Pouco tempo depois da vitória sobre a Portuguesa, na última quarta-feira (28), o foco do Palmeiras já estava voltado para o duelo contra o São Paulo , que acontece neste domingo (03), às 20h, no Morumbis, pela 11ª rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista . E não apenas por ser um clássico. O rival também é considerado a grande pedra no sapato de Abel Ferreira -- o próprio técnico palmeirense reconhece isso. "Não tenho sorte contra o São Paulo", disse o português , na última entrevista coletiva. "É uma equipe histórica, contra o Palmeiras joga sempre na sua força máxima e consegue exibições consistentes", afirmou. "Acho que é a equipe que mais ganhou desde que eu cheguei", completou, após falar sobre a 'sorte'. De fato, o Tricolor paulista é o time que mais venceu Abel Ferreira no Palmeiras, mas o retrospecto, apesar da fala do treinador, é completamente equilibrado. Nas 21 partidas desde que chegou ao Brasil, foram sete vitórias do Verdão, sete vitórias do São Paulo e sete empates. Houve, inclusive, goleadas palmeirenses por 3 a 0, 4 a 0 e 5 a 0.
Por que, então, o time são-paulino é considerado uma pedra no sapato? Algumas estatísticas podem explicar. Abel é dominante contra outros rivais Se o retrospecto de Abel no Palmeiras contra o São Paulo é equilibrado, o mesmo não acontece com os outros rivais: Santos e Corinthians. O Verdão da 'era Abel' leva muita vantagem nos números contra os dois alvinegros. Contra o Timão, foram 12 jogos, com seis vitórias palmeirenses, cinco empates e apenas uma derrota -- em setembro de 2021, por 2 a 1, pelo Brasileirão. Contra o Peixe, também são 12 jogos, com nove vitórias do Alviverde, dois empates e novamente apenas uma derrota -- em outubro do ano passado, por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. A discrepância nos resultados entre os rivais causa, principalmente no torcedor, a sensação de pedra no sapato.
Treinador demorou a vencer o São Paulo Abel Ferreira foi anunciado pelo Palmeiras em 30 de outubro de 2020. O primeiro clássico contra o São Paulo foi disputado em 19 de fevereiro de 2021 e terminou empatado por 1 a 1. A primeira vitória do português diante do Tricolor, porém, aconteceu apenas no sétimo Choque-Rei (3 a 0, pela Libertadores, que garantiu a classificação para a semifinal da edição de 2021). Antes disso, foram quatro empates e dois triunfos são-paulinos.
São Paulo leva vantagem nos duelos de mata-mata Essa estatística é a que mais reforça a fama de pedra no sapato. De 2021 para cá, São Paulo e Palmeiras se encontraram em formato de mata-mata em seis oportunidades -- algo até atípico para este recorte de tempo. E o Tricolor levou vantagem em quatro. O Palmeiras eliminou o rival nas quartas de final da CONMEBOL Libertadores de 2021 e foi campeão paulista em um Choque-Rei em 2022. O São Paulo avançou duas vezes na Copa do Brasil (passou nas oitavas de final da edição de 2022 e nas quartas em 2023) e foi campeão sobre o rival no Paulistão de 2021 e, recentemente, na Supercopa do Brasil deste ano.
Todos os encontros de Abel Ferreira contra o São Paulo...
1455 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Craque de rival a caminho? Palmeiras prepara investimento histórico para 2026 e vai atrás de craque brasileiro
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
ANO HISTÓRICO: Allan lidera lista e Palmeiras pode arrecadar R$ 549 milhões com joias da base
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Joia do Palmeiras entra na mira de clube europeu e pode reforçar o clube na Champions
Vai ficar? Palmeiras confirma compra definitiva de zagueiros até 2029