Novo técnico do Botafogo mira alto com referências a Jorge Jesus e Palmeiras

5/4/2024 17:52

Novo técnico do Botafogo mira alto com referências a Jorge Jesus e Palmeiras

Artur Jorge: do ex-zagueiro ao novo técnico do Botafogo.

Novo técnico do Botafogo mira alto com referências a Jorge Jesus e Palmeiras

Nesta sexta-feira (5) o mistério teve fim: Artur Jorge foi oficializado como novo técnico do Botafogo, ocupando a vaga deixada por Tiago Nunes. Esta será a primeira experiência internacional do português de 52 anos, que estava no Braga e assinou contrato válido até o fim de 2025. Mas, afinal de contas, quem é Artur Jorge? Ex-zagueiro, foi revelado pelo Braga e se aposentou dos gramados em 2005 a serviço de outro time português, o Penafiel. Depois de não levantar nenhuma taça enquanto atleta, pendurou as chuteiras e, quatro anos depois, em 2009, virou treinador. A trajetória na área técnica teve início no Famalicão, atualmente na elite do futebol português, mas rapidamente retornou ao Braga para trabalhar nas categorias de base do clube. E boa parte da carreira foi dedicada aos jovens jogadores.

Somente na temporada 2019/20 o comandante teve a sua primeira chance no time principal do Braga, como interino, comandando a equipe em 5 jogos, com 3 vitórias conquistadas. Artur Jorge foi efetivado no cargo na temporada passada (2022/23), quando o Braga terminou o Campeonato Português no 3° lugar, inclusive com números expressivos. Antes de se mudar para o Brasil, o treinador ainda faturou o seu primeiro título da carreira, o da Taça da Liga de Portugal, eliminando o Sporting na semifinal e batendo o Estoril na decisão.

Foi também na última temporada europeia que o treinador ficou perto de bater um recorde deixado por Jorge Jesus, que teve uma passagem vitoriosa no Brasil pelo Flamengo e hoje está no Al Hilal. Na temporada 2008/09, Jesus bateu a marca de ficar em 26 dos 48 jogos à frente do Braga sem ser vazado, que até hoje é um recorde. Artur Jorge, por sua vez, fechou a campanha passada sem sofrer gols em 24 das 53 partidas em que comandou o clube da região do Minho. Por outro lado, superou outro técnico português que passou pelo Brasil, mas especificamente no Santos: Jesualdo Ferreira, cujo recorde é de 20 jogos em 38 sem sofrer gols.

Próximos jogos do Botafogo: LDU-EQU (F) - 11/04, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ Cruzeiro (F) -13/04, a confirmar - Brasileirão Atlético-GO (C) - 17/04, a confirmar - Brasileirão







978 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade