Nesta quinta-feira (6), o Palmeiras recebe o Coritiba, às 19h (de Brasília), no Allianz Parque, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após a partida, o fã de esporte acompanha a melhor repercussão no Linha de Passe, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
Se o time palestrino hoje vive grande fase sob o comando do técnico Abel Ferreira, muito se deve a uma partida ocorrida contra o próprio Coxa, em 14 de outubro de 2020.
Na ocasião, a equipe paranaense estava na zona do rebaixamento e tinha o pior ataque do Brasileirão. No entanto, não tomou conhecimento do Palmeiras e ganhou por 3 a 1, no Allianz Parque, com enorme superioridade e "sobrando" em campo.
O resultado foi o 3º revés consecutivo dos palmeirenses na ocasião e fez o então técnico Vanderlei Luxemburgo começar a balançar no cargo.
Luxa ainda concedeu coletiva de imprensa no Allianz Parque e disse que não temia perder o emprego. Assegurou que tinha o respaldo da diretoria para seguir seu "pojeto" em 2020.
No entanto, perto dali, na Academia alviverde, o então presidente Maurício Galiotte convocou o departamento de futebol para uma reunião de emergência.
Após longa discussão, que quase invadiu a madrugada, foi alcançada uma decisão: Vanderlei estava demitido.
À epoca, o ESPN.com.br contou os bastidores da reunião. Em conversa com o gerente Cícero Souza e o supervisor Edu Dracena, Galiotte afirmou que manteve a aposta em Luxa até quando deu. No entanto, após a performance assustadora contra o Coxa, admitiu que era hora de buscar um novo rumo.
Com isso, Luxemburgo teve sua saída do Palestra Itália oficialmente anunciada às 23h55 (de Brasília).
A chegada de Abel Ferreira
Após o "adeus" de Luxa, o pensamento inicial da diretoria palestrina era de trazer um treinador brasileiro, e não um estrangeiro.
No entanto, devido à falta de nomes de consenso no mercado nacional, Galiotte passou a mirar o mercado estrangeiro.
O primeiro alvo foi o espanhol Miguel Ángel Ramírez, então sensação do futebol sul-americano com seu Independiente del Valle.
O Verdão negociou com representantes do técnico e ficou próximo de um acordo. Todavia, Ramírez recuou na última hora, pedindo para assumir o Alviverde apenas na temporada 2021. Com isso, a contratação melou.
Nos dias seguintes, houve sondagens a outros gringos, como os argentinos Sebastián Beccacece e Gabriel Heinze, cujos conceitos de jogo agradavam. Por diversas questões, também não houve acerto.
Ao mesmo tempo, o elenco era comandado pelo auxiliar-técnico fixo Andrey Lopes, o "Cebola", com bons resultados no Brasileirão.
Com a retomada das vitórias, Galiotte teve mais paz para buscar um nome diferente no mercado - mesmo tendo que lidar no meio do processo com o falecimento de seu pai.
Foram quase duas semanas até o início das tratativas com o "desconhecido" português Abel Ferreira, que estava no PAOK, da Grécia, após bons trabalhos em seu país natal.
O acerto foi rápido: pagamento de multa rescisória na Grécia, viagem ao Brasil com sua comissão técnica e estreia marcada contra o Red Bull Bragantino, pela Copa do Brasil, poucos dias depois.
Em 30 de outubro de 2020, mais de duas semanas após a queda de Luxa, o Palmeiras anunciou: Abel Ferreira era seu novo treinador.
E o resto é história...
2778 visitas - Fonte: https://www.espn.com.b
Esse foi o melhor reforço do Palmeiras nos últimos 20 anos. Avanti Palestra!
Obrigado Luxa pelos serviços prestados, se não fosse a sua decadência, não saberíamos da existência de uma joia chamada Abel Ferreira.