Sorteado na última quarta-feira (17) para ser o adversário do poderoso Palmeiras na 3ª fase da Copa do Brasil, o Botafogo-SP vive situação de litígio com sua SAF. Em maio de 2018, o tradicional clube de Ribeirão Preto virou uma S/A e teve seu departamento de futebol assumido pelo empresário Adalberto Baptista, ex-diretor de futebol do São Paulo, por meio do grupo Trexx Holding. Desde então, a entidade se dividiu em duas: o BFSA (Botafogo Futebol S/A), que disputa a Série B e o Campeonato Paulista, e o BFC (Botafogo Futebol Clube), que é o clube social e comanda as escolinhas de futebol e as cadeiras cativas.
Seis anos depois do acordo, porém, as duas instituições estão em pé de guerra, com o BFC preparando um processo contra o BFSA na Justiça por suposto descumprimento da "lei da SAF". O Botafogo Futebol Clube alega que o Botafogo Futebol S/A não está cumprindo o artigo 10 da Lei 14.193/2021, que diz o seguinte: O clube ou pessoa jurídica original é responsável pelo pagamento das obrigações anteriores à constituição da Sociedade Anônima do Futebol, por meio de receitas próprias e das seguintes receitas que lhe serão transferidas pela Sociedade Anônima do Futebol, quando constituída exclusivamente.
De acordo com o que diz o clube social na ação, o saldo acumulado já passa dos R$ 15 milhões - valor que pagaria as dívidas da instituição. Em nota oficial, o Botafogo Futebol Clube afirma que, devido à falta dos repasses, teve cancelado seu Ato Trabalhista (conjunto de ações trabalhistas a serem pagas), que vinha sendo quitado desde 2018, com pagamento de 140 processos.
Por meio de nota, o presidente do BFC, Eduardo Esteves, lamentou o ocorrido e salientou que a entidade está tomando as "medidas cabíveis" contra sua SAF. "Este foi um dia de grande tristeza para a história deste clube centenário, que desde 2018 estava cumprindo custosamente com suas obrigações trabalhistas e, por uma ação completamente arbitrária da BFSA, perdeu o acordo para quitação do Ato Trabalhista", lamentou o dirigente, que afirmou que o BFSA agiu de "forma temerária" no caso.
A ESPN ouviu pessoas ligadas ao BFSA, que afirmaram que o processo movido pelo BFC é uma "questão política". Segundo fontes, a atual diretoria do Botafogo Futebol Clube é contra a SAF que comanda a equipe e trabalha nos bastidores para encerrar o contrato, ao mesmo tempo em que quer parte do dinheiro da empresa.
3114 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


BOMBA: Palmeiras projeta R$ 330 milhões com uniformes e tenta fechar novos acordos
Palmeiras avalia saída de Allan em 2026, mas recusa proposta de 100 milhões de euros
Chapéu no Verdão? Palmeiras vê Flamengo a frente em contratação de zagueiro
Barca do Palmeiras começa! Micael está fora, Allan pode sair e Abel exige reformulação urgente!
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Lesões afetam Murilo em 2025 e Palmeiras avalia negociar zagueiro na próxima temporada
Reformulação para 2026? Palmeiras prepara barca de saídas de ídolos e craques!
Palmeiras encerra 2025 em crise e torcida protesta contra metas modestas para 2026
Leila x Abel? Leila critica fala de Abel e pede foco no Palmeiras