Rivaldo construiu-se como nome decisivo e uma das principais estrelas do Brasil na conquista do pentacampeonato mundial, em 2002, mas o que poucos sabem é que o pernambucano quase abandonou a seleção pouco antes da Copa do Mundo.
– Eu dizia: "Acho que o Felipão não vai me colocar. Se ele não me colocar, eu vou embora" - revela o ex-atleta, em entrevista ao Palmeiras Cast.
+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp
Rivaldo, Felipão, Luiz Felipe Scolari, Copa do Mundo de 2002 — Foto: Matthew Ashton/EMPICS via Getty Images
Rivaldo, Felipão, Luiz Felipe Scolari, Copa do Mundo de 2002 — Foto: Matthew Ashton/EMPICS via Getty Images
A conversa de Rivaldo foi por telefone e com Carlito Arini, que por muitos anos trabalhou como empresário do atleta e foi quem precisou absorver o susto com a notícia.
– A gente se falava muito e ele virou para mim, disse: "Estou voltando pro Brasil, não vou jogar a Copa". Eu falei: "Você machucou?" e ele: "Não, não. Se amanhã ele (Felipão) não me colocar, eu pego minhas coisas e vou embora" - conta Carlito, também em participação no podcast.
– Se você não conhece a pessoa, fala: "ah está blefando". Mas eu sabia que ele ia embora. Já pensei: depois de amanhã vou buscar no aeroporto - completa.
Mais notícias do Palmeiras : + "A Nove espera Endrick": destaque na Espanha, atacante é esperança do Palmeiras + Palmeiras tem desafio de evitar impacto das polêmicas
Top-10 Gols do Rivaldo no Futebol Brasileiro
+ Dudu mostra pequena evolução ao colocar o pé no chão; veja vídeo + Palmeiras negocia renovação de contrato de Luis Guilherme
Ex- Palmeiras , São Paulo, Corinthians, Barcelona e outros 10 clubes ao longo da carreira, Rivaldo conta que a postura na época aconteceu por receio de ficar fora da Copa do Mundo - especialmente após voltar de lesão e ainda por ter perdido o Mundial anterior, em 1998, para a França.
– Sou grato ao Felipão por tudo que ele fez, ter me levado para a Copa do Mundo, machucado e tal. Mas estava recuperando, tinha feito o jogo da Malásia, estava na semana do jogo e ele não dizia o time que ia jogar. Dizia alguns e eu... colocava Denilson, um, outro, me tirava. Jogador gosta de estar confirmado logo para concentrar – conta Rivaldo, com um sorriso no rosto.
– Foi pelo momento. Talvez não teria feito, não sei. Mas perder a Copa como perdeu, ter a oportunidade de jogar, vir com tudo, se recuperar. Eu digo: não, pelo amor de Deus, não me deixe fora não.
+ "Rivaldo Confidencial" investiga as camadas do personagem Rivaldo
A preocupação, aliás, existe por conta de como Rivaldo enxerga a trajetória de um jogador na Copa do Mundo. Na época, eram sete jogos até a final, e na visão do atacante o atleta precisa atuar em seus 100% e desde a partida de estreia.
Em 2002, Brasil vence a Turquia na Copa do Mundo
– Como vim de uma Copa perdida, fui para 2002 machucado, então você diz: Eu tenho que jogar o primeiro jogo e jogar bem.
– Eu me escalei na Copa pelo jogo contra a Turquia, fiz o gol de pênalti, dei o passe pro Ronaldo e pronto. Porque um jogo mais ou menos, a imprensa derruba. Aconteceu com o Giovanni. Não fez nada para ser substituído e não jogar mais nada, mas foi para a Copa para 45 minutos, de titular a não jogar mais um minuto - finaliza.
Mais notícias do Palmeiras : + "Não nos curvaremos", dizem conselheiros sobre Leila + Em carta, Paulo Nobre diz que Leila "passou dos limites"
10 anos do Penta: Brasil vence a Turquia na estreia da Copa de 2002
Rivaldo, no final das contas, permaneceu para a Copa do Mundo, estreou contra a Turquia - decretando a vitória de virada em uma cobrança de pênalti, por 2 a 1 - e foi decisivo com cinco gols na campanha do título, além de ter sido eleito o segundo melhor da competição - atrás somente do goleiro Oliver Kahn. Trajetória que ficou na memória - e que o atacante sempre faz questão de lembrar.
+ Veja outras notícias do Palmeiras
Mais lidas do ge
corinthians
Quem ganhou moral e quem perdeu espaço com Mano Menezes no Corinthians
cruzeiro
Técnico do Cruzeiro, Zé Ricardo comenta afastamento de Gilberto: 'Decisão conjunta'
flamengo
Radar dos emprestados: Flamengo tem titular na Europa, 12º jogador no vice-líder e andarilho na Série B
botafogo
Veja do que o Botafogo precisa para alcançar 'pontuação mágica' do título; compare concorrentes
botafogo
Bastidores: como Adryelson, do Botafogo, ficou sabendo da convocação para a Seleção
?? Ouça o podcast ge Palmeiras ??
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge
3165 visitas - Fonte: ge
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador