Análise: Abel faz mudanças necessárias, mas Palmeiras apresenta sinais de desgaste

9/10/2023 04:58

Análise: Abel faz mudanças necessárias, mas Palmeiras apresenta sinais de desgaste

Análise: Abel faz mudanças necessárias, mas Palmeiras apresenta sinais de desgaste

Nem sempre mudanças positivas são acompanhadas de bons resultados no futebol. Um exemplo disso pôde ser visto na derrota de virada do Palmeiras para o Santos , no último domingo, na Arena Barueri, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp

Melhores momentos | Palmeiras 1 x 2 Santos pela 26ª rodada do Brasileirão

Abel mexeu no ataque, tirando Artur e abrindo mão da improvisação de Mayke na lateral direita. O time melhorou, fez um primeiro tempo quase perfeito. Mas não venceu. E isso não pode ser visto como um sinal de que as mudanças não surtiram efeito, pelo contrário.

Mais notícias do Palmeiras : + Abel diz que faltou capricho nas finalizações + Atuações: vejas as notas e deixe a sua avaliação + Torcida protesta contra Leila e diretoria durante clássico

Endrick e Kevin no aquecimento do Palmeiras contra o Santos — Foto: Marcos Ribiolli

Endrick e Kevin no aquecimento do Palmeiras contra o Santos — Foto: Marcos Ribiolli

Apesar disso, o Palmeiras dá demonstrações de que brigará apenas por uma das vagas diretas para a próxima edição da Conmebol Libertadores. Neste momento, na quarta colocação com 44 pontos, o Verdão está no limite do grupo de classificados.

Mas, para conseguir cumprir o objetivo que lhe restou em 2023, o Verdão terá de encerrar a sequência de cinco jogos sem vencer e reequilibrar o elenco para as rodadas finais do Brasileirão. O clássico contra o Santos, mesmo com derrota, pode ajudar Abel a solucionar a turbulência vivida pelo clube neste momento.

Ótima impressão

Apesar de não ter conseguido ir para o intervalo vencendo, o Palmeiras deixou o primeiro tempo do clássico contra o Santos com boas impressões das mudanças feitas por Abel Ferreira e que vinham sendo pedidas pelos torcedores.

O ataque formado por Kevin, Rony e Endrick deu maior dinâmica e velocidade não só ofensiva ao Palmeiras , mas também ajudou defensivamente. O Santos ficou pouco com a bola, chegou ao ataque em raras oportunidades e precisou se preocupar com a velocidade dos pontas rivais.

O resultado da nova dinâmica ofensiva foi o empate por 1 a 1 – gol marcado por Zé Rafael - nos primeiros 45 minutos. Mas os números foram positivos: 69% de posse de bola, 15 finalizações e 89% de acerto nos 280 passes trocados. O Santos, por exemplo, finalizou cinco vezes e trocou apenas 116 passes.

Zé Rafael comemora o gol em Palmeiras x Santos — Foto: Marcos Ribolli

Zé Rafael comemora o gol em Palmeiras x Santos — Foto: Marcos Ribolli

Kevin finalizou quatro vezes ao gol, enquanto Endrick foi responsável por outras três. Uma delas acertou o travessão de João Paulo. A bola também chegou mais aos pés de Rony, que finalizou outras duas vezes.

Desgaste físico pesou

O segundo tempo mostrou um Palmeiras menos agudo e mais desgastado fisicamente. Abel tirou Raphael Veiga, Zé Rafael e Gabriel Menino. Com mais garotos em campo, o Verdão não conseguiu manter-se agressivo no ataque como foi na primeira etapa.

Kevin em Palmeiras x Santos — Foto: Marcos Ribolli

Kevin em Palmeiras x Santos — Foto: Marcos Ribolli

O time terminou o jogo com Endrick, Rony e Flaco López no ataque. E um meio de campo com Fabinho, Richard Ríos e Jhon Jhon. Nos dez minutos finais, Murilo deu lugar a Luís Guilherme na tentativa de uma pressão final.

A desorganização do Palmeiras no segundo tempo e nos minutos finais do clássico não podem esconder que as mudanças feitas por Abel foram válidas. A eliminação na semifinal da Libertadores para o Boca precisa ser esquecida. A pausa para a Data Fifa chega em boa hora.

"O avião vai jogar, Leila Pereira? Palmeiras não tem peças", diz Bocca | A Voz da Torcida

O atual momento do Palmeiras no ano, sem vencer há cinco jogos, ilustra muito mais do que um time que não vive boa fase. O elenco, talvez, tenha chegado ao seu limite. E isso só pode ser corrigido com o tempo e com a chegada de novos jogadores. A mensagem parece clara para 2024.

+ Veja outras notícias do Palmeiras

Mais lidas do ge

1
flamengo

Partes superam entraves financeiros, e Tite é o novo técnico do Flamengo

2
grêmio

Presidente do Grêmio critica ausência de Renato em entrevista: 'Ninguém concordou'

3
espião estatístico

Botafogo tem 81% de chances de título; Santos, 71% de ficar na Série A, Bahia tem 66%, e Vasco, 54%

4
brasileirão série c

Série C define quatro clubes com acesso garantido à Série B do Brasileiro de 2024; veja

5
botafogo

Tiquinho vê Botafogo unido e fala sobre Lage: 'Não conseguimos impor o que ele queria'

?? Ouça o podcast ge Palmeiras ??

+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge

50 vídeos


1986 visitas - Fonte: ge

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

queria eu ganhar o dinheiro que estes cara ganhar senhor Abel manda ele quebra pedra trabalhar na roça no sol 10 horas por dia vcs trabalhar 2 hora por dia depões descansar vc Abel de um tempo praca só fala merda todos jogando que foi pra seleção volto uma merda joga que e convocado para seleção não deveria joga e sim ficar no Banco ele não joga o mesmo futebol fica com medo de si machucar obrigado por tudo que vc fez para o Palmeiras mas já está na hora de vc pegar a mala

carlos erivaldo     

a bloqueirinha só aparece nas taças vaga...

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade