Odara dançou contra a marcação do Corinthians e balançou as redes três vezes para decidir o título do Metropolitano de Futsal Sub-18, encerrado após a invasão de torcedores alvinegros no ginásio Presidente Ciro II. Menos de uma semana depois, o camisa 10 que encantou as quadras na vitória por 5 a 2 do Palmeiras ganha uma oportunidade no futebol de campo. Sob a leveza da chuteira sem travas, o prata da casa atua como ala no futsal e será equivalente a um meia no futebol de campo. Aos 16 anos, inicia a partir desta quarta-feira um processo de transição para os gramados. Ainda não é uma mudança definitiva, tanto que o atleta vai conciliar os treinos do campo com o futsal, segundo explica o Palmeiras . Trata-se portanto de um período de avaliação, sem tempo definido, para que a comissão técnica da base, na categoria Sub-17, possa acompanhar a evolução dele.
O nome poderia ser inspirado na música de Caetano Veloso, lançada em 1977, mas surgiu por outro motivo. Odara nasceu Odanagué Okin Rodrigues de Souza Friche, um nome de origem iorubá e que significa "aquele que veio para trazer prosperidade e amor". A ideia inicial, aliás, era batizá-lo como Odara, mas o que seria nome virou apelido. É uma palavra que pode significar belo, alegre e iluminado em iorubá - idioma e cultura de origem nigeriana, na África Ocidental, mas que também está presente nos territórios de Gana, Benin e Togo, além de contribuir para a formação cultural brasileira. No caso de Odara, faz parte das heranças deixadas pelo bisavô africano na família e em casa. Em campo, o meia é visto como alguém de dribles rápidos em espaços curtos, além de ter visão de jogo, boas tomadas de decisão, bom passe e aceleração - ou desaceleração - nas quadras. Na final do Metropolitano de Futsal Sub-18, por exemplo, essas características ficaram evidentes para quem estava presente.
Os vídeos com lances de Odara na final bateram mais de 100 mil visualizações nos perfis do atleta nas redes sociais e quase um milhão no canal Renan Footz, que é influencer e treinador em uma escolinha de futsal. – Sempre gostei de acompanhar os meninos da base do futsal e sempre tento ajudar os atletas que se destacam na Federação e o Odara é um deles. Desde a primeira vez que vi ele jogando, percebi que ele tem um talento diferenciado. Meu objetivo é ajudar a revelar os talentos para o mundo através da internet e o Odara foi um deles que graças ao seu talento – diz o treinador ao ge. Foi após a repercussão nas redes, aliás, que o coordenador da base do Palmeiras , João Paulo Sampaio, falou sobre a chance no campo em resposta a uma postagem do jornalista Gabriel Amorim, posteriormente detalhada pelo clube.
Desde 2022, porém, defende a camisa do Palmeiras nas quadras, sendo artilheiro no Metropolitano Sub-18 deste ano e também do Metropolitano Sub-16 de 2023 e do Estadual Sub-16 do mesmo ano, com 31 gols marcados neste último. Durante a ainda curta carreira, conquistou - além dos títulos do Metropolitano - os troféus do Estadual Sub-9, Paulista Sub-10, Metropolitano e Estadual Sub-12, Ibercup Sub-13 e Copa Votorantim Sub-15. Dará agora nos campos, portanto, o primeiro passo do que sonha ser uma longa trajetória.
Mais sobre Odara
Nome: Odanagué Okin Rodrigues de Souza Friche (Odara)
Idade: 16 anos (23/08/2007)
Local de Nascimento: São Paulo-SP
Altura: 1,70m
Clubes que passou: Gremetal, Santos, Portuários, Corinthians (campo Sub-15) e Palmeiras
Ano que chegou ao Palmeiras : 2022
Títulos: Estadual Sub-9, Paulista Sub-10, Metropolitano e Estadual Sub-12, Ibercup Sub-13, Copa Votorantim Sub-15, Metropolitano Sub-16 (artilheiro) e Metropolitano Sub-18 (artilheiro)
6033 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Mais reforços a caminho? Palmeiras aproveita fim da janela europeia para buscar zagueiro
REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Palmeiras e Guarani se enfrentam na 8ª rodada do Brasileirão: Confira onde assistir ao duelo
Palmeiras x Guarani; Saiba onde assistir
Palmeiras recebe proposta astronômica por Vitor Roque
Internacional x Palmeiras: onde assistir
BOMBA: Palmeiras apresenta proposta por Nino, do Zenit
GOOOOOOOOOOOOOL! PALMEIRAS ABRE O PLACAR CONTRA O INTER
Palmeiras confirma Jhon Arias até 2029 e acelera inscrição no BID