Opinião: sem reposição, Palmeiras sobrecarrega Abel e flerta com o perigo no mata-mata

3/8/2023 22:00

Opinião: sem reposição, Palmeiras sobrecarrega Abel e flerta com o perigo no mata-mata

Trabalho recente banca decisão por mais um ano de improvisações em um elenco cada vez mais reduzido; planejamento coloca o Verdão em mais um mata-mata sem camisa 5

Opinião: sem reposição, Palmeiras sobrecarrega Abel e flerta com o perigo no mata-mata

Cesar Greco/Palmeiras

Que o Palmeiras tem personalidade em sua gestão no futebol é inegável. A administração de Leila Pereira deu sinais suficientes internamente e ao mercado que o poder final é e sempre será do clube, independentemente de qualquer pressão. O problema é que o excesso de confiança em seu planejamento pode, agora, comprometer o futuro da temporada do time de Abel Ferreira em 2023.

Ao encerrar a atual janela sem reforços, o Palmeiras aumenta a responsabilidade da comissão técnica ao trabalhar com um grupo mais reduzido. O que hoje é aplicado, corretamente, com o argumento de responsabilidade pode se transformar em prejuízo. 

O técnico já é uma realidade devido aos problemas enfrentados para buscar peças. O financeiro também porque foi eliminado da Copa do Brasil e deixou apenas a Libertadores, que terá uma tendência de mata-mata imprevisível, como foco até o fim do ano.

É louvável o esforço para se manter a base campeã de quase tudo nos últimos anos. A não reposição flerta com a irresponsabilidade e aumenta a pressão sobre Abel Ferreira.

Por mais que o Palmeiras tenha apresentado um ótimo desempenho contra o Atlético-MG - mérito mais uma vez de Abel e sua comissão - e construído uma boa vantagem no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, deu para notar uma queda de padrão após as substituições. Lateral virou ponta, e coube a Jhon Jhon, em seu primeiro ano de profissional, ocupar o lugar de Dudu com objetivo de liderar os contra-ataques.

Desde sua chegada, Abel foi obrigado a sempre fazer mais com menos. Contratado no fim de 2020, pediu para o início da temporada de 2021 um camisa 9 e um atacante canhoto com característica de drible. Eles viraram realidade, mas somente em 2022 (Merentiel e López) e nesta temporada (Artur), quando apareceram novas necessidades.

No geral, Abel sempre trabalhou com reposições. O problema é que nem isso chegou em 2023. 

Leila Pereira cumprimenta Abel Ferreira após título da Supercopa  — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Leila Pereira cumprimenta Abel Ferreira após título da Supercopa — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Era o último dia da janela do meio do ano passado quando o Arsenal sinalizou a possibilidade de contratar Danilo. O Palmeiras, corretamente, recusou qualquer investida, mas ali abriu-se a possibilidade de uma saída em janeiro, que foi confirmada com a negociação para o Nottingham Forest, da Inglaterra.

O Verdão teve cerca de seis meses para preparar a saída de Danilo e mais cerca de seis meses para buscar uma reposição. No ano passado, por exemplo, o time de Abel Ferreira já foi obrigado a disputar as duas semifinais da Libertadores sem o volante - Danilo cumpriu suspensão nos dois confrontos contra o Athletico-PR.

Ali, Abel buscou improvisar com Zé Rafael e Gabriel Menino, mas os palmeirenses foram eliminados. O que seria uma aposta de momento precisou ter sequência em 2023 porque o volante tão aguardado por Abel Ferreira e pelos torcedores não chegou.

A esperança do Palmeiras hoje é que o trabalho da comissão técnica não tenha chegado ao seu limite após tanto tempo de improvisações. 

Anderson Barros, diretor de futebol, ao lado de Leila Pereira, presidente do Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Anderson Barros, diretor de futebol, ao lado de Leila Pereira, presidente do Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

A diretoria, respaldada pelos resultados e pela confiança de um projeto de responsabilidade financeira com títulos, sobrou em confiança e assumiu o risco de entregar a Abel um grupo mais limitado em comparação ao do ano passado.

Ainda, é claro, pode entregar resultados, tanto que já ganhou dois títulos em 2023 (Supercopa do Brasil e Paulistão). É indiscutível que o Palmeiras pode avançar de fase na Libertadores e eliminar o Atlético-MG. E, em caso de classificação, também pode embalar entre os candidatos ao título da competição sul-americana mais uma vez.

Como no Brasil o resultado dita a avaliação, uma continuidade na Libertadores será quase que sinônimo de sucesso no planejamento e uma eliminação de crise. Não deveria ser assim para esse Palmeiras, com essa personalidade e com essa estrutura tão bem elogiada nos últimos anos.

O Abel merecia mais. O Palmeiras pode mais.


1521 visitas - Fonte: Globo esporte

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Carlos Rodrigues     

A manchete da matéria reflete a real situação da equipe nesta Libertadores e isso ficou bem evidente ontem no Mineirão! Se tivéssemos umas reposições mais qualificadas poderíamos ter vencido por mais gols e ir para o segundo jogo bem mais tranquilo. 0ntem por exemplo, o G. Menino não foi bem e essas oscilações comprometem o rendimento do time! No entanto ,como resultado o 1xO foi excelente!!

Thiago Diniz     

Queria passar um dia com barros, ele senta na mesa dele e fica jogando paciencia, jogo da memoria ate a hora de ir embora! Se nao contrata manda ele embora e deixa esse cargo vago, economiza o salario dele

Sim e não, a torcida não está, e não estará contra o Abel, mesmo que caso perca no mata mata(tomara que não), mas a torcida ira aumentar ainda mais a pressão contra a diretoria, e sim ira pedir a cabeça do Barros e a Leila vai se coçar se quiser se reeleger ano que vem.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade