Abel completa 200 jogos pelo Palmeiras e brinca: "Único que não foi despedido é o Guardiola... E eu"

17/7/2023 16:00

Abel completa 200 jogos pelo Palmeiras e brinca: "Único que não foi despedido é o Guardiola... E eu"

Técnico alcança importante marca pelo Verdão em momento turbulento na temporada: "Estou muito orgulhoso daquilo que fiz"; veja os números de Abel pelo clube

Abel completa 200 jogos pelo Palmeiras e brinca:

Marcos Ribolli

O empate sem gols com o Internacional, no domingo, pelo Brasileirão, marcou a partida de número 200 de Abel Ferreira no comando do Palmeiras. Apesar do momento turbulento, o treinador ostenta números expressivos nos quase três anos à frente do clube.

Desde a chegada ao Palmeiras, em novembro de 2020, Abel tem retrospecto de 117 vitórias, 45 empates e 38 derrotas. Foram 340 gols marcados e 160 sofridos, com 66% de aproveitamento.

Abel conquistou oito títulos pelo Palmeiras: Libertadores (2020 e 2021); Campeonato Paulista (2022 e 2023); Copa do Brasil (2020); Campeonato Brasileiro (2022); Recopa Sul-Americana (2022) e Supercopa do Brasil (2023).

Abel Ferreira está no comando do Palmeiras há quase três temporadas  — Foto: Marcos Ribolli

Abel Ferreira está no comando do Palmeiras há quase três temporadas — Foto: Marcos Ribolli

O atual momento talvez seja o mais turbulento de Abel no Palmeiras. Sem vencer há cinco jogos no Brasileirão e eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil, o técnico busca fazer o time voltar a ter boas atuações.

A pressão externa não é algo que parece incomodar o técnico. No último domingo, Abel brincou sobre o fato de todo treinador ser pressionado e ter "prazo de validade" no Brasil. O português disse que é, ao lado de Pep Guardiola, um dos poucos que não foram demitidos ao longo da carreira.

– Penso que estou preparado para treinar os melhores clubes do mundo. É o que penso, estou preparado. Preciso aperfeiçoar o meu inglês que está mais ou menos, depois ver que a média dos treinadores aqui é de três meses e ficar três anos ganhando com o Palmeiras o que ganhei, estou preparado para treinar os melhores clubes do mundo. Acho que o único que não foi despedido é o Guardiola, acho que todos os outros... e eu, esqueci. Quando chegar minha vez serei, não há problema nenhum. Sei como funciona. Estou muito orgulhoso daquilo que fiz com a minha comissão técnica, que é extraordinária – disse Abel.

A carreira de Abel se assemelha com a de Pep Guardiola pelo fato dos treinadores sempre terem deixado os clubes por vontade própria. Foi assim com o espanhol nas passagens por Barcelona e Bayern de Munique até a chegada ao Manchester City.

Abel Ferreira começou a carreira como treinador dirigindo o Braga, de Portugal, onde ficou por quase três temporadas antes de aceitar uma proposta para dirigir o PAOK. No time grego, o técnico ficou por uma temporada e meia até aceitar a proposta do Palmeiras.

Com contrato válido até o fim de 2024, Abel tem futuro incerto no Palmeiras. A presidente Leila Pereira promete apresentar uma proposta de renovação para o treinador caso seja reeleita para o cargo nas eleições do clube no próximo ano.


1506 visitas - Fonte: Globo esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Doni Prado     

Temos que entender que não se faz limonada sem limoes e se quiser uma boa limonada precisa de bons limões.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade