O ofício enviado por nove clubes à CBF na tentativa de paralisar o Campeonato Brasileiro durante a disputa da Copa América, de 20 de junho a 14 de julho, está baseado em três sugestões. A ESPN teve acesso ao documento, assinado Flamengo, Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, Vasco, Athletico-PR, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo. Durante o período do torneio de seleções, que será disputado nos Estados Unidos, estão previstas nove rodadas do Brasileirão.
A primeira medida sugerida pelas equipes envolve as oitavas e quartas de final da Copa do Brasil e "resolveria" o problema de possíveis desfalques em quatro jogos. A ideia é que os duelos de ida e volta das oitavas e quartas do mata-mata nacional, hoje espalhados do fim de julho até o meio de setembro, aconteçam todos durante a Copa América. A segunda sugestão diz respeito à decisão da Copa do Brasil: os dois jogos, marcados hoje para a primeira quinzena de novembro, seriam empurrados para depois do fim do Brasileiro, após 8 de dezembro. Assim, mais duas datas do campeonato não teriam impacto de convocações.
A terceira tentativa para "resolver" a questão da Copa América contempla um aperto nas datas: a diminuição do intervalo de algumas partidas no calendário da Série A, desde que respeitado o mínimo de 66 horas entre uma disputa e outra. O intervalo de quatro dias poderia cair para três em alguns casos, por exemplo. Entre os clubes que assinaram o ofício, há o incômodo com a CBF pelo fato de a entidade sempre destacar a garantia de "isonomia e equilíbrio" do Brasileiro e "escolher" o prejuízo em convocações justamente na competição, quando campeonatos estaduais, CONMEBOL Libertadores e Copa do Brasil geralmente passam ilesos dessas situações.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que a confederação avaliará o pedido, mas, segundo apurou a reportagem, há resistência nos bastidores da entidade à tentativa, principalmente pelo impacto que as mudanças gerariam no calendário de 2025. Com a Copa do Brasil terminando depois do Brasileiro, por exemplo, o período previsto para férias dos atletas seria alterado, o que impactaria no início da próxima temporada. Outra fonte ligada à CBF ressaltou que também não seria uma medida justa com todos os clubes, principalmente, aqueles sem convocados, já que poderiam ficar apenas treinando por um período sem jogos para disputar. Fora isso, a entidade entende que já apresentou avanço importante no calendário ao não colocar mais jogos nas demais "Datas Fifa".
1728 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Palmeiras recebe proposta astronômica por Vitor Roque
Palmeiras e Guarani se enfrentam na 8ª rodada do Brasileirão: Confira onde assistir ao duelo
Palmeiras x Guarani; Saiba onde assistir
Provável escalação do Palmeiras! Abel faz grandes mudanças no time titular para decisão no Paulistão
Internacional x Palmeiras: onde assistir
BOMBA: Palmeiras apresenta proposta por Nino, do Zenit
Palmeiras x Capivariano: onde assistir
GOOOOOOOOOOOOOL! PALMEIRAS ABRE O PLACAR CONTRA O INTER
Sei que o interesse é somente político, mas tá na hora de começar a pensar em baixar os times participantes em todas as séries dos estaduais, do Brasileirão e diminuir consideravelmente a copa do Brasil. Acredito ser um começo pra colocar em ordem nosso calendário.
simples. não convocar nenhum jogado que atue no Brasil. afinal, o Abel que tanto reclama do calendário do futebol brasileiro, vai ficar uma arara, atuando ver que terá que trabalhar em duas datas depois de dezembro. por outro lado. me parece meio estranho, ele ter aceito que o palmeiras assinasse essa minuta.. Ou será que ele não foi consultado.