O futebol como reflexo da sociedade: problemas e impactos gerados.

15/3/2024 15:19

O futebol como reflexo da sociedade: problemas e impactos gerados.

cONtrOvÉrsIa sObRe pUnIção aO sPOrt pELo aTentAdO aO ÔnIBUs dO fOrtAleZA.

O futebol como reflexo da sociedade: problemas e impactos gerados.

A decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de castigar o Sport pelo atentado ao ônibus do Fortaleza, no último dia 22, tem sido mais discutida por sua natureza do que pelo que representa de fato.

A entrada do tribunal no território da punição esportiva parece ser um tema digno de posições apaixonadas, a julgar pelas manifestações efervescentes de quem deve imaginar que vive numa sociedade virtuosa a ponto de permitir que se escolha como tratar um caso, mais um, como este.

Até esta sexta-feira (15), quando as autoridades pernambucanas anunciaram as primeiras prisões de envolvidos no ataque, o clamor contra a pena de oito jogos com portões fechados imposta ao Sport não dizia respeito à condenação em si, mas ao fato de os autores do crime estarem à solta, e, de acordo com uma comunicação oficial do presidente do clube cearense, “rindo do STJD”.

Para reforçar o argumento, houve quem se enxergasse apto a dizer que “punição esportiva não serve para nada”, eliminando, assim, qualquer campo válido para debate. Ora, se fôssemos capazes de identificar, julgar, prender e manter preso quem comete atos de violência relacionados ao futebol, é escandalosamente óbvio que não teríamos chegado à selvageria de uma tentativa de assassinato como se viu em Recife.

A escalada de episódios assustadores em diferentes pontos do país, com níveis crescentes de periculosidade e objetivos alcançados, é longa e generosa em detalhes para evidenciar que não somos, de modo que o alarido para punir os culpados - algo de que ninguém em sã consciência pode discordar - não deve ser uma bandeira que exclui outras penalizações da conversa.

Nossos defeitos não nos autorizam a este luxo. A questão é que a pena aplicada ao Sport, a partir do momento em que o STJD entendeu a necessidade de ultrapassar a linha e penalizar o clube esportivamente, é irrelevante em seu objetivo.

Com algum exagero, é quase um pedido oficial do tribunal para que um crime com esses contornos aconteça de novo. Não porque os bandidos estão rindo, mas porque a decisão não altera absolutamente nada na agenda do futebol no Brasil, e, portanto, nem começa a cumprir o que seria seu papel.

Como faria qualquer outro clube em seu lugar - pois os clubes não se percebem como parte do problema -, o Sport reagiu com indignação e muito provavelmente terá sucesso em seu recurso ao Pleno do tribunal, o que nos devolverá ao ponto de partida.

Se a justiça desportiva preferisse a ação ao holofote, punições a clubes por ocorrências como a emboscada ao ônibus do Fortaleza seriam drásticas, educativas e, ao longo do tempo, raras.

Essas medidas existem para que tragédias sejam evitadas em contextos nos quais a violência está fora de controle, quadro que se observa no país há tempo suficiente para que se deixe de clamar, apenas, para que as autoridades façam sua obrigação.

O futebol é um retrato da sociedade nos problemas que o atingem e naqueles que ele mesmo cria, não reconhece e se exime de solucionar.

O último exemplo se deu em São Paulo, onde a suspensão de jogadores foi trocada por um vídeo que banaliza um pedido de desculpas e multas que renderão dinheiro à federação, que abriga o tribunal em que a piada se tornou sentença.



VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO DE SAÍDA? Após mau momento, Raphael Veiga é alvo de clubes do exterior
- Discurso Motivacional de Abel no Vestiário: Chave da Virada do Palmeiras na Libertadores.
- Luis Guilherme candidata-se a solucionar má fase de Veiga no Palmeiras





594 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade
publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Arena Barueri -
X
Palmeiras
Internacional

Brasileiro

Dom - 18:30 - Manoel Barradas
0 X 1
Vitoria
Palmeiras