O Campeonato Brasileiro de 2024 terá seu início neste fim de semana, com quatro jogos no sábado (13) e outros seis no domingo (14). E após a publicação da Cotação ESPN, que teve como resultado o Flamengo 'favoritaço' ao título, chegou a hora de compararmos a projeção e como de fato acabou a disputa em 2023. Foram vários e capitais os acertos no computo geral dos palpites do ano passado, mas também tivemos muitos erros, alguns bem feios.
Não sabe o que é a Cotação ESPN? A gente explica: o ESPN.com.br reúne todo ano um time de 20 jornalistas da ESPN para projetar a classificação final do Brasileirão antes de o mesmo começar a partir de suas avaliações de cada clube, já levando em conta poder financeiro (afinal, tem janela de transferências no meio do ano), forças de time e elenco, longevidade de trabalho da comissão técnica, organização, desempenho em campo no ano até o momento, etc. Em 2023, o trabalho foi ao ar em 15 de abril.
E teve dois apontamentos muito fortes: o Palmeiras campeão para 14 dos 20 participantes e o Santos rebaixado pela primeira vez em sua história. Ambas as projeções se confirmaram em dezembro, com o time alviverde levantando a taça e o alvinegro indo para a Série B - relembre a classificação final.
Outro golaço da Cotação ESPN ano passado foi acertar três dos quatro clubes no G4 (Palmeiras em primeiro, Atlético-MG em quarto e Flamengo em terceiro), embora a ordem final tenha sido invertida no caso das equipes mineira e carioca. O Fluminense foi o erro (apontado como vice na projeção, o campeão da CONMEBOL Libertadores acabou a disputa nacional em sétimo) - O Grêmio foi o segundo.
Mais um belíssimo acerto foi no fim da tabela: a projeção indicou Santos, Coritiba, Cuiabá e Goiás, nesta ordem, como rebaixados, e só a agremiação do Centro-Oeste se salvou (acabou em 12º) - o América-MG foi o outro a rumar para segunda divisão. A equipe mineira, aliás, é um dos grandes erros da última Cotação ESPN, uma vez que foi apontada como 12ª colocada, mas fechou o certame na lanterna, isto é, uma diferença de oito posições.
Pior foi em relação ao Botafogo. A projeção previu o clube alvinegro em 14º na tabela, mas o mesmo surpreendeu e liderou o Brasileiro por 31 das 38 rodadas, nada mais, nada menos que sete meses. No fim, acabou o fôlego, é verdade, o time foi caindo e acabou em quinto. Ainda assim, nove postos à frente do que fora apontado. Por último, outro erro que vale ser destacado é sobre o Grêmio. Mesmo voltando da Série B, o clube foi cotado para fechar o campeonato em sétimo lugar, mas foi muito além: terminou em segundo há apenas 2 pontos do Palmeiras (68 a 70).
1971 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador