O Vasco manifestou interesse na contratação do atacante Breno Lopes, e o Palmeiras não deverá dificultar a saída do jogador. O Palmeiras acredita que Breno perderá espaço no time ao longo da temporada devido às novas opções para o setor ofensivo. Mesmo sendo importante na conquista do Brasileirão de 2023, Breno não começou a temporada como titular e o Alviverde conta com as voltas de Bruno Rodrigues e Dudu no segundo trimestre. Além disso, as iminentes chegadas de Lázaro, Rômulo e Caio Paulista também pesam contra Breno.
O jogador vê com bons olhos um novo desafio, especialmente pelo destaque que terá no elenco do Vasco, que busca uma "sombra" para o argentino Vegetti. O Palmeiras vê a possibilidade de ter retorno financeiro com a negociação, já que Breno tem contrato com o clube até 31 de dezembro deste ano e poderia assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir do meio do ano, deixando o clube sem custos.

O Palmeiras pagou R$ 7,5 milhões ao Juventude, no final de 2020, por 50% dos direitos econômicos do jogador. Breno é visto como um exemplo de profissional e avaliado como um ótimo jogador, apesar de conviver com críticas da torcida, especialmente após ter xingado a principal torcida organizada alviverde. Breno tem 162 partidas com a camisa do Palmeiras, 24 gols marcados e oito títulos conquistados.