e bye bye.....depois não lastimem......aos criticos que só sabem ofender a opinião dos outros aqui....deêm as suas tambem sem ofender aos que não tenham as mesmas opiniões como a de vocês, isso é coisa de esquerdistas.....
Sacanagem nao ta jogando merda nenhuma e nao sendo pessimista nao vai ganhar nada
Vergonha o q este palmeiras ta jogando nos últimos jogos
O Palmeiras teve chances de fazer o gol e tomou um gol bobo