Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho permitem que torcedores de todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro possam saber o peso feminino e das pessoas negras na força de trabalho das instituições, além da diferença salarial entre homens e mulheres. As informações foram fornecidas pelos próprios clubes, levando em conta os empregados que tinham em dezembro de 2022. Todo empregador privado com mais de 100 funcionários deve seguir a Lei 14.611/2023 e fornecer esses dados.
A primeira edição do "Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios" foi publicada em 25 de março passado, e os empregadores, incluindo os clubes, tinham até 31 de março para divulgarem seus dados na Internet. Entre os 20 clubes da Série A, o blog encontrou nos sites os dados de apenas sete times. Mas é possível com uma ferramenta no site pesquisar, através do CNPJ, as informações de todos os clubes da elite nacional.
Nos clubes de futebol, a participação feminina no quadro de funcionário é bem menor do que a média nacional de empresas privadas. O Athletico-PR é o que tem maior força de trabalho com mulheres: 35,5%, pouco abaixo da média nacional de 39,6%. Além do time curitibano, só o Fluminense ultrapassa a marca dos 30%. Criciúma (8,3%) e Juventude (7,2%) são os piores no quesito.
Em todo o Brasil, 17% dos trabalhadores do setor privado são mulheres negras. Entre os clubes com dados disponíveis, só Fortaleza, Bahia, Vitória e Cruzeiro ultrapassam essa barreira. No Grêmio, só 4,4% da força de trabalho é composta por mulheres negras. Novamente Juventude (0,9%) e Criciúma (0%) são os lanternas.
A participação dos homens negros no total de funcionários varia bastante entre os clubes, com Vitória, Bahia e Fortaleza liderando esse quesito. Já em relação aos salários, apenas alguns clubes estão acima da média nacional de equiparação salarial entre homens e mulheres, sendo o São Paulo o destaque nesse sentido.
999 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Mais reforços a caminho? Palmeiras aproveita fim da janela europeia para buscar zagueiro
REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Palmeiras e Guarani se enfrentam na 8ª rodada do Brasileirão: Confira onde assistir ao duelo
Palmeiras recebe proposta astronômica por Vitor Roque
Palmeiras x Guarani; Saiba onde assistir
Internacional x Palmeiras: onde assistir
BOMBA: Palmeiras apresenta proposta por Nino, do Zenit
GOOOOOOOOOOOOOL! PALMEIRAS ABRE O PLACAR CONTRA O INTER
Palmeiras confirma Jhon Arias até 2029 e acelera inscrição no BID