O torcedor já se acostumou, na reta final do Campeonato Brasileiro, a acompanhar as chances matemáticas de título, classificação à CONMEBOL Libertadores ou rebaixamento. Segundo o modelo de previsão baseado nos números do "Opta - Stats Perform", o Palmeiras é apontado como o favorito para conquistar o título, com 40,1% de probabilidade. Em seguida, vêm o Atlético-MG, com 23,2%, e o Flamengo, com 15,4% de chances de ser campeão.
Para chegar a essas previsões, o modelo considera a probabilidade de vitória, empate ou derrota de cada time em todos os jogos do campeonato, levando em conta o desempenho histórico e recente das equipes. Além disso, realiza simulações das partidas restantes por milhares de vezes, analisando os resultados para verificar a frequência com que cada clube terminou em cada posição.
Além das chances de título, o modelo também estima as probabilidades de classificação à Libertadores (G-6) e de rebaixamento. O Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo têm mais de 75% de probabilidade de ocupar uma das seis primeiras posições, enquanto o Vasco é apontado como um dos quatro clubes com maior chance de queda, com 42%.
A lista completa de chances para cada cenário pode ser conferida nos dados fornecidos no levantamento, mostrando as probabilidades de título, classificação à Libertadores e rebaixamento para cada equipe participante.