Palmeiras enfrenta San Lorenzo na Libertadores sob influência do "efeito Francisco

3/4/2024 13:29

Palmeiras enfrenta San Lorenzo na Libertadores sob influência do "efeito Francisco

O Sócio Mais Ilustre do San Lorenzo: Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, Guardião de uma Relíquia Especial.

Palmeiras enfrenta San Lorenzo na Libertadores sob influência do

Sete dígitos em sequência marcam uma relíquia guardada como ouro entre os documentos do San Lorenzo, na cidade de Buenos Aires, na Argentina: 88235N-0. São a identificação de um sócio, agora aos 87 anos de idade, dono do rosto pintado entre muros ao redor do clube. É Jorge Mario Bergoglio. Ou, como tornou-se conhecido, o Papa Francisco. É um homem humilde, de pouca exigência. Não pede nada ao San Lorenzo e desde 2008, segundo o clube, paga religiosamente as parcelas de sua carteirinha de sócio.

Ele é muito querido pelas pessoas da instituição, sempre elogia o San Lorenzo, e os torcedores gostam muito dele. — conta o historiador dos Corvos, Carlos Carullo, ao ge. Mais célebre torcedor da história do clube, Bergoglio deu novo apelido - como Time do Papa - e impulsionou o San Lorenzo com sócios, notoriedade e alcance mundial ao longo dos últimos anos. Transformou-se naquilo que a imprensa argentina batizou de "O efeito Francisco".

O San Lorenzo será o adversário do Palmeiras às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, em Buenos Aires, pela rodada da estreia da Conmebol Libertadores. Quando ainda Jorge, décadas antes do Vaticano, Bergoglio cresceu filho de um casal de italianos, Mario, ex-funcionário ferroviário, e Regina, dona de casa. Nasceu na Argentina, criado no bairro de Flores, depois da família fugir da Itália durante o regime fascista de Benito Mussolini.

Jorge jogava bola na Praça Herminia Brumana quando criança e transformava bancos em gols, a poucos metros de casa e dos ídolos da infância. O pai treinava basquete no San Lorenzo, e a rotina da família Bergoglio nos fins de semana começava na casa da avó, ouvindo ópera, e terminava entre as arquibancadas do El Gasómetro, antigo estádio do clube, para ver o time jogar.

Desde que tornou pública a paixão pelo clube, o San Lorenzo multiplicou seu número de sócios, saltando de 15 mil para 60 mil no intervalo de um ano e agora em cerca de 80 mil pessoas, até este início de 2024. Ao mesmo tempo, cresceu a nível internacional, sendo convidado a amistosos contra Paris Saint-Germain e Athletic Bilbao, por exemplo, na Europa. – O San Lorenzo tem nível internacional desde 1946, quando fez a gloriosa tour pela Espanha, mas Bergoglio foi muito importante para a fama do clube fora do país. — explica o historiador, Carlos Carullo.

Bergoglio, portanto, virou Papa para um ano depois ver o San Lorenzo conquistar a América. Quase nove décadas depois da infância, as marcas de Jorge estão presentes nas ruas de Boedo - ainda que o antigo estádio, demolido na década de 80, não mais esteja. Faz manter viva a história, separada agora por mais de 11 mil km, do filho de emigrante, padre e a paixão latente pelo futebol. Registrada em carta, como ele mesmo escreveu, em março de 2013, ao então presidente.


1131 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade