Abel Ferreira conquistou pela segunda vez consecutiva o Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet na categoria de melhor treinador. E o futuro do técnico foi motivo de emoção após receber a premiação.
Questionado se continuará no Palmeiras em 2024, Abel se emocionou e deu um forte discurso sobre egoísmo e egocentrismo para destacar como pensará o futuro da carreira.
"Olha, a única coisa que posso dizer é que vou decidir com o coração e com a cabeça. O futebol tem um impacto muito negativo na nossa formação quanto homens e mulheres, que é por sermos muito egoístas e egocentristas. E por isso que é muito difícil gerir ego no futebol. Tem a ver com a formação. Quando estamos no sub-12, 13, 14, lutamos com um colega para jogar no time. Quando vamos para o profissional é a mesma coisa. Quase somos educados para o egocentrismo, para o eu. Nesses últimos anos fiz as escolhas no eu, no que era melhor para minha carreira. Não o que era melhor para minha família. Chegou a hora de pensar neles", disparou.
Durante o discurso, Abel Ferreira fez questão de compartilhar o prêmio com os demais treinadores que trabalham no futebol profissional brasileiro. O treinador do Palmeiras falou sobre as dificuldades que o cenário nacional traz para partilhar a premiação com os companheiros de profissão.
"É a segunda vez que eu vou receber esse prêmio e gostaria de compartilhar com todos os treinadores que trabalham no futebol brasileiro desde a Série B à Série A. Todos os treinadores que trabalham no futebol profissional no Brasil. Porque é muito duro ser treinador aqui, é prazeroso, mas é duro. Muito difícil. Tenho tanto mérito no título quanto o Rogério Ceni salvar-se no último jogo. A dimensão da conquista e da alegria é a mesma. É um título diferente, o Palmeiras luta para ser campeão, ano passado dividi o prêmio com meus jogadores. Gostaria, sem exceção, os brasileiros, os estrangeiros, não é um prêmio meu, é nosso. Sei como é difícil ser treinador nesse país por várias circunstâncias, tem também o lado bom, claro que tem. Gostaria de dividir o prêmio com todos eles", começou por dizer.
Em três anos sob o comando do Palmeiras, Abel Ferreira conquistou nove títulos. Foram duas CONMEBOL Libertadores , dois Campeonatos Brasileiros , dois Campeonatos Paulistas , uma Supercopa do Brasil , uma CONMEBOL Recopa e uma Copa do Brasil .
1617 visitas - Fonte: espn