Palmeiras recebe atestado da Fifa sobre Copa Rio de 1951 como mundial.

2/3/2024 16:19

Palmeiras recebe atestado da Fifa sobre Copa Rio de 1951 como mundial.

Fifa reconhece Copa Rio 1951 como primeira competição mundial de clubes, Palmeiras recebe documento juramentado.

Palmeiras recebe atestado da Fifa sobre Copa Rio de 1951 como mundial.

O Palmeiras recebeu na noite da última sexta-feira a ata juramentada e traduzida da Fifa, que reconhece a Copa Rio de 1951 como o primeira competição mundial de clubes. O documento, datado de 7 de junho de 2014, foi entregue pelo ex-ministro do Esporte Aldo Rebelo. O evento aconteceu no Palazzo Verde, museu particular do Palmeiras, próximo ao Allianz Parque. Como mostra a data do documento citado, a Fifa já havia reconhecido a Copa Rio 1951 como o primeiro torneio mundial de clubes.

O Palmeiras faturou essa taça ao vencer a Juventus no Maracanã. O Palestra venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e empatou o segundo por 2 a 2, no dia 22 de julho de 1951. O torneio reuniu também outros clubes como: Vasco, Estrela Vermelha, Sporting, Austria Viena, Olympique de Nice e Nacional-URU. No dia seguinte à conquista, a edição da A Gazeta Esportiva estampou na capa a foto do elenco alviverde e a manchete "Palmeiras Campeão do Mundo!". A capa do jornal foi exibida ao lado do taça na sala de troféus do clube, inaugurada em 2021.

Buscando o reconhecimento desse título, o Palmeiras montou um extenso dossiê, em 2006, com reportagens sobre a Copa Rio. No ano do centenário palmeirense e da realização da Copa do Mundo no Brasil, a ata do Comitê Executivo da Fifa foi enviada ao governo brasileiro destacando a "concordância com pedido da CBF para reconhecer o torneio entre clubes europeus e sul-americanos vencido pelo Palmeiras em 1951 como o primeiro Campeonato Mundial de Clubes".

Esse documento - 31ª reunião do Comitê Executivo da Fifa, realizada no Grand Hyatt, em São Paulo, em 7 de junho de 2014 - está disponível de forma online no site do Palmeiras. Apesar disso, a Fifa considera, em seu site oficial, apenas os Mundiais de organização própria, que teve início em 2000.


7944 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Caetano Marino     

O editor deste texto não entendeu o que aconteceu ontem na Academia de Futebol do Palmeiras e olha que ele até que começou bem o texto, citando o documento assinado pela Fifa na data de 07 de junho de 2014 , atestado na 31 reunião do comitê executivo da Fifa, o que ele esqueceu de dizer é que ontem dia 01/03/2024 este documento foi OFICIALIZADO e JURAMENTADO é claro que vai demorar um tempo até a Fifa atualizar o seu site, pois isto foi oficializado ontem, para desespero dos Antis.

Notícia de ontem que saiu na TV Band e ESPN e o Gambá, administrador deste chat, só postou agora.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade