oito técnicos do corinthians demitidos enquanto Abel Ferreira comanda o Palmeiras

17/2/2024 11:20

oito técnicos do corinthians demitidos enquanto Abel Ferreira comanda o Palmeiras

Abel Ferreira vs. Corinthians: domínio palmeirense na era do técnico português.

oito técnicos do corinthians demitidos enquanto Abel Ferreira comanda o Palmeiras

Era 3 de março de 2021 quando Abel Ferreira comandou o Palmeiras diante do Corinthians pela primeira vez. Empatou por 2 a 2, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Paulista, e ainda faltavam dois meses para o português causar a demissão de Vagner Mancini no rival. Seria, contudo, apenas o primeiro de uma lista extensa. Abel assistiu a sete técnicos passarem pelo Corinthians em seus três anos de Palmeiras , e o novato António Oliveira torna-se agora o oitavo a comandar o Timão ao longo deste período, segundo dados do Espião Estatístico.

Palmeiras e Corinthians se enfrentam às 18h deste domingo, na Arena Barueri, pela nona rodada do Paulistão. Marcado pela longevidade, Abel assumiu o Verdão em 3 de novembro de 2020 e desde então empilhou recordes, nove títulos e duas renovações de contrato - a última até o fim de 2025, oficializada no início desta temporada.

E se dependesse da presidente Leila Pereira, o vínculo valeria até mais - devido ao plano de mantê-lo até 2027 caso seja reeleita em dezembro. Ao longo deste período, Abel enfrentou cinco técnicos do Corinthians, e António Oliveira será o sexto da lista.

Não foram adversários do português: Cuca, que só permaneceu por seis dias em 2023, e Mano Menezes, no comando por quatro meses entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024. Desde que chegou ao Palmeiras , Abel fez 11 partidas contra o Corinthians - uma delas contra o interino Danilo -, com seis vitórias, quatro empates e só uma derrota, para o time de Sylvinho, por 2 a 1, no Brasileiro de 2021. Foi o único, portanto, a derrotar o Verdão de Abel.

Questionado sobre o desafio de se preparar para uma equipe que muda constantemente sua área técnica, o treinador do Palmeiras abriu um sorriso e suspirou para soltar as primeiras palavras, cauteloso por "cascas de banana" na pergunta, como ele mesmo chamou. – O que posso dizer do Corinthians é que é um clube histórico. Apesar de sermos grandes rivais, precisamos um do outro. Mas gestão de clubes, tenho uma opinião e vou guardar para mim. Cada um faz o melhor que pode e consegue. É um jogo diferente, sei que é. Tem um treinador novo, se adaptando, duas vitórias dão muita confiança. Sabemos como é o Dérbi, vamos preparar – afirmou.

António Oliveira, portanto, será o sexto adversário de Abel Ferreira em confrontos com o Corinthians. O recém-chegado, aliás, também é português e ex-atleta, além de filho de Toni Oliveira, ídolo histórico do Benfica, em Portugal. Ele também chegou ao Brasil em 2020, mas como auxiliar técnico no Santos e no Athletico, onde virou treinador principal. Foi ao Benfica por um período em 2021/22 e desde então voltou ao Brasil, conduzindo Cuiabá e Coritiba antes de acertar com o Corinthians.

– Minha relação com Abel é de muito respeito. Tem feito um trabalho extraordinário desde que chegou ao Brasil, que culminou em muitos títulos, e tem representado da melhor forma aquilo que é o treinador português – disse António Oliveira sobre o adversário. Abel, por outro lado, costuma se ater somente ao próprio Palmeiras , sem estender o discurso sobre os adversários. Delimitou o clássico aos clubes, para além do confronto entre portugueses, e valorizou o respeito entre os profissionais do país.

– É um Palmeiras x Corinthians, não tem treinador A, B ou C – iniciou o treinador. – Os treinadores portugueses se respeitam muito. Estou aqui hoje porque anos atrás teve outro treinador português que se aventurou pela Europa e abriu porta para outros. Teve outro que atravessou o Atlântico numa altura em que ninguém queria vir para o Brasil, e falou maravilhas, que foi o Jorge Jesus, e abriu portas para mim, por exemplo – finalizou.

Técnicos que Abel viu passar no Corinthians Vagner Mancini: 12 de outubro de 2020 a 16 de maio de 2021 (7 meses) Sylvinho: 27 de maio de 2021 a 3 de fevereiro de 2022 Vítor Pereira: 28 de fevereiro de 2022 a 13 de novembro de 2022 (9 meses) Fernando Lázaro: 20 de novembro de 2022 a 20 de abril de 2023 (5 meses) Cuca: 20 de abril de 2023 a 26 de abril de 2023* Vanderlei Luxemburgo: 1 de maio a 2023 a 27 de setembro de 2023 (5 meses) Mano Menezes: 28 de setembro de 2023 a 5 de fevereiro de 2024 (4 meses)* António Oliveira: 9 de fevereiro de 2023 até agora

Confrontos do Palmeiras de Abel e Corinthians Corinthians 0 x 0 Palmeiras - Brasileiro 2023: Luxemburgo Palmeiras 2 x 1 Corinthians - Brasileiro 2023: Danilo (interino) Corinthians 2 x 2 Palmeiras - Paulista 2023: Fernando Lázaro Corinthians 0 x 1 Palmeiras - Brasileiro 2022: Vítor Pereira Palmeiras 3 x 0 Corinthians - Brasileiro 2022: Vítor Pereira Palmeiras 2 x 1 Corinthians - Paulista 2022: Vítor Pereira Corinthians 2 x 1 Palmeiras - Brasileiro 2021: Sylvinho Palmeiras 1 x 1 Corinthians - Brasileiro 2021: Sylvinho Corinthians 0 x 2 Palmeiras - Paulista 2021: Vágner Mancini Corinthians 2 x 2 Palmeiras - Paulista 2021: Vágner Mancini Palmeiras 4 x 0 Corinthians - Brasileiro 2020: Vágner Mancini







2727 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade