O Palmeiras irá reencontar um velho conhecido nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), quando enfrentará o Botafogo-SP, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela segunda rodada do Campeonato Paulista.
Paulo Baier, ex-meia que defendeu o Verdão de 2006 a 2007, é o atual treinador do time de Ribeirão Preto. Aos 48 anos, o ex-jogador teve passagem de altos e baixos em um efervescente Palmeiras, que acumulou fracassos e algumas trocas de comando no período.
Após boa temporada com o Goiás em 2005, Paulo Baier foi contratado pelo Palmeiras sob boa expectativa para o ano seguinte. Na época comandado por Emerson Leão, o Verdão apresentou o lateral e o ídolo Edmundo como reforços no mesmo dia.
E o primeiro ano de Paulo Baier pelo Verdão não foi ruim: em 52 jogos, foram 12 gols marcados do ainda lateral que às vezes atuava como meio-campista, em 2006.
Mas os resultados coletivos do Palmeiras não ajudaram: a eliminação no Paulistão e uma goleada sofrida para o Figueirense, pelo Brasileirão, custaram o emprego de Emerson Leão, substituído interinamente por Marcelo Vilar até a chegada de Tite, que assumiu o Verdão após a eliminação para o São Paulo nas oitavas de final da Libertadores.
Após bom início no comando do Verdão, Tite foi demitido após desentendimento com diretores. Jair Picerni assumiu o clube na reta final do Brasileirão, encerrando na 16ª colocação e escapando do rebaixamento.
Paulo Baier iniciou a temporada 2007, mas fez apenas oito jogos até deixar o clube para retornar ao Goías. Foram dois gols marcados e a perda de espaço no time comandado por Caio Jr. O lateral deixou o clube em comum acordo após abrir mão de salários atrasados.
Ao todo, Paulo Baier fez 64 jogos e marcou 14 gols com a camisa do Palmeiras.
Atuando mais como um meia na sequência da carreira, Paulo Baier jogou profissionalmente até 2016, quando deixou o futebol ao defender o São Luiz, aos 42 anos. No ano seguinte, iniciou a carreira como treinador.
No Botafogo-SP desde 2022, ele também foi treinador de Toledo, Próspera, Brusque, Criciúma e São José-RS. No time de Ribeirão Preto, conquistou o acesso à Série B do Brasileiro na temporada passada.
2796 visitas - Fonte: https://ge.globo.com/
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas
Foi o presente de Natal.. o da Leila foi vender o Danilo.