Entenda por que a eleição para presidente do Conselho importa tanto nos bastidores do Palmeiras

6/3/2023 14:04

Entenda por que a eleição para presidente do Conselho importa tanto nos bastidores do Palmeiras

Verdão escolherá os próximos presidente e vice do CD em votação nesta segunda-feira

Entenda por que a eleição para presidente do Conselho importa tanto nos bastidores do Palmeiras

O Palmeiras terá nesta segunda-feira à noite a eleição dos novos presidente e vice do Conselho Deliberativo. O pleito está movimentando os bastidores do clube e seu resultado terá importância nos próximos passos da política alviverde.


Alcyr Ramos da Silva Júnior, Roberto Silva e Carlos Antônio Faedo vão disputar a presidência, cargo que Seraphim Del Grande ocupa desde 2017. Grande aliado dos dois presidentes do clube no período (Maurício Galiotte e Leila Pereira), ele não concorrerá à reeleição desta vez.

Maurício Camargo, alinhado com a situação, e Felipe Giocondo, da oposição, concorrem à vice-presidência.

Na avaliação de muitos conselheiros, a presidência de Seraphim foi o início de um alinhamento de todos os poderes (Conselho Deliberativo e o Conselho de Orientação e Fiscalização, o COF) com a diretoria executiva.

Dos 291 conselheiros do Palmeiras, cerca de dois terços são parte da base da gestão de Leila Pereira, que apoia o candidato Alcyr Ramos da Silva Júnior para assumir a presidência do Conselho, além de Maurício Camargo como vice.

Alcyr é o atual vice do CD, mas não tem tanto apelo político. Sua escolha teve grande influência de Leila, que tem trabalhado nos bastidores pela sua eleição em um momento de críticas à gestão, mesmo de pessoas próximas. Houve até com um jantar no último fim de semana para que os candidatos da situação falassem para conselheiros.

Há a expectativa de que a presidente faça algumas concessões em caso de vitória do seu candidato. A mais falada no clube é a retomada do direito de o conselheiro comprar um segundo ingresso para jogos com 50% de desconto. Este benefício foi retirado quando estourou a investigação sobre cambismo no Palmeiras e irritou os políticos alviverdes.

O resultado da eleição pode ser visto como um termômetro dos bastidores palmeirenses. Para a situação, a vitória de Alcyr significaria a manutenção do controle político nas principais pautas do clube.

Já a oposição entende ter uma chance real de conseguir mostrar força e chegar a um cargo relevante na política do Verdão depois da sequência de eleições vencidas pela base já no comando.

Na votação passada para a presidência do Conselho, Mário Gianinni ficou a oito votos de vencer Seraphim, mesmo não sendo um nome que contou com apoio de toda a oposição.



Desta vez, Carlos Faedo foi uma opção mais alinhada com diferentes setores, como de conselheiros ligados ao grupo que antes era de Paulo Nobre, ao de Mustafá Contursi e também novas alas, como o movimento Ocupa Palestra (de Felipe Giocondo) e o Arquibancada, de ex-apoiadores de Leila.







1884 visitas - Fonte: Globo esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade