Era março de 2024 quando Anderson Barros enviou um representante do Palmeiras à Itália para conversar sobre Felipe Anderson pela primeira vez. Discreto, como de costume, passou despercebido nos bastidores e surpreendeu o mercado ao desbancar os italianos Juventus e Lazio na negociação. Começava assim, portanto, o movimento do dirigente pela maior contratação do Palmeiras dos últimos anos. A 25ª de Anderson e a mais ousada de toda a era Barros. Mas qual o saldo da atuação do dirigente? O que deu certo ou errado? Traçamos números, comparações, e análises de três comentaristas para desenhar o resultado dos reforços trazidos por Anderson Barros. "Futebol brasileiro é viciado em contratações" Em sua quinta temporada como diretor de futebol do Palmeiras , Barros ouve críticas de parte da torcida por causa da montagem de um elenco enxuto, com contratações modestas - no caso de atletas em condição de "aposta", por exemplo - e pela falta de alguns reforços solicitados por Abel Ferreira. Há falhas no trabalho mencionadas pelos comentaristas, mas também o destaque para: boas negociações financeiras, a manutenção da base do time e a recusa por seguir "tendências nocivas do futebol brasileiro" . É como descreve o comentarista Alexandre Lozetti, em referência ao exagero no número de contratações dos clubes.
Alexandre Lozetti
Números de contratações por temporada 2020: cinco 2021: quatro 2022: oito 2023: dois 2024: seis Dos 25 contratados, 12 ainda seguem no clube, considerando o atacante Felipe Anderson, que assinou um pré-contrato e se apresentará em julho, na abertura da janela de transferências. O atacante Rony - contratado com Breno Lopes e mais três que deixaram o clube - lidera as estatísticas de atleta mais utilizado, com mais gols marcados e mais assistências entre os reforços da Era Barros. É apontado pelos comentaristas entre os nomes que deram certo, ao lado de Murilo e Piquerez, mas por seu histórico, uma vez que 2024 está longe de ser seu melhor momento no Verdão. O menos utilizado, por sua vez, terminou sendo o atacante Merentiel, listado entre os nomes que deram errado no time e com 11 jogos disputados entre 2022 e o início de 2023, quando foi negociado ao Boca Juniors.
Qual foi a MELHOR temporada de contratações da Era Barros? VOTE AQUI – O clube investiu pouco em 2023, perdeu jogadores importantes e não conseguiu repor. É algo que foi resolvido muito mais pela altíssima competência de Abel do que pelo trabalho da diretoria, mas a estrutura bem montada também foi capaz de dar o suporte necessário para o treinador. Ponto positivo: manutenção da base do time. Pontos negativos: não ter encontrado substituto para Danilo, falta de criatividade nas reposições e na chegada de um 9.
Alexandre Lozetti
Silêncio nos bastidores e nada de WhatsApp No Palmeiras , Barros trabalha sob o respaldo da reafirmada confiança da presidente Leila Pereira. É visto como um profissional ético, redutor de gastos e marcado pela postura discreta, tanto que não usa WhatsApp. São raros os momentos em que dá entrevistas, por exemplo. Prefere a movimentação silenciosa, e o sigilo foi algo valorizado por Felipe Anderson durante a negociação. Barros enviou o gerente jurídico e de negócios do clube, Leonardo Holanda, duas vezes a Roma - com o primeiro encontro na ida ao evento do Transfer Room -, desbancou propostas de Juventus e Lazio e surpreendeu até mesmo parte da imprensa italiana, que dava como certa a ida do atacante à Velha Senhora. – Ele perdeu dinheiro. Oferecemos cinco anos e um salário significativo, o segundo ou terceiro mais alto do elenco – disse o diretor da Lazio, Angelo Fabiani.
1707 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Mais reforços a caminho? Palmeiras aproveita fim da janela europeia para buscar zagueiro
REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Palmeiras e Guarani se enfrentam na 8ª rodada do Brasileirão: Confira onde assistir ao duelo
Palmeiras x Guarani; Saiba onde assistir
Palmeiras recebe proposta astronômica por Vitor Roque
Internacional x Palmeiras: onde assistir
BOMBA: Palmeiras apresenta proposta por Nino, do Zenit
GOOOOOOOOOOOOOL! PALMEIRAS ABRE O PLACAR CONTRA O INTER
Palmeiras confirma Jhon Arias até 2029 e acelera inscrição no BID
kd os mimadinhos ? o cara nao aparece e faz tudo sem alarde .... olha o Flamerda .... um time que de salario deve bater facil a casa do bilhão mas que só coleciona fracassos ... o título do carioquinha só escondeu a fragilidade pq la no RJ nao tem time pra encarar basta ver a situação de todos eles no cenario nacional ... entao esta certo o Palmeiras em nao cometer loucuras pra montar um elenco ... na nossa base temos garotos quase prontos pra entrar no time