O início de temporada de Flaco López foi praticamente perfeito. O centroavante conquistou a condição de titular do Palmeiras e foi um dos grandes protagonistas do título do Campeonato Paulista, terminando o torneio como artilheiro, com dez gols. Mas desde que o Paulistão acabou, a fase do argentino não chega nem perto da expectativa criada para a sequência da temporada. Entre jogos da Conmebol Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, ele só fez um gol. E já faz tempo. A última vez que Flaco balançou a rede foi no dia 11 de abril, no duelo contra o Liverpool, do Uruguai, no Allianz Parque. De lá para cá, são oito partidas em branco – o seu maior jejum em 2024. O mau momento fez o centroavante perder a condição de titular nos últimos jogos.
Em duas ocasiões que saiu do banco de reservas, deu assistência, o que não foi o suficiente para ele resgatar o prestígio no time. No último jogo, contra o Independiente del Valle, pela Libertadores, Flaco López voltou ao time titular depois de três partidas. Ele atuou por 70 minutos e não teve grande destaque na vitória do time por 2 a 1. Com a pausa no calendário e a possibilidade de o elenco ter uma semana de treinos, o argentino pode voltar a ganhar uma chance para resgatar o caminho dos gols nesta quinta-feira, às 19h, diante do Botafogo-SP, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
Abel tem optado por iniciar as partidas com três atacantes, e neste momento os principais adversários de Flaco são Endrick e Rony, os mais utilizados como centroavante nas últimas partidas. Apesar da oscilação, o argentino tem seus melhores números com a camisa do Palmeiras em uma temporada. São 11 gols e quatro assistências. E por isso a diretoria decidiu renovar seu contrato até o final de 2027. O antigo vínculo era válido até junho de 2027. Para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil nesta quinta, o Verdão pode empatar que mesmo assim fica com a vaga. Uma derrota por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.