Com a contratação de Aníbal Moreno, a expectativa era de que Zé Rafael voltasse a jogar como camisa 8 no Palmeiras. Mas neste início de 2024, Abel Ferreira está improvisado o meio-campista de outra forma, agora mais próximo do ataque. O técnico vem testando diferentes formações, e nos últimos jogos, com Aníbal como primeiro volante, passou a escalar Zé como um meia pela esquerda, que também ocupa espaço na ponta. A tendência é que ele jogue assim novamente neste sábado, às 18h (de Brasília), contra o Mirassol.
Com o Aníbal no time, Zé consegue avançar e ajudar Veiga na armação de jogadas e também vem fazendo algo que Abel gosta muito: abre pelo lado e permite que Piquerez possa avançar pelo meio, quase como um "lateral volante". Essa passagem dos laterais por dentro foi um ponto forte do time em 2022 e no ano passado, com Marcos Rocha, Mayke e Piquerez. Caio Paulista veio por isso também – explicou Leonardo Miranda, analista tático do ge.
Embora seja um meia de origem, Zé Rafael viveu seus melhores momentos pelo Verdão como segundo volante, especialmente entre 2020 e 2022. A mudança de posicionamento veio com Vanderlei Luxemburgo.
O Zé Rafael virou um desses jogadores que tem bom rendimento em muitas posições. Ele realmente se encontrou com o Luxa como volante e hoje faz primeiro e segundo volante muito bem. O Luxa explicou que via nele um jogador com muita obediência e preenchimento de espaço, mas sem velocidade para ser ponta ou camisa 10 – relembrou Leonardo.
Por ele ter jogado como ponta e meia, é natural que saia melhor como segundo volante, que é aquele jogador que fica próximo do Veiga quando o Palmeiras está atacando.
Ano passado, sem reposição após a saída de Danilo, Zé Rafael foi quem assumiu a função de primeiro meio-campista durante todo o ano passado. Embora tenha jogado bem, ele nunca escondeu que não se sentia totalmente confortável como um camisa 5.
Esta nova transformação, mais próximo do ataque, já havia começado no fim da temporada passada. Na arrancada para o título brasileiro, Abel vinha o colocando mais adiantado na meia.
Só que em alguns dos testes deste início de 2024, Zé Rafael teve de sair de suas características e jogar como um meia que ocupa espaço na ponta.
Logo que chegou, em 2019, Luiz Felipe Scolari o colocou como reserva de Dudu no lado esquerdo do ataque, mas este nunca foi seu forte. Neste início de Paulista, ele é o quinto jogador do Palmeiras com mais desarmes (10), mas bem atrás dos líderes no quesito: Richard Ríos e Aníbal Moreno, com 21 cada.
Ano passado, foi o líder com folga neste quesito, segundo números do Verdão: 126, contra 70 de Piquerez e Marcos Rocha. Ele é o quinto, também, em assistências para finalização (6) do elenco neste Paulista.
Com Caio e Lázaro naquele lado, Zé deve jogar ainda mais pela esquerda e fazer essas trocas de posição.
A entrega de Zé para fazer mais de uma função, a depender da necessidade, é um dos motivos pelos quais Abel Ferreira costuma elogiá-lo tanto publicamente.
Conhecido como "Trem" pela torcida, o camisa 8 já virou "Robocop" para o treinador, que também o definiu como "monstro e máquina" em outras ocasiões. Com 281 jogos pelo clube, Zé Rafael tem como meta bater os 350 nesta temporada. Aos 30 anos de idade e com dez títulos pelo Verdão, o jogador renovou seu contrato no início da temporada, até o fim de 2026.
1242 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Palmeiras recebe proposta astronômica por Vitor Roque
Palmeiras e Guarani se enfrentam na 8ª rodada do Brasileirão: Confira onde assistir ao duelo
Palmeiras x Guarani; Saiba onde assistir
Provável escalação do Palmeiras! Abel faz grandes mudanças no time titular para decisão no Paulistão
Internacional x Palmeiras: onde assistir
BOMBA: Palmeiras apresenta proposta por Nino, do Zenit
Palmeiras x Capivariano: onde assistir
GOOOOOOOOOOOOOL! PALMEIRAS ABRE O PLACAR CONTRA O INTER
A verdade é uma só! Depois que o Abel colocou o Zé Rafael pela esquerda,seu futebol sumiu! Ontem, novamente não fez um bom jogo,ele que era um monstro pelo lado direito,mas o técnico não vê isso e por isso o time tá enrolado no meio campo e criando pouco ofensivamente!! Se não arruma isso,vms ter surpresas desagradáveis!! Prestem atenção nesse detalhe, só o Abel não vê!!!
O Zé joga bem em qualquer lugar do campo monstro mesmo, esse sabe defender a camisa q veste ...