Gaciba esclarece polêmica técnica com VAR na expulsão em Botafogo x Palmeiras.

6/6/2024 16:46

Gaciba esclarece polêmica técnica com VAR na expulsão em Botafogo x Palmeiras.

Gaciba esclarece polêmica técnica com VAR na expulsão em Botafogo x Palmeiras.

O Brasileirão 2023 acabou há mais de seis meses, mas ele segue em evidência para John Textor. O dono da SAF do Botafogo continua indignado com o fato de seu time ter perdido o título e insiste que aconteceu uma manipulação da arbitragem em favor do Palmeiras. Nesta quarta-feira (5), ele publicou um vídeo em seu perfil no Instagram com uma análise sobre a atuação do VAR no lance que culminou com a expulsão do zagueiro Adryelson, na partida contra o Alviverde, jogada apontada como chave para a virada do time paulista e a consequente arrancada rumo ao título. Na análise, Textor questiona as imagens mostradas por Rafael Traci, que estava no comando do VAR, a Braulio da Silva Machado, que estava apitando o jogo. O norte-americano entende que Traci não mostrou as melhores imagens que mostram o que aconteceu.

Na ocasião o VAR sugere revisão do lance em que o defensor do Alvinegro comete falta em Breno Lopes, entendendo que o jogador botafoguense tenha impedido uma clara jogada de gol (DOGSO). Apesar dos argumentos de Textor, Leonardo Gaciba, ex-árbitro e presidente da Comissão de Arbitragem da CBF e atual comentarista da ESPN, considera que a decisão tomada pelos árbitros foi correta naquela ocasião: "Uma expulsão por motivos táticos. Uma situação clara e manifesta de gol", iniciou ele, que citou ainda uma questão chamada por ele de "4 Ds".

"A questão de defensores não é cogitada, não é contestada a presença de um outro defensor possível de tirar essa bola do atacante do Palmeiras. A questão da distância também em momento algum é cogitado. O que se fala é a respeito do domínio e direção. Direção é importante colocar, não é a direção do jogador, mas sim da jogada. Quando existe a disputa entre os dois atletas, a bola é jogada em direção à meta. Para mim é muito claro que depois que o jogador do Palmeiras toca a bola, ela vai em direção à meta. E a partir daí é realizada a falta. E a questão do domínio, essa posse, é posse ou futura posse, domínio ou futuro domínio. Se não fosse derrubado, o jogador teria domínio dessa bola? Me parece que ele já tinha vencido a disputa no momento em que é derrubado, a corrida dele passa a ser uma corrida frontal ao gol, onde ele é derrubado, ele teria condições de pegar essa bola e partir para o gol." Gaciba ainda explicou a dúvida das câmeras táticas, também citadas por Textor. "O que a gente considera são as câmeras de impedimento, 6 e 7, aquelas câmeras altas, que são colocadas na linha de impedimento, exatamente na linha da área, e a câmera 1, que é aquela central. O Brasil não utiliza a spider, que é a real câmera tática, que fica no centro do gramado, para cima e para baixo. A câmera tática é utilziada pelo árbitro, depois de analisar a jogada de maneira fechada, ele observa esses ângulos abertos para que possa analisar se havia ou não essa situação clara e manifesta de gol. Pelo que o Bráulio colocou, a dúvida dele era questão da direção.

E ele se convence que a jogada tinha direção da meta e por isso a aplicação do cartão vermelho." Por fim, o comentarista opinou sobre a decisão final da arbitragem liderada por Braulio da Silva Machado e msotrou concordar com ela: "Acho uma decisão difícil, não vamos falar em linha de interferência, que aqui no Brasil é mais baixa em relação ao resto do mundo, mas a decisão mais apropriada na minha opinião é a apresentação do cartão vermelho." Antes da advertência a Adryelson, que aconteceu aos 31 minutos do segundo tempo, o Botafogo vencia por 3 a 1. O Palmeiras conseguiu a virada por 4 a 3 pouco depois e saiu com os três pontos do Nilton Santos. Posteriormente, os comandados de Abel Ferreira levantaram a taça do Brasileirão.


1668 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Danilo Sousa     

E tome chororô. Nada vai mudar o resultado,e tome mais um título do verdão. Essa CPI do Bostafogo nada vai adiantar,visto que é um circo. Mas o TEXTOR que pegar atalho com o sucesso do verdão,mas nunca será grande como o Palmeiras.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade