Abel dá pistas de substituição de Endrick por meio de entrevistas.

17/5/2024 07:35

Abel dá pistas de substituição de Endrick por meio de entrevistas.

Abel dá pistas de substituição de Endrick por meio de entrevistas.

Há vida sem Endrick no Palmeiras ? Se depender do treinador Abel Ferreira, a resposta de como ficará o time sem o jogador está na vitória por 2 a 1 contra o Independiente del Valle , no Allianz Parque, pela 5º rodada da fase de grupos Libertadores . A principal dica foi a manutenção do esquema 4-2-3-1 adotado nas últimas partidas , com Endrick na função que normalmente é de Raphael Veiga: mais centralizado na trinca de meias formada por Lázaro e Estevão. O camisa 9 inclusive foi substituido pelo meia após sentir lesão na coxa no 2º tempo.

Mas o que muda sem Endrick nesse time ultraofensivo? A resposta está na dinâmica do Palmeiras quando tinha a posse de bola. Seja como ponta direita ou centroavante, Endrick tem por característica a agressividade: ele raramente atrasa bolas, busca o contato, o drible curto e a arrancada. Sem ele, o time fica menos ousado em direção ao gol.

Abel sinaliza que pensa em substituir essas características com dois pontas dribladores pelos lados: Lázaro e Estêvão. Ambos já são considerados titulares e possuem funções táticas importantes na tática ofensiva do Palmeiras. Nos momentos de construção ofensiva (quando o time sai tocando a bola), eles abrem o campo e buscam contato com o lateral adversário.

A ideia é abrir espaço para a chegada de Zé Rafael e do meia que jogará na posição de Endrick, como Veiga, Rômulo e principalmente Felipe Anderson. O papel de abrir os lados do campo não é algo fixo. Outra aposta de Abel para suprir a agressividade de Endrick é promover mais rotações no ataque. Movimentação e troca de posição, especialmente com Lázaro: ele demorou, mas finalmente engrenou no time invertendo de posições com Piqueréz e buscando o centro do campo a todo instante.

A novidade é que contra o Del Valle, Endrick participou menos e até jogou próximo dos volantes nos momentos que o argentino buscava o jogo de costas, como no exemplo abaixo. Com a manutenção do 4-2-3-1 e a dupla de volantes formada ora por Aníbal e Zé, ora por Rios e Zé, Abel Ferreira tem opções para montar o quarteto ofensivo sem Endrick e manter o dinamismo do time.


2607 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade