Na manhã de segunda-feira, dia 20 de junho de 1977, o Gasómetro desapareceu, abrindo os portões para o primeiro ato público das Mães da Praça de Maio, na Argentina. Eles bradavam: "Onde estão as centenas de bebês nascidos em cativeiro?". O estádio do San Lorenzo, que era o maior do país na época, tornou-se um símbolo de resistência contra a ditadura, mas acabou perdendo suas estruturas para o regime militar mais sangrento da América do Sul.
Atualmente, as ruínas do Gasómetro estão localizadas no endereço Av. La Plata 1702, onde o San Lorenzo sonhava receber o Palmeiras para a estreia da Libertadores de 2024. No entanto, o jogo acabou acontecendo em um estádio a quase 4km de distância, no estádio Pedro Bidegain. O terreno onde o estádio um dia se erguia foi parcialmente reconstruído, restando apenas o estacionamento e parte das paredes do supermercado que foi demolido para dar lugar à reconstrução do estádio.
O Gasómetro, que nasceu em maio de 1916 como casa do San Lorenzo e centro cultural no bairro de Boedo, a 11 quarteirões da igreja onde o clube surgiu, foi palco do primeiro evento público da Associação de Mães da Praça de Maio. O estádio se despediu em 1979, quando foi vendido pelo San Lorenzo por 900 mil dólares, pressionado pelos militares e em grave crise, e posteriormente demolido em 1984 para dar lugar à primeira unidade do Carrefour na Argentina.
Após anos de protestos e mais de 40 mil torcedores indo às ruas, o San Lorenzo finalmente conseguiu recuperar o terreno, com a ajuda dos torcedores que compraram simbolicamente metros quadrados do terreno. Em 2019, foi assinada a escritura que devolveu ao clube os mais de 27 mil metros quadrados que haviam perdido. Agora, o clube está trabalhando no plano de construção de um estádio multiuso para 55 mil pessoas, aguardando apenas a recuperação de outros oito mil m² que ainda pertencem ao Carrefour para iniciar as obras.
Enquanto isso, as ruas continuam mantendo o sonho vivo, usando a arte e a escrita nos muros que cercam a antiga e futura casa para gritar pelo que acreditam: "A história não se apaga, nem se vende. Se sente."
960 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
BOMBA: Palmeiras reacende interesse em Matheus Pereira e prepara nova investida para 2026