Botafogo-SP processa própria SAF por impasse antes de confronto com Palmeiras

19/4/2024 15:19

Botafogo-SP processa própria SAF por impasse antes de confronto com Palmeiras

Situação de litígio entre Botafogo-SP e sua SAF deixa clube dividido em duas entidades distintas.

Botafogo-SP processa própria SAF por impasse antes de confronto com Palmeiras

Sorteado na última quarta-feira (17) para ser o adversário do poderoso Palmeiras na 3ª fase da Copa do Brasil, o Botafogo-SP vive situação de litígio com sua SAF. Em maio de 2018, o tradicional clube de Ribeirão Preto virou uma S/A e teve seu departamento de futebol assumido pelo empresário Adalberto Baptista, ex-diretor de futebol do São Paulo, por meio do grupo Trexx Holding. Desde então, a entidade se dividiu em duas: o BFSA (Botafogo Futebol S/A), que disputa a Série B e o Campeonato Paulista, e o BFC (Botafogo Futebol Clube), que é o clube social e comanda as escolinhas de futebol e as cadeiras cativas.

Seis anos depois do acordo, porém, as duas instituições estão em pé de guerra, com o BFC preparando um processo contra o BFSA na Justiça por suposto descumprimento da "lei da SAF". O Botafogo Futebol Clube alega que o Botafogo Futebol S/A não está cumprindo o artigo 10 da Lei 14.193/2021, que diz o seguinte: O clube ou pessoa jurídica original é responsável pelo pagamento das obrigações anteriores à constituição da Sociedade Anônima do Futebol, por meio de receitas próprias e das seguintes receitas que lhe serão transferidas pela Sociedade Anônima do Futebol, quando constituída exclusivamente.

De acordo com o que diz o clube social na ação, o saldo acumulado já passa dos R$ 15 milhões - valor que pagaria as dívidas da instituição. Em nota oficial, o Botafogo Futebol Clube afirma que, devido à falta dos repasses, teve cancelado seu Ato Trabalhista (conjunto de ações trabalhistas a serem pagas), que vinha sendo quitado desde 2018, com pagamento de 140 processos.

Por meio de nota, o presidente do BFC, Eduardo Esteves, lamentou o ocorrido e salientou que a entidade está tomando as "medidas cabíveis" contra sua SAF. "Este foi um dia de grande tristeza para a história deste clube centenário, que desde 2018 estava cumprindo custosamente com suas obrigações trabalhistas e, por uma ação completamente arbitrária da BFSA, perdeu o acordo para quitação do Ato Trabalhista", lamentou o dirigente, que afirmou que o BFSA agiu de "forma temerária" no caso.

A ESPN ouviu pessoas ligadas ao BFSA, que afirmaram que o processo movido pelo BFC é uma "questão política". Segundo fontes, a atual diretoria do Botafogo Futebol Clube é contra a SAF que comanda a equipe e trabalha nos bastidores para encerrar o contrato, ao mesmo tempo em que quer parte do dinheiro da empresa.







951 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Copa do Brasil

Qui - 19:00 - Santa Cruz -
X
Botafogo Sp
Palmeiras

Libertadores

Qua - 21:30 - Allianz Parque
2 X 1
Palmeiras
Independiente Del Valle