As chances de o Palmeiras ser o campeão brasileiro de 2022 são altas. É o que dizem sites como o Probabilidades no Futebol (89,8%), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Five Thirty Eight (79%) e o Infobola (87%). Mas o que isso significa na prática?
Calcular chances como a de título do Palmeiras incorre em uma parte da matemática chamada "Probabilidade", que tem como objetivo prever a chance de determinados acontecimentos de fato acontecerem. No caso de um campeonato, a chance de título é calculada a partir das tendências de resultado a partir de análise de desempenho.
Efeito "Vingadores: Ultimato"
Não há grande risco de spoilers, porque estamos falando de um filme de 2019. Mas, se você ainda não assistiu a "Vingadores: Ultimato", eu vou revelar a você que o vilão Thanos morre no final, após o Homem de Ferro se sacrificar para matá-lo.
O herói mártir toma essa decisão depois que o Doutor Estranho, um herói que conseguia prever as infinitas possibilidades de futuro, ter verificado que o único jeito de os mocinhos saírem vitoriosos e salvarem o planeta era se o Homem de Ferro se sacrificasse.
No caso acima, falávamos, portanto, de uma probabilidade muito baixa de vitória dos Vingadores. Mesmo assim, Thanos acabou morto. Vale o mesmo para o Brasileirão.
Tomemos como exemplo o próximo jogo do Palmeiras na competição, contra o Atlético-MG. Com base no desempenho dos dois times, Costa e a UFMG calcularam que o Palmeiras tem 32% de chance de vitória, e o Galo tem 11%. E há 57% de chance de um empate acontecer.
Esse cálculo leva em conta uma série de variáveis objetivas, como o desempenho do Palmeiras como visitante, e o do Galo como mandante, como os times se saem contra rivais da parte debaixo ou da cima da tabela, média de gols, entre outros, que geram ponderações que interferem no cálculo final.
"Peso de camisa, tradição, desfalques, juiz, clima e etc não entram nesse cálculo, porque são dados subjetivos", explica o matemático Gilcione Costa.
A partir do cruzamento dos desempenhos dos dois times, com base nas variáveis acima, os matemáticos chegam às probabilidades de cada partida. E, para comprová-los, por meio do tal programa, o jogo é "jogado" 2 milhões de vezes no computador.
Um Elifoot da vida real
Como no videogame Elifoot, para os mais antigos, ou Football Manager, para os mais jovens, o pessoal da UFMG não vê o jogo acontecendo 2 milhões de vezes, mas o computador os simula com base nas estatísticas dos times até aquele ponto do campeonato virtual.
As 2 milhões de simulações são aplicadas a todos os jogos de cada rodada e aos jogos vindouros de todos os times até o fim da tabela, com base em dados de desempenho atualizados a cada partida. E, portanto, variam de um jogo para o outro, dependendo dos times em campo.
A probabilidade de vitória do Palmeiras em casa contra o Botafogo, no Engenhão, na rodada seguinte, é completamente diferente, porque o cruzamento dos dados objetivos de desempenho dos clubes aponta outra realidade.
Portanto, os tais 89,8% de chance apontados hoje pela UFMG significam que o Palmeiras entra na rodada 28 com essa probabilidade de título, se mantidas, até o fim do torneio, as tendências verificadas até o momento. E que, na rodada 29, quando for jogar no Engenhão, o número deverá ser outro, de acordo com o que tiver acontecido com os 20 times do torneio.
"À medida que o campeonato se aproxima do fim, e as tendências forem se mantendo, porém, a probabilidade de o Palmeiras conquistar o título aumenta, pois haverá menos rodadas para alteração. Menos chances de o Inter aumentar seu ritmo de vitórias, e de o Palmeiras passar a perder mais", explica Costa.
A conta é falível: 2009 que o diga
A UFMG começou a fazer e disponibilizar as probabilidades do Brasileirão em 2004, quando o matemático Gilcione Costa, torcedor do Atlético-MG, temeu que o seu time pudesse ser rebaixado. Naquele ano, o Galo se salvou. Mas, no seguinte, não teve jeito.
"E eu soube muito antes que o rebaixamento ia acontecer", contou, agora entre risos, o professor da UFMG. Naquele ano, as tendências não se alteraram para o Atlético. Mas, em 2009, um campeonato que ainda assombra os palmeirenses, tudo mudou.
Segundo a UFMG, no ano em que o Palmeiras foi atropelado pelo Flamengo e perdeu o campeonato que liderou pelo maior número de rodadas, a chance de o rubro-negro ser campeão, na rodada 28, era de apenas 0,3%, contra 54% dos alviverdes. Já na rodada 38, o Fla entrou com 60,6%, contra apenas 6% do Verdão, que acabaria em quinto e fora da Libertadores.
"Ah, então quer dizer que nós erramos? Não. Esse é o ponto da probabilidade: ela calcula o percentual de chance de os eventos acontecerem, não enxerga o futuro", explica Costa. "Certeza mesmo, só na última rodada, quando o campeão tiver 100%", diz.
3198 visitas - Fonte: http://esporte.uol.com
Haa Jéssica vai lacrar nos quintos dos inferno, senta na anaconda de 3 cabeças e rebola...... MITO 2022
Carlos corretíssimo SOMENTE se vc nao tiver desbloqueador de canais em casa ok? Julio Cesar, de quem ele é eleitor não diz respeito a ninguém haja visto que O VOTO É SECRETO, e o que ele faz para sustentar a família dele, também não diz respeito a terceiros, talvez se vc for de alguma força de segurança e esteja envolvido em uma investigação acerca de pirataria, fora isso, é só mais um querendo aparecer... Valdiney, acredito que a propaganda é a alma do negócio, mas este local talvez não seja o mais interessante para você, enfim, é só a minha opinião, entretanto tens total liberdade para continuar oferecendo seus "serviços" e espero que consigo um trabalho melhor, que lhe dê mais retorno financeiro e que não sejas julgado!
Valdiney é eleitor do demônio de 9 dedos.....
Valdiney pare com a pirataria, arrume um emprego.
Todos canais de tv liberados + filmes e séries só chamar no zap 11 954044319 mando teste grátis