Nesta terça-feira (21), a partir das 21h30 (de Brasília), Brasil e Argentina se enfrentam pela 6ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo e se reencontraram no Maracanã pouco mais de dois anos após o título dos argentinos na Copa América de 2021 em pleno Rio de Janeiro. O palco do confronto, por sua vez, não é especial apenas para os "hermanos".
Além do técnico Lionel Scaloni , 18 jogadores que foram chamados para esta Data Fifa são remanescentes da seleção argentina campeã da América no Mário Filho. Na ocasião, o gol do título foi assinalado por Ángel Di María , que voltará ao mesmo palco nesta terça. Assim como outros nomes como Lionel Messi , Emiliano Martínez , Otamendi e Lautaro Martínez .
E para além da taça, que encerrou um longo jejum dos argentinos sem títulos, o título também foi uma espécie de afirmação daquela seleção comandada por Scaloni, que pouco mais de um ano depois, em dezembro de 2022, com a mesma base de jogadores, se sagrou campeã da Copa do Mundo no Qatar.
Na seleção brasileira, o Maracanã também se tornou especial para alguns jogadores. E não apenas por conta de títulos conquistados a serviço da Amarelinha, mas também por clubes.
Recentemente, a dupla formada pelo zagueiro Nino e o volante André foi campeã da CONMEBOL Libertadores pelo Fluminense . Assim como o próprio técnico Fernando Diniz , que divide o cargo com a seleção, e foi quem chamou os jogadores.
Revelado pelo Fluminense a atualmente no Brighton , João Pedro também fez a sua estreia como profissional no estádio. Foi no dia 19 de janeiro de 2019, quando o Tricolor das Laranjeiras arrancou empate por 1 a 1 com o Volta Redonda (RJ) , pelo Campeonato Carioca . O atacante entrou no segundo tempo, no lugar de Zé Ricardo. João Carlos abriu o placar, de pênalti, para o Voltaço, e Ibañez deixou tudo igual nos minutos finais.
Representando o Palmeiras , onde segue até hoje, o meia Raphael Veiga também vibrou no Maracanã. No dia 30 de janeiro de 2021, o Alviverde venceu o Santos por 1 a 0, com gol de Breno Lopes, e se sagrou campeão das Américas.
Já com a camisa da Amarelinha, mas representando a seleção olímpica, o zagueiro Marquinhos , do PSG , e o atacante Gabriel Jesus , hoje no Arsenal , conquistaram a medalha de ouro inédita para o futebol masculino nas Olimpíadas de 2016, realizadas na Cidade Maravilhosa. Na final, o Brasil derrotou a Alemanha nos pênaltis, com cobrança decisiva de Neymar , que neste momento se recupera de uma lesão e por isso não foi convocado.
Argentina (C) - 21/11, 21h30 (de Brasília) - Eliminatórias da Copa-2026
Inglaterra (F) - 23/03, a confirmar - Amistoso
Espanha (F) - a confirmar - Amistoso
Brasil (F) - 21/11, 21h30 (de Brasília) - Eliminatórias da Copa-2026
Chile (C) - 05/09, a confirmar - Eliminatórias da Copa-2026
Colômbia (F) - 10/09, a confirmar - Eliminatórias da Copa-2026
1038 visitas - Fonte: espn