O Palmeiras recebeu na noite da última sexta-feira a ata juramentada e traduzida da Fifa, que reconhece a Copa Rio de 1951 como o primeira competição mundial de clubes. O documento, datado de 7 de junho de 2014, foi entregue pelo ex-ministro do Esporte Aldo Rebelo. O evento aconteceu no Palazzo Verde, museu particular do Palmeiras, próximo ao Allianz Parque. Como mostra a data do documento citado, a Fifa já havia reconhecido a Copa Rio 1951 como o primeiro torneio mundial de clubes.
O Palmeiras faturou essa taça ao vencer a Juventus no Maracanã. O Palestra venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e empatou o segundo por 2 a 2, no dia 22 de julho de 1951. O torneio reuniu também outros clubes como: Vasco, Estrela Vermelha, Sporting, Austria Viena, Olympique de Nice e Nacional-URU. No dia seguinte à conquista, a edição da A Gazeta Esportiva estampou na capa a foto do elenco alviverde e a manchete "Palmeiras Campeão do Mundo!". A capa do jornal foi exibida ao lado do taça na sala de troféus do clube, inaugurada em 2021.
Buscando o reconhecimento desse título, o Palmeiras montou um extenso dossiê, em 2006, com reportagens sobre a Copa Rio. No ano do centenário palmeirense e da realização da Copa do Mundo no Brasil, a ata do Comitê Executivo da Fifa foi enviada ao governo brasileiro destacando a "concordância com pedido da CBF para reconhecer o torneio entre clubes europeus e sul-americanos vencido pelo Palmeiras em 1951 como o primeiro Campeonato Mundial de Clubes".
Esse documento - 31ª reunião do Comitê Executivo da Fifa, realizada no Grand Hyatt, em São Paulo, em 7 de junho de 2014 - está disponível de forma online no site do Palmeiras. Apesar disso, a Fifa considera, em seu site oficial, apenas os Mundiais de organização própria, que teve início em 2000.
8055 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Protesto interno? Entenda a ausência da comissão técnica nas coletivas de imprensa
Palmeiras x Jacuipense: onde assistir
STJD reduz suspensão de Abel Ferreira, mas técnico ainda desfalca o Palmeiras
Palmeiras x Sporting Cristal na Libertadores! Saiba onde assistir!
POSSÍVEL DOPING? Entenda o porque de Paulinho não retornar contra a Jacuipense
AO VIVO! Palmeiras x Athletico-PR: onde assistir, escalações e tudo do jogo
Palmeiras enfrenta a Jacuipense na Copa do Brasil; saiba onde assistir!
GOLLLLL DO VERDÃO!! O Palmeiras abre o placar da partida; Confira
Palmeiras define possível prazo para o retorno de Vitor Roque
Goleiro do Sporting Cristal é advertido após consultar celular antes de pênalti do Palmeiras
O editor deste texto não entendeu o que aconteceu ontem na Academia de Futebol do Palmeiras e olha que ele até que começou bem o texto, citando o documento assinado pela Fifa na data de 07 de junho de 2014 , atestado na 31 reunião do comitê executivo da Fifa, o que ele esqueceu de dizer é que ontem dia 01/03/2024 este documento foi OFICIALIZADO e JURAMENTADO é claro que vai demorar um tempo até a Fifa atualizar o seu site, pois isto foi oficializado ontem, para desespero dos Antis.
Notícia de ontem que saiu na TV Band e ESPN e o Gambá, administrador deste chat, só postou agora.