Quase dez anos depois, Portuguesa e Palmeiras finalmente se reencontrarão para uma partida oficial. Os dois times entram em campo no Estádio do Canindé, na quarta-feira (28), às 19h30 (de Brasília), em confronto atrasado pela 5ª rodada do Campeonato Paulista. E uma história no mínimo curiosa envolve os dois lados do confronto: a possibilidade de um parentesco entre Vítor Castanheira, um dos membros da comissão técnica do Palmeiras, e Antonio Carlos Castanheira, presidente da Portuguesa. O que deixa a situação ainda mais intrigante é: nem mesmo os próprios personagens têm certeza. Em conversa com a ESPN, o mandatário da Lusa explicou por que acredita que, de fato, seja primo de segundo grau de Vitor.
Vítor Castanheira tem 46 anos e é nascido em Chaves, no norte português. Ele foi jogador profissional, tendo defendido clubes como o Braga e o próprio Chaves. É um dos assistentes de Abel desde os tempos de Braga B, em 2013, e o acompanhou em PAOK -GRE e agora Palmeiras. Já Antonio Carlos Castanheira tem 59 anos e nasceu no Brasil, mas é filho de portugueses. Seu pai, Ernesto Manuel Castanheira, é justamente natural de Chaves, daí a "coincidência" do possível parentesco com o auxiliar palmeirense. Apesar da “suspeita”, o dirigente nunca falou com o talvez primo sobre o tema.
“Não tive ainda a oportunidade de falar sobre isso com o Vítor. Estamos na dúvida se nossos pais e ou mães são tios em Portugal. Mas tudo leva a crer que somos parentes ou primos de segundo grau. Em Portugal, no norte, é comum primos se casarem”, explicou Antonio Carlos. “Creio que somos parentes, sim. Primos de segundo grau, talvez. Ele parece comigo, mas sou mais bonito, tenho mais cabelo”, brincou o mandatário da Portuguesa.
A ESPN também procurou Vitor Castanheira para falar sobre o assunto. Por meio da assessoria do Palmeiras, o português do Verdão foi um pouco mais cético do que o possível primo e disse que “é pouco provável” que de fato exista parentesco entre as partes, uma vez que existem muitas pessoas com o sobrenome Castanheira na região. Encontro entre Abel, comissão e presidente da Portuguesa.
Embora nunca tenham discutido o parentesco, o encontro de quarta-feira no Paulistão não será o primeiro entre os dois lados da história. Os possíveis primos tiveram a possibilidade de conversar na temporada 2021, quando o Palmeiras foi ao Canindé, casa da Portuguesa, para enfrentar o Santo André, ainda pela fase de grupos do campeonato estadual. Na oportunidade, Abel Ferreira e Antonio Castanheira trocaram livros. Ainda houve mais dois encontros quando o dirigente visitou o CT do Palmeiras. Na época, o clube alviverde ainda tinha Maurício Galiotte como presidente.
A reportagem apurou por fim que, para o duelo no Canindé, não existe nenhum tipo de “homenagem” prevista para Abel e sua comissão técnica, apesar da ligação em comum com o clube mandante com Portugal. Em situação delicada no Paulista, lutando contra o rebaixamento, a Lusa só quer os três pontos e estragar a festa dos portugueses do Palmeiras.
3513 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Palmeiras recebe proposta astronômica por Vitor Roque
Palmeiras e Guarani se enfrentam na 8ª rodada do Brasileirão: Confira onde assistir ao duelo
Palmeiras x Guarani; Saiba onde assistir
Internacional x Palmeiras: onde assistir
Provável escalação do Palmeiras! Abel faz grandes mudanças no time titular para decisão no Paulistão
BOMBA: Palmeiras apresenta proposta por Nino, do Zenit
Palmeiras x Capivariano: onde assistir
GOOOOOOOOOOOOOL! PALMEIRAS ABRE O PLACAR CONTRA O INTER