Palmeiras e São Paulo fazem neste domingo (4), no Mineirão, a primeira final do futebol brasileiro em 2024. Os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil duelam pela Supercopa Rei , em clássico que promete ser histórico e com bola rolando a partir de 16h (de Brasília). O caminho para a primeira final nacional da história do Choque-Rei foi pavimentado na temporada passada, com os títulos conquistados por palmeirenses e são-paulinos no segundo semestre.
Para chegar ao título do Brasileirão, o Palmeiras teve de recalcular sua rota. Foram 11 jogos em uma "nova formação" para o 12° título do torneio. O problema central atendia pelo nome de Dudu . Sem o camisa 7, que perdeu o restante da temporada devido a lesão, a dinâmica ofensiva do Verdão ficou bastante comprometida, ainda mais pelas más fases de Rony e Artur. A solução encontrada por Abel após um considerável período tateando quais seriam as opções ideais (período esse que incluiu uma dolorosa eliminação em casa para o Boca Juniors na CONMEBOL Libertadores ) foi alterar o sistema tático para um 3-4-1-2, com alas abrindo o campo e liberdade para Raphael Veiga encostar com maior frequência na dupla de atacantes.

Em abril de 2023, Dorival Júnior assumiu um São Paulo com claros padrões de jogo e mentalidade competitiva, mas que esbarrava em tabus e longos anos sem um título de expressão – motivo que, em decisões, jogava contra a equipe. O técnico, então, assumiu a missão: manter o nível de desempenho, mas, dessa vez, sem passar batido. Ideia incutida e comprada por elenco, restou ajustar questões táticas deixadas por Rogério Ceni.
Em 2024, o time, com toques curtos e rápidos, aproveita todo e qualquer campo aberto deixado pelo adversário, assim como busca seu atacante pelo alto em muitos momentos. Detalhes que fazem a diferença (como fez contra o Corinthians). Thiago Carpini tem mais documentos e munições para estudar seu adversário, visto que o português tem mais bagagem e tempo de cargo. É uma vantagem. Assim como, para Abel Ferreira, é vantajoso encarar um time em início de trabalho.

Os próximos jogos do Palmeiras são contra o São Paulo (N), Ituano (C) e Santo André (F). Já os próximos jogos do São Paulo são contra o Palmeiras (N), Água Santa (C) e Ponte Preta (F).