O Palmeiras enfrenta o Liverpool, no Uruguai, nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), com chance de garantir a classificação antecipada às oitavas da Conmebol Libertadores. É a oportunidade, também, de bater mais uma marca na era Abel. Desde a chegada da atual comissão técnica, em 2020, o Verdão enfrentará pela primeira vez um time uruguaio, e o Verdão só não venceu como visitante equipes do país.
O clube já teve uma partida no estádio Centenário, em Montevidéu, mas era a final da edição de 2021, vencida contra o Flamengo. São 23 jogos fora de casa em Libertadores na era Abel: 15 vitórias, seis empates e duas derrotas, com 48 gols marcados e 17 sofridos. Destes, Abel só não esteve no banco contra o Libertad, do Paraguai, por Covid, e contra o Deportivo Táchira, da Venezuela, suspenso.
Os resultados negativos foram contra o Athletico-PR, na semifinal de 2022, e contra o Bolívar, na fase de grupos de 2023. Desde então, o atual bicampeão brasileiro carrega uma invencibilidade de sete jogos como visitante na Libertadores: cinco vitórias e dois empates. Bicampeão da Libertadores, Abel Ferreira se mostra um especialista no torneio: é o técnico com mais jogos (44) e vitórias (29) pelo Palmeiras na competição.
Com sete pontos, o Palmeiras lidera o Grupo F e faz contas, caso consiga a inédita vitória contra um time uruguaio sob o comando de Abel Ferreira. Isto porque, se fizer sua parte e contar com um tropeço (empate ou derrota) do San Lorenzo, em casa, diante do Independiente del Valle, também às 19h (de Brasília), o Verdão avança com duas rodadas de antecedência.