O Palmeiras está "decepcionado" com a captação de jovens jogadores no mercado sul-americano e passará a investir na África para descobrir novos talentos.
A revelação foi feita por João Paulo Sampaio, coordenador geral das canteras palestrinas, em entrevista ao programa "Bola da Vez", que foi ao ar no último sábado (22) e pode ser assistida pela ESPN no Star+.
De acordo com o dirigente, os garotos da América do Sul chegam ao Brasil e apresentam diversas dificuldades de adaptação, que vão desde a preparação física até a recusa em fazer amizade com os atletas locais.
"Eu fui a todos os Sul-Americanos desde 2015. Sub-15, sub-17, sub-20... Fui para todos. Parei em 2019, 2020, quando veio a pandemia (de COVID-19) e os campeonatos não aconteceram mais. Vindo de lá, presencialmente de Equador, Colômbia, Bolívia, a gente trouxe mais ou menos uns 12 atletas. E eu fiquei muito decepcionado", admitiu Sampaio.
"Adaptação (é o maior problema). Depois eu aprendi com o Gustavo Grossi, que trabalhou por muitos anos na base do River Plate, que a gente não consegue trazer argentinos e uruguaios porque os destaques deles já têm caminho feito para a Europa. É muito difícil para nós", seguiu.
"A gente trouxe (jogadores) das seleções do Equador, da Colômbia, da Bolívia, mas desses dois países [Argentina e Uruguai], não. E ele (Grossi) me ensinou assim: 'João, esses países não tem de 10 a 12 jogos por ano em alto nível, enquanto você tem 100 (no Brasil)'. E aí o que acontece? Eles machuvam muito! Só podem vir com 18 anos, pela lei da Fifa, mas não tiveram a base toda lá, principalmente a parte física", explicou.
"Por isso, machucavam muito. A chamada 'rodagem' a base dá, mas machucavam muito. E também não queriam falar o idioma [português]. A maioria deles não faz amizade com os brasileiros. Além disso, toda vez que tinha folga eles iam para casa e não voltavam na data... Então, fiquei muito decepcionado aqui no mercado sul-americano", complementou.
Por fim, Sampaio revelou que o Palmeiras está trazendo dois atletas africanos para a base, iniciando o trabalho com um novo mercado.
"A gente está indo no mercado africano para ver. É claro que o idioma é muito mais difícil do que aqui. Na América do Sul, o espanhol é mais fácil. Mas a gente está trazendo agora, nesta janela, dois jogadores africanos", contou.
"Já fomos duas vezes a projetos na África. Gana, Senegal, Angola... A gente está entrando agora, vamos ver como será a adaptação", finalizou.
Vasco (F) - domingo (23/04), 16h (de Brasília) - Brasileirão
Tombense (F) - quarta-feira (26/04), 20h (de Brasília) - Copa do Brasil
Corinthians (C) - sábado (29/04), 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
4812 visitas - Fonte: ESPN
Palmeira na vanguarda sempre, quem sabe aparece um novo E''to, ou um Salah..