Em vídeo publicado nesta terça-feira (29) nos canais oficiais da entidade, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Wilson Luiz Seneme , afirmou que os juízes e a equipe de VAR acertaram na anulação do gol feito por Paulinho , do Vasco , sobre o Palmeiras , em partida no último domingo (27), no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro .
No tradicional "Papo de arbitragem", Seneme conversou com Péricles Bassols (gerente de VAR da CBF) e Giuliano Bozzano (gerente técnico de arbitragem) e salientou que o VAR tinha, sim, que revisar o impedimento do atacante vascaíno Vegetti na origem do lance.
De acordo com o presidente da Comissão, isso ocorre porque o fato do volante palmeirense Richard Ríos ter afastado a bola da área não criou necessariamente a chamada "nova jogada", o que permite aos árbitros de vídeo analisarem o lance envolvendo Vegetti.
Seneme, Bassol e Bozzano ilustraram a explicação com o texto-base feito pela International Board , entidade que rege as regras do futebol mundial, e salientaram que a afastada de Ríos não configurou início de "novo lance" porque:
A bola afastada por Ríos seguiu próxima à área do Palmeiras, a chamada região de risco
A bola afastada por Ríos foi dominada por um jogador do Vasco (no caso, Paulinho), e não do Palmeiras
Ríos estava sob pressão quando afastou a bola e não teve domínio claro do lance
Segundo Bassols, Richard Ríos não deu início a uma nova fase de ataque do Palmeiras com a afastada, já que, para isso acontecer, ele teria que ficar com o domínio claro da bola e, sem ser pressionado, sair jogando com algum companheiro.
"Uma afastada que não seja controlada por um companheiro meu não pode ser considerada um ganho de posse", explicou o gerente.
Por isso, os membros da Comissão de Arbitragem consideraram que o VAR da partida, comandado por Igor Benevenuto , acertou ao pedir para o juiz principal Wilton Pereira Sampaio esperar antes de confirmar o gol, fazendo na sequência a checagem do impedimento e anulando o tento por irregularidade na posição de Vegetti no lance, mesmo com o envolvimento de Richard Ríos na sequência.
Ainda no domingo, após a partida, o Vasco usou suas redes sociais para reclamar da checagem feita, afirmando que abriria reclamação formal.
"O Vasco da Gama contesta a interferência do VAR e a anulação do gol legítimo do Paulinho, na partida deste domingo (27/08), diante do Palmeiras. O equívoco da arbitragem influenciou diretamente no andamento do jogo e, consequentemente, em seu resultado", escreveu.
"Novamente, já que não é a primeira vez que isso acontece no Campeonato Brasileiro, o clube irá apresentar uma formal reclamação à Confederação Brasileira de Futebol", acrescentou.
Deportivo Pereira (C) - 30/08, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - Transmissão pela ESPN no Star+
Corinthians (F) - 03/09, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Bahia (F) - 03/09, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Fluminense (C) - 16/09, 16h (de Brasília) - Brasileirão
3729 visitas - Fonte: espn
Golaço foi o gol de bicicleta do Rony contra o patético mineiro, que foi anulado. Esse do Vasco, totalmente defensável que o Weverton não defendeu.