Ettore Chiereguini/AGIF
O Atlético-MG saiu na bronca com a arbitragem do jogo em que foi eliminado da Libertadores, para o Palmeiras. O Galo reclamou de um pênalti de Gabriel Menino, no segundo tempo, após a bola bater no braço esquerdo do jogador palmeirense. O árbitro argentino, Fernando Rapallini, sequer olhou o lance no vídeo e teve decisão ratificada pela análise do VAR, divulgada pela Conmebol.
- No minuto 69 de jogo, um defensor do Palmeiras retira a bola de cabeça, e ela resvala no braço da equipe. O árbitro, entendendo de forma correta o contexto da ação, onde a bola vem de um companheiro, se dirige fora da área penal, entende que é uma mão não aplicável, vendo que não é um movimento deliberado - cita a narração divulgada pela Conmebol.
O vídeo mostra que, aos 24 do segundo tempo, Mayke tenta afastar a bola da grande área, mas ela bate no braço esquerdo de Gabriel Menino. Nos áudios divulgados pelo VAR, a arbitragem e a equipe do VAR já entende de imediato que o cabeceio veio de um companheiro de Gabriel Menino, mas checa se houve um movimento deliberado do jogador do Palmeiras para tocar na bola.
Rapidamente, a equipe de VAR entende que não há "um gesto adicional" de Menino no lance e repassa a Rapallini que "está todo checado" e que não há infração.
- Está numa posição natural para mim - apontou o árbitro de vídeo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/M/k/0ZtkpiRA64oKJEtNp9UA/agif2308092341169.jpg)
Palmeiras x Atlético-MG — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
O lance gerou reclamação do técnico Luiz Felipe Scolari na coletiva e também do atacante Hulk, ao fim da partida. Segundo o atacante, ele entendeu a decisão pela regra, mas questionou que o braço de Gabriel Menino tirou a direção da bola.
- O árbitro falou que foi o defensor que cabeceou e pegou no braço do companheiro, então não é pênalti. Eu falei que tudo bem, pela regra não seria, mas ele (Gabriel Menino) acabou tirando a direção da bola. Conversei na boa, ele ficou meio que na dúvida, mas é levantar a cabeça
A partida ficou empatada por 0 a 0. Por ter vencido por 1 a 0, no Mineirão, na ida, o Palmeiras garantiu vaga na próxima da Libertadores para enfrentar o Deportivo Pereira, da Colômbia.
1560 visitas - Fonte: Globo esporte